Fátima Bezerra torna-se a primeira mulher presidente do Consórcio Nordeste

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), se tornou a primeira mulher a assumir a presidência do Consórcio Nordeste. Foto: Carmem Felix / Sandro Menezes

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), se tornou a primeira mulher a assumir a presidência do Consórcio Nordeste, nesta quarta-feira (31/1), durante assembleia realizada com governadores dos estados da região ou seus representantes , em Natal. A petista fica no lugar no governador da Paraíba, João Azevedo (PSB), num mandato que tem duração de um ano. O encontro contou com a participação do ministro de Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, que já foi presidente do consórcio.

“Assumo hoje a presidência do Consórcio Nordeste com imensa alegria e honra. Ser a primeira mulher a liderar esta entidade é motivo de orgulho, mas também de responsabilidade. Por isso, reafirmo o compromisso de dar continuidade ao legado construído por meus antecessores. Seguirei com a determinação de fortalecer nossa região, promover a justiça social, avançar na implementação de políticas públicas conjuntas e contribuir para o nosso desenvolvimento sustentável. Que juntos e juntas possamos construir um Nordeste cada vez mais forte e justo”, disse Fátima, que foi eleita para o cargo, em dezembro, na última Assembleia de 2023, que aconteceu em Recife.

Fátima Bezerra destacou o papel que o Consórcio vai desempenhar junto ao Governo Federal diante dos investimentos do Novo PAC. Foto: Carmem Felix / Sandro Menezes

Durante o Ato, a presidenta do Consórcio Nordeste reforçou sobre os objetivos e a importância da união dos Estados da autarquia. “O Consórcio Nordeste se consolidou como uma ferramenta competente de gestão e, ao mesmo tempo, como um belo exemplo de governança. O bonito do Consórcio Nordeste é nós, gestores e gestoras, sem perder de vista as especificidades que cada Estado tem, mas aquele olhar em conjunto, de pensar exatamente a região como um todo e buscar as soluções comuns para os problemas”, afirmou.

A petista destacou o papel que o Consórcio vai desempenhar junto ao Governo Federal diante dos investimentos do Novo PAC. “O PAC destinou para todo o Brasil cerca de R$ 1,7 trilhão, dos quais mais de 40% estão destinados ao Nordeste. Esse comitê, estou propondo em parceria com o governo federal, para que a gente possa efetivamente ter essas obras realizadas no tempo previsto e entregues à população”, afirmou.

Entre os demais eixos prioritários estão a vacinação da população e o combate à dengue, assim como a instalação de um comitê do monitoramento e enfrentamento às emergências climáticas.

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), celebrou a representatividade feminina com a governadora Fátima Bezerra (PT) na nova direção do consórcio. Foto: Hesíodo Góes/Secom

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), celebrou a representatividade feminina na nova direção do consórcio. “Nos reunimos para prestigiar e dar posse na presidência do Consórcio Nordeste à querida Fátima Bezerra, que tem uma longa história de militância e resistência em favor do Nordeste brasileiro. Não tenho dúvida de que com ela como primeira mulher presidenta do grupo nós conseguiremos avançar em pautas importantes. Estamos falando sobre mulheres ocupando espaços de poder e da representatividade expressada aqui pela liderança de Fátima. Ainda agradeço e parabenizo o trabalho feito pelo governador João Azevedo”, destacou a gestora.

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, que já governou o Piauí, chamou atenção para a atuação do grupo. Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil.

O ministro da Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, chamou atenção para a atuação do grupo. “O Nordeste é a região que mais gera empregos, que se desenvolve e cresce. Temos muitos motivos para nos orgulhar desta região. E o consórcio é um instrumento fundamental para garantir a cooperação entre os estados, para trazer política de equilíbrio e manter o compromisso com assuntos que são essenciais, como saúde, educação e segurança”, pontuou.

A vice-governadora Priscila Krause (Cidadania), que representou o Estado em outro momento do evento, assim como já fez em outras assembleias do grupo. Foto: Hesíodo Góes/ Secom

Após a cerimônia de posse, os governadores se reuniram na Assembleia Geral do Consórcio. “Foram discutidos temas estratégicos para Pernambuco, como energias renováveis. Ainda tivemos a participação dos nossos secretários nas câmaras temáticas sobre educação e segurança pública. É com essa integração que iremos fazer o Nordeste avançar”, explicou a vice-governadora Priscila Krause (Cidadania), que representou o Estado nesta fase do evento.

Leia também:
Raquel Lyra e ministro assinam ordem de serviço para concluir a Barragem Panelas II
Raquel Lyra X Alepe: divergência sobre LDO chega ao STF
Alepe e Câmara do Recife terão retorno apenas formal na próxima quinta-feira
Congresso volta do recesso em fevereiro com 20 medidas provisórias
João Campos X Raquel Lyra: quem vai melhor nas redes sociais?
Nacionalização das eleições municipais mostra que polarização política não acabou
Humberto faz giro pelo Agreste e prepara filiações ao partido
Em fevereiro, Lula visita Egito, Etiópia e Guiana

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Mais Notícias

trabalho

Trabalho: de volta ao presencial

Publicada no Diário Oficial da União de hoje (6) instrução normativa do Ministério da Economia que estabelece o retorno de servidores e empregados públicos ao trabalho presencial.

Leia mais »