Câmara do Recife aprova 25 Projetos da Prefeitura

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
O vereador e líder do Governo, Samuel Salazar (MDB), destacou o diálogo construtivo entre situação e oposição. Foto: Carlos Lima/CMR

A Câmara Municipal aprovou, em primeira e segunda discussão, um conjunto de 25 proposições da Prefeitura do Recife, nesta terça-feira (5/12). Os projetos, que agora aguardam a sanção do prefeito João Campos (PSB), abrangem melhorias significativas para a educação, habitação e direitos humanos, incluindo reservas de vagas em concursos e a flexibilização da base tributária, entre outros aspectos relevantes. O vereador e líder do Governo, Samuel Salazar (MDB), ressaltou o diálogo que marcou a tramitação das matérias na Casa de José Mariano.

“Aprovamos, de maneira tranquila, as 25 propostas do Executivo, que passaram por todas as comissões, sendo minuciosamente discutidas e aprimoradas por meio de emendas, melhorando ainda mais o seu teor. O diálogo construtivo entre situação e oposição se evidenciou durante a votação, consolidando o respaldo aos Projetos de Lei que buscam o avanço contínuo da nossa cidade.”, enfatizou o líder do Governo, João Campos (PSB).

Entre os projetos aprovados está o PLE n° 48/23, que reduz temporariamente a alíquota do Imposto Sobre Serviços De Qualquer Natureza (ISSQN), concedendo incentivo fiscal às empresas de hotelaria na forma em que dispõe. A alteração contempla a possibilidade de redução da alíquota do ISSQN para 2,05%, 3% ou 4%, conforme a escolha do estabelecimento. “Com essa iniciativa, a gestão municipal busca não apenas estimular o crescimento dos estabelecimentos hoteleiros, mas também promover a atração de visitantes, contribuindo para a dinamização da economia local. A redução do ISSQN representa um estímulo eficaz para o setor turístico, destacando o compromisso da cidade em criar um ambiente propício para o desenvolvimento econômico e a geração de empregos”, destacou Samuel Salazar.

Entre as matérias aprovadas estão: o Projeto de Lei n° 49/23 propõe alterações no zoneamento da cidade, introduzindo a Zona Especial de Interesse Social 2 (ZEIS 2). Essa medida visa promover o desenvolvimento urbano de forma inclusiva e sustentável. O Projeto de Lei n° 65/23 estabelece as normas e procedimentos para aplicação do instrumento urbanístico Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) no Recife; e PLE n° 68/23, que institui e disciplina, no âmbito da Rede Municipal do Recife, o Programa Recife no Mundo.

Já o Projeto de Lei n° 55/23, que altera a Lei número 15.563, de 27 de dezembro de 1991 e revoga como Leis nº 17.410, de 2 de janeiro de 2008 e a Lei nº 18.114, de 12 de janeiro de 2015; PLE n° 56/23, que institui alterações à Lei Municipal n° 18.207, de 30 de dezembro de 2015; PLE n° 57/23, que altera a Lei Municipal nº 18.869, de 09 de dezembro de 2021.

O Projeto de Lei n° 51/23 propõe atualizações na Lei Municipal nº 17.537, atualizando e aprimorando o Sistema Municipal de Táxi do Recife (SMTX/Recife) às demandas contemporâneas. Outro destaque é o Projeto de Lei n° 52/23, que visa modificar a Lei Municipal nº 18.207 para promover o desenvolvimento habitacional por meio de incentivos vinculados ao programa federal Minha Casa, Minha Vida.

Além do projeto de lei do Executivo de nº 47/2023 que como objetivo instituir, no Recife, o “Programa Geração de Oportunidades – Go Recife”, altera a Lei Municipal nº 18.785, de 15 de março de 2021 e dá outras providências. De acordo com o prefeito João Campos na justificativa, a proposta tem como objetivo instituir o programa GO Recife por “tal dinâmica já ter demonstrado o grande potencial de linkar pessoas a oportunidades, gerando milhares de oportunidades de emprego e qualificação, de forma gratuita”.

Leia também:
Comissão aprova 30 projetos do pacote enviado pelo Governo à Alepe
Álvaro Porto coloca Alepe à disposição para possíveis investimentos da Suíça em PE
Comissão da ALEPE aprova R$ 49,5 bilhões do estado para 2024
Dani Portela é aprovada como pré-candidata a prefeita do Recife
Prefeito de Veneza na Masterboi de Canhotinho
Prefeitura do Recife sorteia apartamentos do habitacional Sérgio Loreto

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Mais Notícias