Humberto leva discussão sobre o metrô do Recife ao Senado

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado Federal realiza, nesta quarta-feira (31), às 10h30, audiência pública para debater os problemas técnicos e operacionais do Metrô do Recife, que atende cerca de 400 mil pessoas por dia. O encontro ocorrerá na sede da Casa, em Brasília, e será transmitido ao vivo pelas redes sociais do […]
O senador Humberto Costa (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado Federal realiza, nesta quarta-feira (31), às 10h30, audiência pública para debater os problemas técnicos e operacionais do Metrô do Recife, que atende cerca de 400 mil pessoas por dia. O encontro ocorrerá na sede da Casa, em Brasília, e será transmitido ao vivo pelas redes sociais do senador.

A audiência vai reunir representantes dos trabalhadores do metrô, entidades ligadas à pauta da mobilidade urbana e integrantes do Governo Federal. A ideia é buscar soluções para o sistema que, nos últimos anos, sofreu um grave processo de sucateamento, gerando transtornos frequentes para os usuários.

- Publicidade -

“Essa é uma demanda da população não só do Recife, mas de todo o Brasil. A gente tem debatido muito a importância, inclusive, de investir na melhoria do transporte público, como forma de melhorar o trânsito e garantir cidades mais sustentáveis Temos que aproveitar o momento, em que há um governo preocupado justamente com esses temas, para frear o sucateamento do serviço público, responsável pelo atendimento de milhões de pessoas todos os dias e tem um potencial de contribuir com a melhora da qualidade de vida da população”, afirmou.

O encontro terá a presença do presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (CREA), Adriano Lucena, do presidente do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro), Luiz Soares, do gerente operacional de recursos humanos da CBTU/Recife, José Inocêncio Andrade, e do chefe do departamento de estruturação e projetos do BNDES, Arian Bechara Ferreira.

Alepe promove campanha ‘Maio Amarelo’ de conscientização para crianças e servidores

Durante o evento haverá palestras, distribuição de brindes educativos, simulador de embriaguez e um caminhão de serviços

- Publicidade -

Estudantes de escolas públicas do Estado terão uma vivência diferenciada sobre a importância da segurança no trânsito como parte da campanha do “Maio Amarelo na Alepe”. A Assembleia Legislativa de Pernambuco, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Detran-PE, promove nesta terça-feira (30) uma ampla programação de conscientização, lições de cidadania, trabalhos lúdicos e palestras voltadas para estudantes e servidores da Casa.

Atende Gestante: Prefeitura do Recife lança ferramenta digital para dar suporte obstétrico a mulheres grávidas e puérperas

A Prefeitura do Recife lança, nesta terça-feira (30), o serviço digital Atende Gestante, que promove teleassistência obstétrica para as mulheres grávidas e puérperas da capital pernambucana. A ferramenta tem como objetivo principal ampliar o acesso à saúde dessas recifenses e facilitar o esclarecimento de dúvidas a respeito do ciclo gravídico-puerperal, além de apoiar os profissionais de saúde na tomada de decisões clínicas e outros processos relacionados, com o uso de recursos de telessaúde. O serviço vai funcionar de domingo a domingo e, para ser atendida, basta entrar em contato com o ConectaZap (81 – 9.9117-1407), acessar o site https://conecta.recife.pe.gov.br/ ou aplicativo do Conecta Recife. Esse é mais um serviço oferecido dentro do programa Recife Cuida, que está investindo R$ 400 milhões na rede municipal de saúde.

“A partir de hoje, passamos a contar com a ferramenta de telessaúde para as 18 mil gestantes que temos por ano no Recife, em média. Vamos garantir que todas elas possam fazer parte do atendimento e ter acesso à linha de cuidado integral da saúde da gestante, através do Conecta Recife. Sabemos que isso é muito importante porque, hoje em dia, dúvidas, insegurança, sintoma de emergência, qualquer tipo de necessidade, são tratados apenas presencialmente e isso traz um transtorno. A gente testou de forma experimental e aproximadamente 70% das demandas foram resolvidas de forma remota, o que é muito importante, porque além da qualidade do serviço, garantimos também que a nossa rede de saúde não será sobrecarregada com serviços que poderiam ser resolvidos antes de serem encaminhados ao atendimento presencial”, ressaltou o Prefeito João Campos.

Foto: Hélia Scheppa / PCR

Dani Portela realiza fiscalização no Arquivo Público de Pernambuco

Foto: Divulgação/ASCOM


Equipamento foi visitado nesta terça-feira (30) e encontra-se em situação precária, com documentos expostos à ação do tempo e número insuficiente de funcionários

A deputada estadual Dani Portela (PSOL) realizou uma visita de fiscalização à sede do Arquivo Público de Pernambuco na manhã desta terça-feira (30). A ação partiu de uma solicitação do Comitê Memória, Verdade e Justiça para a Democracia de Pernambuco e de denúncias de usuários à Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular da Alepe, sobre a precarização do equipamento. O espaço tem como função primordial garantir a preservação da memória do estado e dos documentos do Poder Executivo estadual. A fiscalização também contou com a presença da vereadora Liana Cirne (PT), de representantes do mandato da deputada Rosa Amorim (PT) e da Comissão de Direitos Humanos da OAB-PE, além da vereadora Liana Cirne (PT).

Durante a atividade, foram constatados inúmeros problemas estruturais no equipamento localizado na Rua Imperial (Centro do Recife). Foi possível observar que as condições atuais do espaço não garantem a preservação do acervo histórico. Além disso, há a insuficiência de profissionais, e aqueles que estão trabalhando no local, o fazem em condições insalubres. “Do jeito que esse prédio se encontra, ele oferece riscos à integridade física e à saúde das servidoras e dos servidores. Esse espaço está em completo abandono, sem condições de funcionar adequadamente”, explica a deputada. De acordo com a advogada Elizabeth Pedrosa, da Comissão de Direitos Humanos da OAB, será elaborado um relatório completo da situação encontrada, para ser encaminhado às autoridades competentes. “O prédio se encontra em uma situação degradante, com problemas estruturais graves, que podem colocar em risco todos o acervo histórico de informações do nosso estado. É triste constatar o descaso e o abandono da nossa memória, especialmente com relação ao período da Ditadura Militar, já que todos os documentos se encontram nesse local, em perigo iminente”, afirmou.

A maioria dos problemas encontrados no Arquivo Público já são antigos, mas estão sendo agravados com o fato de que, até o momento, o equipamento segue sem diretor. Esse cargo que se encontra vago desde o exoneraço promovido pela governadora Raquel Lyra no dia 03 de janeiro e que foi alvo de denúncia pela mandata da deputada Dani Portela. A representante do Comitê Memória, Verdade e Justiça, Amparo Araújo, ressaltou a precariedade da estrutura física do prédio e destacou também a ausência de funcionários para cuidar do acervo. “Essa situação é de um completo descaso, não só com o acervo do DOPS, mas com toda a memória e identidade do povo pernambucano. Os documentos estão expostos às águas das chuvas, com risco de incêndio, acondicionados em um local que tem telha faltando. Toda a história de Pernambuco está aqui correndo riscos diariamente. Nunca vi nenhum lugar tratar a sua memória desse jeito”, disse Araújo.

A Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular da Alepe vai realizar uma audiência pública no dia 20 de junho para debater a situação do Arquivo Público e cobrar do governo estadual uma solução para o problema de manutenção. “O Arquivo Público precisa de uma política de estado, que garanta que nossa história não seja apagada”, finalizou Dani Portela.

Serra Talhada atinge meta da Busca Ativa Escolar

Prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado. Foto: Divulgação

O município de Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, foi uma das cidades pernambucanas a atingir a meta da Busca Ativa Escolar (BAT), ferramenta desenvolvida pelo UNICEF, que visa apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. A divulgação foi feita pela Associação de Defesa da Educação, Saúde e Assistência Social (Asserte), que em Pernambuco é parceira da iniciativa.

O município atingiu a meta para a primeira medição do BAE em 2023. A estratégia é composta por uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica disponibilizadas gratuitamente para estados e municípios. Por meio da Busca Ativa Escolar, os municípios têm dados concretos que possibilitam o planejamento, desenvolvimento e implementação de políticas públicas que contribuem para a garantia de direitos de meninas e meninos.

Leia também:
Dani Portela protocola emenda para garantir distribuição de absorventes a pessoas trans e intersexo
Governo de Pernambuco e Prefeitura do Recife disputam Centro da Pessoa Idosa
Crise? Lula, o Congresso, as ministras e o mercado
Fórum dos Governadores defende Reforma Tributária, mas chefes do executivo pedem mais debate
Força da Alepe e João Campos elegem Rodrigo Novaes para TCE e expõe derrota de Raquel Lyra
Paulo Câmara concorda com projeto para Transnordestina e diz que BNB pode investir na ferrovia

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -