Prefeitos mostram preocupação com reoneração da folha, em reunião da Amupe

Em reunião com a banncada federal pernambucana, prefeitos no Congresso da Amupe apresentaram três demandas
Marcelo Gouveia fala aos prefeitos no Congresso da Amupe Foto Marcelo Gouveia /Divulgação

Um dos encontros mais aguardados pelos gestores municipais presentes ao 7° Congresso Pernambucano de Municípios, promovido pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), foi com os deputados federais pernambucanos. Queriam debater a questão da reoneração da folha de pagamento, que complica a situação das prefeituras.

Os gestores levaram como principal pleito discutido o pedido de apoio dos parlamentares à pauta municipalista, principalmente em relação aos projetos de Lei N° 1207/24, que trata da reoneração da folha de pagamento, a PLP N° 98/2023, da terceirização no gasto do pessoal, e a PEC 25/2022. que trata sobre o aumento de 1,5% no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

- Publicidade -

Para o presidente da Amupe, o prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia, são muitos os desafios enfrentados pelos municípios, principalmente do ponto de vista fiscal.

“Hoje, o que os municípios desejam é serem ouvidos. Queremos a possibilidade de que todos os municípios, por menores que sejam, possam sentar à mesa para colocar nossas angústias e procurar as melhores soluções para suprirem nossos desafios”, frisou Marcelo Gouveia.

Compromisso com os prefeitos

O coordenador da bancada pernambucana no Congresso Nacional, deputado Augusto Coutinho (Republicanos), reafirmou o compromisso dos parlamentares em prol dos municípios pernambucanos.

- Publicidade -

“Nós somos solidários a esses três pontos. Estamos aqui, pessoalmente, perante os prefeitos e a Amupe para afirmar a nossa posição a favor dos 184 municípios pernambucanos”, afirmou o deputado.

Representante do Governo Federal no encontro, o secretário especial de Relações Institucionais da Presidência da República, André Ceciliano, destacou que a Executivo Federal admite discutir as demandas.

“Não há nenhum ponto que o governo federal se negue a discutir. Precisamos sentar para ver uma alternativa de onde tirar os recursos”, informou André Ceciliano.

Marcelo Gouveia fala aos prefeitos no Congresso da Amupe Foto: Marcelo Gouveia/Divulgação

Além do deputado Augusto Coutinho, participaram da reunião os deputados federais Fernando Monteiro (PP), Pedro Campos (PSB), Mendonça Filho (União), Iza Arruda (MDB) e Eriberto Medeiros (PSB).

Tramitação

Os parlamentares aprovaram no fim de 2023 a prorrogação da desoneração até 2027 e ainda criaram um benefício a prefeituras de pequenas cidades, elevando o impacto fiscal para R$ 20 bilhões por ano. O projeto de lei chegou a ser vetado por Lula, mas o Congresso derrubou o veto e a lei foi promulgada.

Na sequência, o presidente editou a MP 1202, que revogou a desoneração e a substituiu por uma reoneração gradual da folha — irritando os parlamentares, que viram um desrespeito à decisão do Legislativo.

A desoneração da folha de pagamentos foi instituída em 2011, no governo Dilma Rousseff (PT), e vem sendo prorrogada desde então. No auge, chegou a atender 56 setores, mas atualmente são 17 os beneficiados pelo programa. Ele permite que empresas substituam a contribuição patronal de 20% sobre a folha de pagamentos por uma tributação de 1% a 4,5% sobre a receita bruta.

Veja também:

Congresso da Amupe: Raquel anuncia 50 creches e cofinanciamento da educação

Amupe realiza congresso com foco na excelência da gestão pública

Marcelo Gouveia assume a Amupe

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -