Lula vem ao Recife na próxima quarta. João Campos vai. E Raquel Lyra?

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Presidente vai lançar Programa de Aquisição Alimentar e investimentos para prevenção contra desastres para o Recife

Lula vai lançar Programa de Aquisição de Alimentos e investimentos para prevenção contra desastres no Recife : Foto José Cruz/ Agência Brasil.


Está confirmada a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na próxima quarta-feira (22), no Geraldão, no Recife, para lançar o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) ao lado ministro do Desenvolvimento, Paulo Teixeira. O PAA foi paralisado pelo governo Bolsonaro e volta com o investimento de R$ 500 milhões para todo País. O evento será aberto ao público.

Lula chega ao Recife depois de agenda na Paraíba e à noite segue para o Rio de Janeiro. O PAA possui duas finalidades básicas: promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar.

Para o alcance desses dois objetivos, o programa compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino.

O PAA também contribui para a constituição de estoques públicos de alimentos produzidos por agricultores familiares e para a formação de estoques pelas organizações da agricultura familiar. Além disso, o programa promove o abastecimento alimentar por meio de compras governamentais de alimentos; fortalece circuitos locais e regionais e redes de comercialização; valoriza a biodiversidade e a produção orgânica e agroecológica de alimentos; incentiva hábitos alimentares saudáveis e estimula o cooperativismo e o associativismo.

Lula também anunciará investimentos para obras de prevenção contra desastres, ou seja, o petista atende a uma demanda do prefeito João Campos ao ministro do Desenvolvimento, Jader Filho. Aliás, faz uma semana que o presidente convidou João Campos, em Brasília, para o anúncio do aumento dos aportes para merenda escolar ao lado do ministro Camilo Santana. Na prefeitura, O PT ganhou recentemente duas secretarias de João Campos: Meio Ambiente e Habitação.

E como fica a situação da governadora Raquel Lyra (PSDB)? Bem, na última quarta-feira (15), Raquel Lyra esteve em Brasília a convite do presidente para o lançamento do Pronasci, com direito a 270 viaturas Maria da Penha para todo País, sendo 12 para Pernambuco. Raquel recebeu as chaves das viaturas simbolicamente. Mas, Raquel teria espaço na agenda de Lula com João Campos no Geraldão? Até agora ninguém se pronunciou, mas acredita-se que o convite por parte da presidência foi feito.

HUMBERTO
O senador Humberto Costa (PT) viajou, nesta sexta-feira (17), para o Agreste do estado, onde terá uma série de encontros políticos e anunciará investimentos para a região. Em Caruaru, o senador indicará novos recursos para a construção do Hospital da Mulher do Agreste, cujas obras estão em andamento.
Ao todo, serão destinados R$ 5 milhões para compra de equipamentos para a estruturação da unidade de saúde. O Hospital da Mulher será uma instituição voltada para a assistência materno-infantil. O espaço servirá como referência no atendimento a 32 municípios de toda a região e deve beneficiar mais de 200 mil mulheres.

De Caruaru, Humberto segue para Agrestina, onde participa de reunião do Consórcio de Municípios do Agreste e Mata Sul de Pernambuco (Comagsul). No local, o senador vai debater com getores locais novos investimentos e as pautas prioritárias para a população local. “É sempre bom andar pelo estado e ouvir as demandas da população, anunciar e poder acompanhar de perto as obras. É um momento novo para o Brasil: de união e reconstrução, e sei que o nosso estado tem tudo para crescer e se desenvolver ainda mais”, afirmou.

Em Caruaru, senador Humbeto Costa (PT) indicou novos recursos para a construção do Hospital da Mulher do Agreste


Guilherme Coelho e Raquel Lyra

Ex-prefeito de Petrolina e ex-candidato a senador na chapa da governadora Raquel Lyra (PSD), Guilherme Coelho, foi nomeado como Assessor Especial do gabinete da chefe do executivo de Pernambuco.

“Estou muito entusiasmado em continuar colaborando com o governo de Raquel Lyra agora, como Assessor Especial. Sempre acreditei na seriedade e compromisso de Raquel com o povo de Pernambuco, por isso estive ao lado dela desde o início de sua campanha. Agradeço a governadora a oportunidade de trabalhar pelo futuro do nosso estado”, disse Coelho.

Guilherme Coelho, que ficou em sexto lugar na corrida eleitoral entre os candidatos ao Senado, era esperado como secretário d Desenvolvimento Agrário devido ao seu histórico e experiência na área. Mas, foi escolhido para participar de perto dos assuntos considerados estratégicos para o Governo do Estado.

Guilherme Coelho é engenheiro agrônomo e tem 60 anos. Atua como empresário da fruticultura no Vale do São Francisco, no Sertão, e produz uvas e mangas, que são exportadas para vários países da Europa e da América. Foi prefeito de Petrolina por dois mandatos e também foi deputado federal por Pernambuco. No Congresso Nacional, participou da Frente Parlamentar do Agronegócio (FPA).

Governadora Raquel Lyra e seu novo assessor especial



Leia também:
Secretário diz que Arco Metropolitano é prioridade na gestão de Raquel Lyra
Geração alternativa de energia só alcança 25% das pequenas indústrias
Alagoas adota tecnologia inovadora para piscicultura familiar
Mercado financeiro eleva projeção da inflação de 5,9% para 5,96%
Moraes liberta mais 130 pessoas presas por atos golpistas de janeiro
Potencial de H2V do NE, faz Reino Unido se aproximar dos portos de Pecém e Suape
Imposto de Renda 2023: veja dicas, documentos necessários e as vantagens de declarar já no início do prazo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Mais Notícias