Raquel lança licitação para construção de 51 creches, que beneficiarão 42 municípios

O investimento para a construção das creches será de R$ 282 milhões. Governadora promete outras etapas mais adiante
Ao assinar licitação das creches, Raquel destacou o poder de transformar a educação Foto: Hesíodo Goes/Secom

Durante a campanha eleitoral de 2022, a então candidata Raquel Lyra tinha como bandeira a construção de creches para atender as crianças e ajudar as mães, nos moldes do que ocorreu na sua gestão como prefeita de Caruaru. Nesta quinta-feira (16), a hoje governadora Raquel Lyra reuniu prefeitos, secretários e deputados para a cerimônia de anúncio da licitação do primeiro bloco dos 51 Centros de Educação Infantil (CEIs), que beneficiarão 42 municípios.

Ao custo de R$ 282 milhões, divididas em nove lotes, as obras têm prazo previsto para a conclusão de 12 meses. As unidades integram o Programa Juntos pela Educação e vai contemplar crianças de 0 a 5 anos por meio de convênios entre o Governo do Estado e os municípios.  

- Publicidade -

Sem esconder a satisfação por estar iniciando o programa de creches, a governadora fez questão de citar nominalmente os 16 deputados estaduais e 2 federais presentes, todos os prefeitos presentes. Até brincou que seriam anunciados apenas 50 creches nesta quinta, mas que há 15 dias, o prefeito de São Joaquim do Monte, Duguinha Lins (PSDB), fez questão de levar um equipamento para a sua cidade. E ela, então, refez a programação.

De acordo com a governadora Raquel Lyra, o Governo de Pernambuco vai pagar o primeiro ano de funcionamento dos Centros Educacionais.

“Nosso compromisso é transformar a educação de Pernambuco, e assim estamos cumprindo. Dessa forma, garantimos às crianças do nosso Estado o direito de aprender desde cedo em uma escola de altíssima qualidade, onde terá alimentação saudável e estímulo através de um projeto pedagógico que está sendo desenvolvido pelo nosso time. Além disso, às mães de Pernambuco, a quem temos uma dedicação integral no nosso governo, damos o direito de poder buscar uma renda extra”, destacou Raquel Lyra.

- Publicidade -
Raquel: “Garantiremos às crianças o direito de aprender numa escola de alta qualidade Foto: Hesíodo Góes/Secom

Emocionada, a secretária de Educação e Esportes de Pernambuco, Ivaneide Dantas, destacou a importância do programa que estava sendo lançado. “Nosso compromisso, até o fim do ano, é oferecer 60 mil vagas para as nossas crianças. Esse é um momento histórico na educação de Pernambuco”, enfatizou Ivaneide Dantas.

Os novos Centros de Educação Infantil serão equipados com materiais e equipamentos permanentes, seguindo padrões de qualidade estabelecidos pelo Governo Federal. Eles serão construídos em terrenos de domínio dos municípios ou do Estado cujas dimensões mínimas sejam de 60m x 40m.

Ex-ministro e deputado federal Mendonça Filho ressaltou que a sociedade só evolui a partir da educação. “O caminho da transformação verdadeira passa pela educação. Esse compromisso do Governo do Estado vai ao encontro da nossa necessidade. Pernambuco sempre foi referência em vários campos econômicos, e na educação não poderia ser diferente”, comemorou o parlamentar.

Caruaru receberá quatro creches

Sucessor de Raquel Lyra no comando de Caruaru, o prefeito Rodrigo Pinheiro representou os gestores na solenidade. O município do Agreste pernambucano será contemplado com o maior número de creches. Serão quatro, entre os 51.

“Parabenizo toda equipe do Governo por esse momento importantíssimo para o Estado. Esse cuidado certamente reflete em desenvolvimento econômico e social”, afirmou Rodrigo Pinheiro.

Segunda cidade que mais receberá centros educacionais, Jaboatão ganhará três unidades, das 10 que solicitou.

“Jaboatão hoje tem 26 creches e vamos entregar em breve outras quatros, executadas pelo município. Atualmente temos 4.060 vagas. Quando as projetadas forem concluídas, teremos outras 6 mil. Precisamos de mais, mas estamos trabalhando para ampliar”, destacou o prefeito de Jaboatão Mano Medeiros.

Governadora Raquel Lyra recebeu prefeitos e deputados para o anúncio das creches Foto: Hesíodo Góes/Secom

Confira a lista de municípios beneficiados

Araçoiaba, Arcoverde, Belém de Maria, Belo Jardim, Bezerros, Bom Jardim, Brejo da Madre de Deus, Cabo de Santo Agostinho, Cabrobó, Calçado, Camaragibe (2), Camutanga, Caruaru (4), Catende, Custódia, Garanhuns (2), Granito, Ibimirim, Igarassu (2), Ilha de Itamaracá, Ipojuca, Itaíba, Jaboatão dos Guararapes (3), Jataúba, Lagoa Grande, Mirandiba, Moreno, Olinda, Ouricuri, Paranatama, Pedra, Recife, São Bento do Una, São Joaquim do Monte, São José da Coroa Grande, Serra Talhada (2), Taquaritinga do Norte, Timbaúba, Triunfo, Tuparetama, Vertentes e Vicência.

Veja também:

Congresso da Amupe: Raquel anuncia 50 creches e cofinanciamento da educação

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -