Recife: confira o que abre e fecha no feriado da Proclamação da República

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
A Ciclofaixa de Turismo e Lazer, que funcionará das 7h às 16h. Foto: Andrea Rego Barros/PCR
A Ciclofaixa de Turismo e Lazer, que funcionará das 7h às 16h. Foto: Andrea Rego Barros/PCR

Com o feriado nacional da Proclamação da República, alguns serviços municipais não serão ofertados nesta quarta-feira (15), a exemplo daqueles que são disponibilizados no edifício-sede. No entanto, não faltam opções para quem deseja aproveitar o dia, gratuitamente, com a família ou com os amigos. Uma das opções é a Ciclofaixa de Turismo e Lazer, que funcionará das 7h às 16h. Outra pedida, ao ar livre, é o programa Olha! Recife, que vai realizar um passeio a pé, saindo da Praça do Arsenal. Também no bairro do Recife um cortejo com nações de maracatu pernambucanas vai desfilar, saindo da Rua da Moeda com destino ao Marco Zero. O Jardim Botânico do Recife também estará de portas abertas, das 9h às 15h, e não é preciso pagar nada para mergulhar em todo o seu verde. E o Praia sem Barreiras, ação que oferta banho de mar assistido às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, vai ser realizado das 8h às 13h na Praia de Boa Viagem, perto do Posto 7. Confira o abre e fecha dos serviços:

EDIFÍCIO-SEDE


O edifício-sede da Prefeitura do Recife estará fechado neste feriado. As atividades do prédio e o atendimento ao público serão retomados normalmente na quinta-feira (16).

SAÚDE

Neste feriado (15), as vacinas contra Covid-19 e Influenza, bem como todos os imunizantes de rotina para crianças e adolescentes menores de 15 anos para atualização do cartão de vacinação, continuarão sendo disponibilizadas nos centros montados em quatro shoppings da capital. São eles: Recife, em Boa Viagem; RioMar, no Pina; Tacaruna, em Santo Amaro; e Boa Vista, na área central da cidade, das 12h às 19h e Boa Vista das 11h às 19h. O serviço também estará disponível no Centro Médico Senador José Ermírio de Moraes, em Casa Forte, das 8h às 18h. Toda vacinação nestes locais poderá ser realizada por demanda espontânea.

Já os centros de testagem para Covid-19 estarão funcionando na Unidade Básica Tradicional (UBT) José Dustan, na Iputinga; e no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, das 8h às 17h. Os atendimentos podem ser realizados por demanda espontânea ou também por agendamento via Conecta Recife.

O Hospital da Mulher do Recife Dra. Mercês Pontes Cunha (HMR), no Curado, estará com seus serviços ambulatoriais suspensos durante o feriado prolongado, mas continuará realizando partos de risco habitual e de alto risco, além de emergências ginecológicas e obstétricas. O Centro de Atenção à Pessoa Vítima de Violência Sony Santos, localizado em um anexo do HMR, também estará realizando atendimento multiprofissional voltado para as vítimas de agressões.

Os serviços de urgência, emergência e internação permanecem 24 horas nas policlínicas Agamenon Magalhães, em Afogados, e Amaury Coutinho, na Campina do Barreto; e nas policlínicas e maternidades Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Arnaldo Marques (Ibura), assim como nos hospitais pediátricos Maria Cravo Gama, em Afogados, e Helena Moura, na Tamarineira, porém com fechamento dos ambulatórios.

Para a vacinação antirrábica e antitetânica, a Policlínica Lessa de Andrade, na Madalena, funcionará das 7h às 17h. O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife (CVA) terá plantão para atendimento a chamados, por meio dos telefones 3355-7705 ou 3355-7712.

CULTURA

No feriado da Proclamação da República, o frevo e o maracatu estão proclamados as mais republicanas programações da agenda cultural do Recife, neste novembro de consciência negra. A partir das 16h, o bairro do Recife recebe um cortejo, promovido pela Amanpe e pela Prefeitura do Recife, que desfilará as coloridas e ancestrais tradições de 25 nações de maracatu pernambucanas, saindo da Rua da Moeda, com destino ao Marco Zero.

Ali perto, o Paço do Frevo, museu de salvaguarda do ritmo declarado patrimônio cultural da humanidade, localizado na Praça do Arsenal, abrirá normalmente, das 10h às 17h, convidando a uma colorida imersão nos acordes da tradição que inaugurou as culturas recifense e brasileira.

Os demais espaços culturais mantidos pelo poder público municipal, entre museus e teatros, estarão fechados nesta quarta e voltam a funcionar normalmente a partir do dia 16.

TURISMO E LAZER

A Ciclofaixa de Turismo e Lazer estará montada nesta quarta-feira (15), por conta do feriado da Proclamação da República. O percurso, que já integra a agenda do cidadão recifense, está sempre disponível aos domingos e feriados nacionais, das 7h às 16h, passando por inúmeros atrativos da cidade. Também é opção de lazer durante o feriado o Olha! Recife, que conta com um passeio a pé, a partir das 14h, saindo da Praça do Arsenal. A programação completa está disponível no site www.olharecife.com.br.

ASSISTÊNCIA SOCIAL E DIREITOS HUMANOS

Nesta quarta-feira (15), não funcionarão os atendimentos realizados nos CRAS e CREAS, na Central de Cadastro Único e nos Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centro POP). Também não funcionarão o Centro de Referência em Cidadania LGBTI+ e o Centro de Referência em Direitos Humanos Margarida Alves.

As exceções são o Centro Popinho, Abrigo Noturno Irmã Dulce, as casas de acolhimento institucional e as equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social de Rua (Seas), que estarão de plantão. O Restaurante Popular Josué de Castro, no bairro de São José, e o Naíde Teodósio, em Santo Amaro, permanecem com a oferta de refeições gratuitas para a população em situação de vulnerabilidade e insegurança alimentar.

O Projeto Praia sem Barreiras acontece no feriado desta quarta-feira (15), além da sexta, sábado e domingo, das 8h às 13h, na Praia de Boa Viagem, na altura da Rua Bruno Veloso, próximo ao Posto 7. A ação consiste no banho de mar assistido às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida com o uso de cadeiras de rodas anfíbias e esteiras removíveis para garantir o acesso à faixa de areia e ao mar. Não precisa de agendamento prévio para ser atendido, basta comparecer ao local.

TRÂNSITO

Os serviços oferecidos na sede da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) de atendimento às pessoas idosas, gestantes e com deficiência, aos taxistas e aos usuários que desejam recorrer das multas serão suspensos na quarta-feira (15). Já os serviços de monitoramento de tráfego e de fiscalização prestados pelos agentes de trânsito funcionarão normalmente durante o feriado, assim como o teleatendimento 24h, no qual o cidadão pode acionar a CTTU gratuitamente através do 0800.081.1078. A sede da Autarquia fica na Avenida Cruz Cabugá, nº 304, no bairro de Santo Amaro, e o atendimento presencial à população volta a funcionar normalmente na quinta-feira (16), das 8h até as 13h, por meio de agendamento prévio no site cttu.recife.pe.gov.br.

MULHER

Os equipamentos da Secretaria da Mulher do Recife e o Centro Municipal Júlia Santiago, no Pina, estarão fechados neste feriado, voltando às atividades normais na quinta-feira. A exceção é o Centro de Referência Clarice Lispector, localizado na rua Dr. Silva Ferreira, 122, em Santo Amaro, que funciona de domingo a domingo, 24h por dia e o Serviço Especializado Regionalizado Clarice Lispector, localizado na Avenida Recife, 3585, no bairro do IPSEP, que funciona das 7h às 19h, de segunda a domingo.

PROCON RECIFE

No feriado da Proclamação da República não haverá expediente na sede do Procon Recife, localizada na Rua do Imperador, 491, bairro de Santo Antônio. Os postos de atendimento do órgão, localizados nos Compaz (Ariano Suassuna,no Cordeiro; Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha; Dom Helder, no Coque) também estarão fechados. O atendimento presencial volta a ser realizado na quinta-feira, das 8h às 13h.

O consumidor pode registrar sua reclamação ou denúncia pelo Whatsapp (81) 3355-3286, site procon.recife.pe.gov.br ou ainda pelo e-mail [email protected].

COMPAZ

A Rede Compaz e a Rede de Bibliotecas pela Paz estarão fechadas nesta quarta-feira.

MERCADOS E FEIRAS

Os mercados e feiras funcionarão das 6h às 13h nessa quarta-feira. Na quinta-feira, os equipamentos voltam a operar em horário normal, das 6h às 18h.

ESPORTES

As 27 unidades da Academia Recife estarão fechadas nesta quarta-feira. O Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão) também suspende as atividades neste dia, por conta do feriado. A partir da quinta a programação volta ao normal.

HOSPITAL VETERINÁRIO DO RECIFE

Nesta quarta-feira, por conta do feriado, o Hospital Veterinário do Recife funcionará em horário diferenciado, das 7h às 13h, apenas para emergências.

MEIO AMBIENTE

O Jardim Botânico do Recife (JBR), na Zona Oeste da cidade, estará de portas abertas nesta quarta-feira, feriado da Proclamação da República, porém não vai oferecer visitas guiadas e nem monitoria. O espaço funciona de 09h às 15h, com entrada gratuita. Já o Econúcleo do Parque da Jaqueira, na Zona Norte, estará fechado. O local retoma suas atividades a partir da quinta-feira até domingo, das 09h às 16h.

AGÊNCIAS DE EMPREGO, ESCOLAS PROFISSIONALIZANTES E SALA DO EMPREENDEDORISMO

Em razão do feriado da Proclamação da República, as Agências de Emprego, Escolas Profissionalizantes e Salas do Empreendedorismo do Recife não terão atendimento ao público nessa quarta-feira. Os serviços retornam na quinta-feira na Agência de Emprego de Casa Amarela, entre as 8h e 16h, com atendimento da Sala do Empreendedorismo também disponível.

As aulas nas Escolas Profissionalizantes, por sua vez, também retornam na quinta-feira, nos horários normais dos cursos. Já os serviços da Agência e da Sala presentes nos Compaz Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha), Dom Helder Câmara (Coque), Ariano Suassuna (Cordeiro) retornam suas atividades no mesmo dia, mas das 8h às 16h, conforme funcionamento do equipamento.

Os agendamentos podem ser feitos normalmente pelo site (www.agenciadeemprego.recife.pe.gov.br).

PROCURADORIA DA FAZENDA MUNICIPAL

O Setor de Atendimento da Procuradoria da Fazenda Municipal, localizado no Empresarial Riomar Trade Center, no Pina, não abre na próxima quarta-feira (15). O atendimento presencial na unidade volta a ser realizado na próxima quinta-feira (16).

Comércio do Recife abrirá todo dia até o final do ano

Com a chegada do movimento do final do ano, o comércio do Centro do Recife passará a abrir todos os dias, de domingo a domingo, inclusive em feriados. O novo funcionamento das lojas começa na próxima quarta-feira (15/11) e vai até o próximo dia 24 de dezembro. A iniciativa faz parte de uma campanha da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Recife) para incentivar as vendas de final de ano no varejo. Com isso, a expectativa é que as vendas no varejo da capital pernambucana cresçam entre 10% e 15%, em relação ao mesmo intervalo do ano passado.

“É um dia a mais para os consumidores fazerem suas compras de final de ano, sejam empresas, empreendedores que buscam itens prontos e insumos para transformar em produtos, além do público em geral”, adiantou o presidente da CDL Recife, Fred Leal. Entre os segmentos de maior movimento estão artigos para decoração, embalagens, festas, calçados, vestuário, cosméticos, joalheria e eletroeletrônicos. Segundo o representante do varejo recifense, a decisão foi acordada novamente com o sindicato da categoria.

A campanha envolverá faixas nas principais ruas do Centro e também informativos que seguirão aos lojistas sobre a ação. Fred Leal disse também que ficará a critério de cada lojista definir as estratégias de vendas e ações promocionais, no período.

Feriados

Pelo menos dois feriados integram o calendário: o da próxima quarta-feira (15/11), quando é comemorada a Proclamação da República, e o dia 8 de dezembro, Dia de Nossa Senhora da Conceição. Nesses dois dias, o comércio do Centro abrirá as portas e poderá haver lojas que decidirão ampliar o horário de funcionamento. Lojas e shoppings – que normalmente já abrem de domingo de domingo – operarão com horário especial. 

#Confira abaixo o funcionamento do comércio de rua do Recife e dos shoppings da Região Metropolitana para o feriado de 15 de Novembro:

#Shoppings

*Recife

Shopping Recife – das 12h às 21h

RioMar Recife – das 12h às 21h 

Shopping Boa Vista – das 11h às 19h. 

Shopping Tacaruna –  12h às 21h 

Plaza Shopping – das 12h às 21h. 

*Olinda

Shopping Patteo Olinda – das 12h às 21h. 

*Paulista

Paulista North Way Shopping – das 12h às 21h 

*Camaragibe

Camará Shopping – das 12h às 21h 

*Jaboatão

Shopping Guararapes – das 9h às 22h 

*Cabo de Santo Agostinho

Shopping Costa Dourada –  das 9h às 22h 

*Igarassu

Shopping Igarassu – das 12h às 20h. 

*Moreno

Recife Outlet – das 9h às 21h 

Bancos fecham nesta quarta-feira e reabrem na quinta

As agências bancárias não farão atendimento ao público no feriado nacional do Dia da Proclamação da República (15). Foto: Arquivo/Agência Brasil
As agências bancárias não farão atendimento ao público no feriado nacional do Dia da Proclamação da República (15). Foto: Arquivo/Agência Brasil

As agências bancárias não farão atendimento ao público no feriado nacional do Dia da Proclamação da República (15). No Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, as agências também não abrem nos estados e municípios onde a data é feriado.

Nos dias 16 (quinta-feira), 17 (sexta-feira) e 21 de novembro (terça-feira), os bancos abrem normalmente nas localidades que não tiverem feriados municipais.

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os serviços de autoatendimento ficarão disponíveis para os clientes, bem como os canais digitais e remotos dos bancos (internet e mobile banking). As contas de consumo como água, energia elétrica e telefone, e os carnês com vencimento no dia 15 ou 20 poderão ser pagos, sem acréscimo, no primeiro dia útil depois do feriado.

O Dia da Consciência Negra não é um feriado nacional, mas seis estados têm feriado na data por lei estadual: Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo, além de cerca de 1.260 municípios, entre eles as capitais Cuiabá (MT) e Goiânia (GO). A data lembra a morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares, em 1695.

*Com informações da Agência Brasil

Leia também:
Alepe elege Mesa Diretora para biênio 2025-26
“Vai ter eleição”, diz Álvaro Porto, presidente da Alepe
Armando Monteiro se filia ao Podemos de olho eleições de 2026 e pauta industrial
Aeroporto de Petrolina receberá investimentos de R$ 56 milhões
Silvio Costa Filho visita Petrolina para lançamento de obras do aeroporto
Dueire e Luciana visitam centro de pesquisas em Campinas
Lula e Humberto debatem crescimento do PT em 2024
João Campos reúne bancada federal e solicita emendas, em Brasília
Governo Federal autoriza duplicação da BR-423 em Pernambuco

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Mais Notícias