quinta-feira, 18/04/2024

Suape conquista nível máximo de governança pela SCGE

A empresa portuária alcançou o patamar mais elevado do Índice de Adequação das Unidades das Estatais (IAE) e do Índice de Adequação das Unidades do Controle Interno (IAS) A consolidação da governança corporativa e de toda a estrutura de controle interno, alinhadas ao Sistema de Gestão Integrada (SGI), à Política de Diversidade e Inclusão, às […]

A empresa portuária alcançou o patamar mais elevado do Índice de Adequação das Unidades das Estatais (IAE) e do Índice de Adequação das Unidades do Controle Interno (IAS)

A consolidação da governança corporativa e de toda a estrutura de controle interno, alinhadas ao Sistema de Gestão Integrada (SGI), à Política de Diversidade e Inclusão, às ações socioambientais, em sintonia com as boas práticas ESG (sigla em inglês para gestão ambiental, social e de governança), levaram a empresa Suape a conquistar, pelo terceiro ano consecutivo, o nível máximo (5) do Índice de Adequação das Estatais (IAE) e do Índice de Adequação das Unidades de Controle Interno (IAS). O levantamento foi divulgado pela Secretaria-Controladoria-Geral do Estado (SCGE), que contemplou mais 9 empresas estatais pernambucanas com a pontuação máxima do IAE e outras 30 com o IAS.

O diretor-presidente de Suape, Marcio Guiot, comemora a elevado nível da governança da estatal, que já acumula três certificações (ISO 9.001, ISO 14.001 e NBR 16.000) de alcance nacional e internacional. A certificação ISO 14.001:2015, foi conquistada pela sustentabilidade ambiental da mata nativa; a NBR 16.000:2012, pela responsabilidade social com a comunidade anexa ao viveiro e socioambiental no Complexo de Suape; e a ISO 9.001:2015, pela qualidade na gestão da movimentação portuária e das empresas privadas no complexo.

“É muito importante para a imagem da empresa e dos colaboradores esse reconhecimento. Isso demonstra que estamos no caminho certo ao incentivar a estruturação da cultura ESG (sigla em inglês para governança ambiental, social e de governança) no ambiente de trabalho. É o desdobramento do compromisso da estatal com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e da implementação de ações de combate à corrupção, consolidando a empresa como uma instituição eficiente, responsável e transparente”, salienta Guiot.

A coordenadora de Compliance de Suape, Fabiana Maranhão, comenta que os resultados são frutos da estrutura moderna e funcional das atividades administrativas e do engajamento dos colaboradores do complexo industrial portuário. “Estamos evoluindo ano a ano. É uma transformação bastante positiva para nossa empresa. É a criação de uma cultura que envolve corpo diretivo, colaboradores, líderes de equipes e terceirizados, na contribuição para geração de valor e perenidade ao negócio de Suape”, enfatiza.

Segundo a diretora de Governança e Riscos da SCGE, Cristiana Borges, com base nos indicadores avaliados, a controladoria produziu documentos de orientação e capacitação que atendessem a necessidade das UCIs, além de fomentar a implementação de boas práticas importantes para a melhoria da governança das estatais. “O IAE foi criado para monitorar a performance dessas entidades dentro das conformidades apresentadas em legislações estadual e federal”, pontua.

LISTA DAS ESTATAIS

Além de Suape, conquistaram o nível 5 do Índice de Adequação das Estatais a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE), Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Companhia Pernambucana de Gás (Copergás), Empresa Pernambuco de Comunicação S/A (EPC) e Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), Laboratório Farmacêutico do Estado de Pernambuco (Lafepe) e Pernambuco Participações e Investimentos (Perpart). Já em relação aos órgãos contemplados com o IAS, a lista completa pode ser acessada pelo seguinte link: https://www.scge.pe.gov.br/.

- Publicidade -

Leia também:
Em Brasília, Raquel Lyra apresenta painel em Fórum Internacional promovido pelo BID
Lula vem ao Recife na próxima quarta. João Campos vai. E Raquel Lyra?
Brasil fechará pelo menos 20 acordos em viagem de Lula à China
Governo relança Mais Médicos e brasileiros terão prioridade
Lula recebe detalhes de nova âncora fiscal do governo
Recife: em apenas 2h é possível abrir uma empresa, um recorde nacional
“De que adianta ter uma empresa boa na Venezuela?”, questiona Zema na FIEPE
Secretário diz que Arco Metropolitano é prioridade na gestão de Raquel Lyra
Geração alternativa de energia só alcança 25% das pequenas indústrias
Alagoas adota tecnologia inovadora para piscicultura familiar
Mercado financeiro eleva projeção da inflação de 5,9% para 5,96%


- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -