Em Brasília, Raquel Lyra apresenta painel em Fórum Internacional promovido pelo BID

A governadora Raquel Lyra (PSDB) participou do Quinto Fórum Internacional da Rede Subnacional de Gestão Fiscal e Descentralização da América Latina e Caribe, promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), nesta segunda-feira (20), em Brasília. A chefe do Executivo estadual apresentou o painel ‘Situação e desafios da coordenação entre os níveis de governo: uma perspectiva […]

A governadora Raquel Lyra apresentou o painel ‘Situação e desafios da coordenação entre os níveis de governo: uma perspectiva internacional’ Foto: Divulgação/BID

A governadora Raquel Lyra (PSDB) participou do Quinto Fórum Internacional da Rede Subnacional de Gestão Fiscal e Descentralização da América Latina e Caribe, promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), nesta segunda-feira (20), em Brasília. A chefe do Executivo estadual apresentou o painel ‘Situação e desafios da coordenação entre os níveis de governo: uma perspectiva internacional’.

Raquel Lyra condicionou a evolução da gestão pública a uma melhoria do pacto federativo, que visa reequilibrar contas públicas e as responsabilidades envolvendo União, estados e municípios. As possíveis soluções adotadas pelo Governo de Pernambuco para enfrentar desafios como pobreza, desemprego e o cenário fiscal, enfrentados por outras unidades da federação, foram apresentadas pela governadora. “A melhoria da gestão pública no Brasil depende da melhoria do pacto federativo, com fortalecimento dos estados e municípios, especialmente no que se refere à gestão fiscal e orçamentária. É preciso manter o diálogo com organizações nacionais e internacionais para captar recursos e cooperação técnica para superar momentos de grandes desafios”, ressaltou Raquel Lyra.

Para a governadora, pode ser considerada uma medida emergencial a reforma administrativa, que adequou a estrutura organizacional e incluiu nos objetivos do governo o Desenvolvimento Regional e a Gestão Metropolitana. Também foram detalhados o Programa Anticorrupção, lançado no último mês de fevereiro; o Plano de Qualidade do Gasto Público, que prevê a redução de R$ 150 milhões na despesa de contratos e ainda a renovação do Fundo Estadual de Equilíbrio Fiscal.

O Fórum reúne especialistas e autoridades que tem o objetivo de fomentar o diálogo para a geração de uma agenda de trabalho a respeito da descentralização e gestão fiscal subnacional com ênfase na obtenção de uma descentralização fiscal mais eficiente e sustentável.

ESA
Ainda nesta segunda-feira (20), Raquel Lyra deve se reunir com o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, para tratar da instalação da Escola de Formação de Sargentos das Armas (ESA), em Pernambuco.


A govenadora de Pernambuco atrelou a evolução da gestão pública a melhoria do pacto federativo no Brasil Foto: Divulgação/BID

- Publicidade -

Raquel Lyra tem encontro com ministro Jader Filho

Governadora Raquel Lyra e o ministro das Cidades, Jader Filho, em Brasília


Em mais uma agenda em Brasília nesta segunda-feira (20), a governadora Raquel Lyra se reuniu com o ministro das Cidades, Jader Filho, para dialogar sobre a retomada de obras paralisadas de habitações de interesse social em Pernambuco. De acordo com levantamento prévio realizado pelo Governo do Estado, há mais de 10 mil unidades com obras paralisadas. A retomada do Programa Minha Casa, Minha Vida esteve na pauta, além da necessidade de intervenções para contenção de encostas através de convênios firmados entre o Ministério das Cidades e as prefeituras do Estado de Pernambuco.

O ministro também informou que estará, junto à governadora, na inauguração do Residencial Jordão, localizado em Jaboatão dos Guararapes, na quarta-feira (22). O secretário chefe da Assessoria Especial, Fernando Holanda, acompanhou o encontro.


Associação Atitude Pernambuco
Roberto Abreu e Lima, ex-presidente da Adepe assume a direção executiva da Associação Atitude Pernambuco.

Roberto Abreu e Lima


Alepe promove audiência pública sobre ataques de tubarão
As comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico da Assembleia Legislativa de Pernambuco promovem nesta terça-feira (21), às 10 horas, uma audiência pública em torno do tema “Ataques de tubarões, soluções, prevenção, causa e consequência para a economia”. O debate foi sugerido pelo deputado Rodrigo Novaes (PSB) e será realizado no auditório Sérgio Guerra no prédio sede da Alepe.

O debate foi sugerido pelo deputado Rodrigo Novaes (PSB) e será realizado no auditório Sérgio Guerra no prédio sede da Alepe


Prefeitura do Recife inicia vacinação contra mpox nesta terça-feira (21)

A partir desta terça-feira (21), a Prefeitura do Recife vai iniciar a vacinação contra a varíola causada pelo vírus mpox para os moradores da capital. Conforme definição do Ministério da Saúde (MS), nesta primeira fase da campanha receberão o imunizante as pessoas que vivem com HIV/aids e os profissionais de laboratórios que atuam em locais de exposição ao vírus. A capital pO novo diretor-geral do Detran-PE, Carlos Fernando Ferreira, indicado pela governadora de Pernambuco Raquel Lyra num aceno político ao Partido Liberal (PL),ernambucana recebeu, nesta segunda-feira (20), 65 doses da vacina enviadas pelo MS.

DETRAN PE

O novo diretor-geral do Detran-PE, Carlos Fernando Ferreira, foi indicado pela governadora de Pernambuco Raquel Lyra. A nomeação de Carlos Fernando é um gesto na direção do PL, do ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira. O novo gestor é primo de Anderson Ferreira e também ex-diretor do Metrorec.

Leia também:
Em Brasília, Raquel Lyra apresenta painel em Fórum Internacional promovido pelo BID
Lula vem ao Recife na próxima quarta. João Campos vai. E Raquel Lyra?
Brasil fechará pelo menos 20 acordos em viagem de Lula à China
Governo relança Mais Médicos e brasileiros terão prioridade
Lula recebe detalhes de nova âncora fiscal do governo

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -