João Campos mostra boa relação com a Câmara na volta do legislativo

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Nesta quinta-feira (1/2), durante a 4ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura, que marcou a retomada das atividades na Câmara de Vereadores do Recife, João Campos fez o seu pronunciamento. Foto: Rodolfo Loepert/ Câmara do Recife

O prefeito João Campos (PSB) vive um cenário bem diferente da governadora Raquel Lyra (PSDB) quando se compara a relação com os respectivos legislativos: Câmara Municipal do Recife e Assembleia Legislativa de Pernambuco. Se o prefeito tem uma boa relação, inclusive, diálogo com a oposição, a governadora tem problemas de relacionamento com os deputados estaduais.

Nesta quinta-feira (1/2), durante a 4ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura, que marcou a retomada das atividades na Câmara do Recife, João Campos fez o seu pronunciamento e, além de lembrar os programas e ações realizadas pela Prefeitura ao longo de 2023, firmou o seu compromisso com as necessidades da cidade e reforçou sua relação de respeito e comprometimento com a Câmara Municipal. Os destaques do último ano foram a geração de empregos; o recorde de investimento em um período de 12 meses; o grande volume de criação de vagas em creches; o desenvolvimento tecnológico voltado para a educação; a maior nomeação de professores e professoras municipais; a construção de novos espaços de lazer e a revitalização dos já existentes; as obras de defesa civil, entre outros.

“Respeito só se constrói com reciprocidade e a Prefeitura do Recife sabe que essa relação de confiança existe, porque a gente está aqui para estimular e plantar a paz política, a união em torno  de interesses legítimos. A Câmara nunca faltou com o Recife, mesmo nos momentos mais difíceis. Juntos, consolidamos políticas públicas inovadoras, criamos leis que ajudaram a gerar investimentos e a reduzir desigualdades, asseguramos novos direitos e assumimos o desafio de transformar realidades. A gente só constrói consenso pelo diálogo, pelo entendimento, com o poder executivo dando provas claras de que é possível construir pontes para abrir novos caminhos. Seja na situação, ou na oposição, na crítica ou na proposição, estamos sempre abertos a fazer bom debate pela cidade“, ressaltou João Campos.

De acordo com o prefeito, 2023 foi o ano de tirar diversos projetos do papel, de forma inovadora e ousada. Foto: Rodolfo Loepert/ Câmara do Recife

De acordo com o prefeito, 2023 foi o ano de tirar diversos projetos do papel, de forma inovadora e ousada. A Prefeitura do Recife alcançou o maior volume de investimentos públicos feitos no período de um ano e teve R$ 850 milhões empregados em diversas obras e equipamentos públicos municipais. Além de impactar positivamente a qualidade de vida da população, o investimento fomenta a geração de emprego e renda e a redução da desigualdade social. “Segundo o CAGED, a nossa cidade gerou, de janeiro a novembro do ano passado, 22.199 postos de trabalho com carteira assinada e, somando desde 2021, ultrapassamos o patamar de 78 mil, o equivalente a 40% de todas as oportunidades formais de trabalho de Pernambuco. Nós podemos enxergar avanço em diversas áreas da cidade, como na educação, por exemplo. Desde 2021, a cidade implantou cerca de 6.200 vagas de creche. Em quatro anos, nós vamos fazer o que a cidade fez em 40, dobrando o número de vagas já no primeiro semestre de 2024, alcançando a marca de mais de 13 mil novas oportunidades para as mães trabalharem e para mais crianças aprenderem”, garantiu ele.

Como também foi ressaltado, uma grande prioridade no último ano foi a da segurança aos que estão mais vulneráveis às intempéries climáticas, aqueles que sofrem constantemente com o impacto das chuvas e foram mais impactados durante o inverno de 2022. “Alcançamos a marca de mais de duas entregas, por dia, só em áreas de morro. A Ação Inverno está nas ruas o ano todo, trazendo proteção para mais de 10 mil famílias. Com o Promorar, estamos ouvindo a população para reurbanizar 40 comunidades do Recife. Batemos novos recordes do programa Parceria, com mais de 1.200 obras só no ano passado e vamos avançar com ao menos uma obra de encosta em cada comunidade do Recife”, disse o prefeito.

Presidência

Romerinho Jatobá (PSB), presidente da Casa, tem boas expectativas para 2024. “Nós fizemos discussões importantes aqui neste plenário e tenho certeza de que o trabalho de cada um e de cada uma das senhoras e dos senhores contribuiu muito para a mudança da qualidade de vida dos recifenses. Espero que 2024 seja um ano de muito trabalho. [É] um ano desafiador, pois nós temos uma eleição pela frente. Isso afeta a rotina de cada um de nós, mas que nós possamos conseguir conciliar as eleições, o trabalho que cada um precisar exercer fora da Casa, com o trabalho enquanto vereadores eleitos, com a representatividade e grande responsabilidade que temos”, ressaltou.

Líder do Governo

O líder do governo destacou, vereador Samuel Salazar afirmou: “Em três anos e um mês à frente da prefeitura do Recife, João enfrentou diversos desafios. Não preciso aqui relembrar o período pandêmico que enfrentamos, mas, com determinação, o prefeito tem superado as adversidades e vem construindo um Recife melhor”, ressaltando a resiliência da gestão.

Oposição

O líder da oposição, vereador Alcides Cardoso (PSDB), não compareceu.

Leia também:
Alepe cobra diálogo a Raquel Lyra. Álvaro Porto choca com áudio vazado contra governadora
Prefeito e vice-prefeito de Vicência se filiam ao PSDB
Humberto vai ao sertão para fortalecer PT em PE
Fátima Bezerra torna-se a primeira mulher presidente do Consórcio Nordeste
Raquel Lyra e ministro assinam ordem de serviço para concluir a Barragem Panelas II
Raquel Lyra X Alepe: divergência sobre LDO chega ao STF
Alepe e Câmara do Recife terão retorno apenas formal na próxima quinta-feira
Congresso volta do recesso em fevereiro com 20 medidas provisórias
João Campos X Raquel Lyra: quem vai melhor nas redes sociais?
Nacionalização das eleições municipais mostra que polarização política não acabou

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Mais Notícias