Amupe realiza congresso com foco na excelência da gestão pública

A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) realiza, desta segunda-feira (15) até a próxima quarta-feira (17), o 7º Congresso Pernambucano de Municípios, no Centro de Convenções de Pernambuco. Com o tema “Rumo à Excelência em Gestão Pública”, a programação anunciada é bem eclética e abordará uma série de temas importantes para as administrações municipais. Entre o […]

A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) realiza, desta segunda-feira (15) até a próxima quarta-feira (17), o 7º Congresso Pernambucano de Municípios, no Centro de Convenções de Pernambuco. Com o tema “Rumo à Excelência em Gestão Pública”, a programação anunciada é bem eclética e abordará uma série de temas importantes para as administrações municipais.

Entre o que será discutido, estão as salas temáticas dedicadas à discussão da educação, Sistema Único de Assistência Social (Suas) e programas sociais.

A governadora Raquel Lyra confirmou presença na abertura do evento, às 11h desta segunda-feira (15). Estarão presentes também ministros de Estado, senadores, deputados federais e estaduais, além da presença maciça dos prefeitos e prefeitas de Pernambuco. Para encerrar a programação, uma palestra com o jornalista Caco Barcellos.

Amupe e o Governo federal

Neste ano, a abertura do Congresso acontece em paralelo com a abertura da Caravana Federativa, um espaço do governo federal que reúne mais de 30 ministérios, com o objetivo de destravar projetos e tirar dúvidas dos gestores municipais, nos dias 15 e 16 de abril. A iniciativa conta com o apoio do Governo do Estado de Pernambuco.

Mesas temáticas

A mesa temática ‘Educação: Excelência na Gestão por Resultados’, na terça, às 14h, contará com explanações da presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Pernambuco (Undime/PE), Andreika Asseker; do diretor-executivo da Associação Bem Comum do Ceará, Veveu de Arruda Neto; do professor da Universidade de Brasília (UnB), Marilson Dantas; e da especialista em educação e chefe do escritório do Unicef Recife, Verônica Bezerra.

- Publicidade -

Os trabalhos na sala ‘Excelência na Gestão do Suas: Renda, Inclusão e Proteção Social’ ficarão por conta do secretário de Desenvolvimento Social de Pernambuco, Carlos Eduardo Braga Farias; do secretário de Assistência Social de Aracaju, Valdiosmar Vieira; da diretora de Gestão do CadÚnico, Ieda Castro e da presidente do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas), Penélope Regina.

Na sala ‘Programas Sociais de Cidadania e Desenvolvimento’ destacam-se as presenças do delegado da Receita Federal em Pernambuco, Carlos Eduardo Oliveira; do coordenador do programa Moradia Legal/TJPE, Gleydson Bento; do secretário executivo de Combate à Fome de Pernambuco, Felipe Gabriel; e da secretária executiva de Assistência Social de Pernambuco, Andreza Pacheco.

Por outro lado, na mesa ‘Tecnologias Inovadoras e de Segurança para a Gestão Municipal’ participarão o gerente de departamento de Negócio do Serpro, Carlos Alexandria; o professor da UFPE, Hermano Perreli; e o superintendente Nacional de Segurança da Caixa Econômica Federal, Saulo Pessoa.

Outros temas

Também contará com outras salas, que vão discutir a nova Lei do ICMS, consórcios públicos e captação de recursos, todas no dia 16 de abril.

Às 9h, a sala ‘O SIM e a Contribuição dos Consórcios para a Economia Local e a Segurança Alimentar’ trará aprofundamentos com especialistas de outras regiões do Brasil, a exemplo de Eloi Ronnau, que foi durante 14 anos diretor-executivo do Consórcio Interfederativo Santa Catarina (CinCatarina), e Inês Castro, especialista em consórcio e consultora do Projeto Desenvolve/PE.

No mesmo horário, os gestores e gestoras poderão assistir a sala ‘A nova Lei do ICMS e as perspectivas de receitas do FPM para 2024’, com apresentações do consultor da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Eduardo Stranz e do secretário de Planejamento e Gestão de Pernambuco, Fabrício Marques dos Santos.

Ainda no dia 16 de abril, a partir das 14h, a sala temática ‘Captação de Recursos e Parcerias para o Desenvolvimento Municipal’ será composta pela, secretária Executiva de Desenvolvimento Regional e Captação/PE, Cintia Maria de Albuquerque; pelo gerente de Filial Governo/Caixa Econômica Federal, Cláudio Freitas; pela especialista em Captação de Recursos, Gláucia Bernardes; além do chefe de Departamento de Infraestrutura Social do BNDES, Gustavo Nonato e da gerente da Plataforma de Investimentos da Área de Ativos do Banco do Nordeste/PE, Sílvia Kelly.

Veja também:

Marcelo Gouveia assume a Amupe
Raquel Lyra faz balanço da gestão na Assembleia da Amupe

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -