Congresso da Amupe: Raquel anuncia 50 creches e cofinanciamento da educação

Bandeira de campanha da então pré-candidata ao Governo do Estado, em 2022, a hoje governadora Raquel Lyra afirmou, durante a abertura do 7º Congresso Pernambucano de Município, promovido pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), que ainda neste primeiro semestre lançará edital para a construção do primeiro lote de 50 creches no Estado. A gestora ainda […]
Governadora Raquel Lyra na abertura do Congresso da Amupe Foto: Hesíodo Góes/Secom

Bandeira de campanha da então pré-candidata ao Governo do Estado, em 2022, a hoje governadora Raquel Lyra afirmou, durante a abertura do 7º Congresso Pernambucano de Município, promovido pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), que ainda neste primeiro semestre lançará edital para a construção do primeiro lote de 50 creches no Estado.

A gestora ainda anunciou o decreto, na edição desta terça-feira (16), que estabelece o cofinanciamento para educação infantil e o ensino fundamental em tempo integral para os municípios.

- Publicidade -

“Um dos desafios do nosso estado é a cobertura de vaga de creche e a ampliação do ensino fundamental para nossos jovens. Por isso, anunciamos o lançamento do edital até o dia 30 de abril do primeiro lote de 50 novas creches e já assinamos o decreto que prevê o cofinanciamento para educação infantil e o ensino fundamental para que o estado colabore financeiramente com os municípios”, destacou a governadora.

Raquel Lyra fez o último discurso da cerimônia de abertura do 7º Congresso Pernambucano de Municípios, que tem como tema “Rumo à Excelência na Gestão Pública”. Ainda no seu discurso, que durou 25 minutos, a governadora destacou a importância do evento, que ocorre no Centro de Convenções, em Olinda. Também ressaltou ações do Estado que beneficiam os municípios.

“Parabenizo o presidente da Amupe, Marcelo Gouveia, pela organização deste congresso, que cresce e aproxima os municípios na busca de soluções. Desde o início da gestão estamos ouvindo prefeitos dos 184 municípios de Pernambuco, tratando todos igualmente e acolhendo as prioridades trazidas por eles”, pontuou a gestora.

- Publicidade -

Caravana Federativa

O congresso da Amupe seguirá até esta quarta-feira (17). A novidade este ano é que ele está ocorrendo conjuntamente com a Caravana Federativa, iniciativa do Governo Federal que promove articulação direta com as cidades brasileiras.

“Agradeço a parceria com a Amupe e afirmo que o Governo Federal entende que os prefeitos devem exigir seus direitos para defender suas cidades. Trouxemos equipes técnicas dos 35 ministérios para atender a todos e construir um debate fraterno. Agradeço também a governadora Raquel Lyra que tem apoiado a realização da caravana, pois fazer parceria faz parte da democracia”, defendeu o secretário-executivo de Relações Institucionais do Governo Federal, Olavo Noleto.

Governadora com o presidente da Amupe, Marcelo Gouveia, na abertura do Congresso. Foto: Hesíodo Góes/Secom

Objetivo do Congresso

O presidente da Amupe e prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia, explicou que o objetivo do evento é melhorar a qualidade de vida da população.

“Nosso congresso busca tratar de temas diversos da gestão pública, como saúde, educação e captação de recursos, por exemplo. Pegamos as boas práticas de vários prefeitos de Pernambuco, estamos socializando nesse evento para fazer com que, na ponta, a população que mora nos municípios tenha uma vida melhor”, afirmou.

Representando os gestores municipais e saudando os visitantes, o prefeito de Olinda, Professor Lupércio, comentou sobre a união entre os poderes.

“É muito importante que o Poder Executivo esteja unido e para nós é um prazer reunir os prefeitos de Pernambuco aqui na nossa cidade de Olinda para discutir e firmar parcerias”, disse.

Por sua vez, o prefeito do Recife, João Campos elogiou o tema abordado neste ano: “O tema abordado no Congresso é muito pertinente para nós, que temos representação direta dos municípios, que são plataformas de serviços públicos”, afirmou.

Presenças

Estiveram presentes no dispositivo de honra do evento os senadores Humberto Costa, Fernando Dueire e Teresa Leitão; os ministros André de Paula (Pesca e Aquicultura) e Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação); os deputados federais Pedro Campos, Eriberto Medeiros, Iza Arruda e Maria Arraes; e o deputado estadual José Patriota.

O congresso contou ainda com a presença de prefeitos e prefeitas de todas as regiões do Estado e dos secretários estaduais Mariana Melo (Mulher), Amanda Aires (Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo), Simone Nunes (Desenvolvimento Urbano e Habitação), Fabrício Marques (Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional), Diogo Bezerra (Mobilidade e Infraestrutura), Zilda Cavalcanti (Saúde), Wilson José de Paula (Fazenda), Túlio Vilaça (Casa Civil), Almir Cirilo (Recursos Hídricos e Saneamento) e Fernando Holanda (Assessoria Especial e Relações Internacionais); e o diretor-presidente da Adepe, André Teixeira.

Veja também:

Amupe realiza congresso com foco na excelência da gestão pública

Marcelo Gouveia assume a Amupe

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -