Em expansão, mercado pet gera negócios em novos segmentos

Dos R$ 41,8 bilhões de faturamento em 2022 no setor, a área de pet food alcançou 80% do total, ou R$ 33,2 bilhões.
pet
Em janeiro, shopping promoveu o cine pet/Foto: divulgação

O Brasil ocupa o 3° lugar no ranking mundial de países com mais pets no mundo, com uma população estimada em 150 milhões de animais de estimação. Os dados são da Comissão de Informação de Mercado (Coinf) do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan). Esse sindicato prevê um movimento crescente do segmento Pet no Brasil. Para 2023 e 2024, a previsão é de 15% de expansão a cada ano.

De acordo com o sindicato, essa tendência está diretamente relacionada ao crescimento da participação desses animais na indústria veterinária. Há dez anos, os pets representavam uma fatia de 15% nas vendas do setor e, em 2022, o número chegou a 25%.

- Publicidade -

A pandemia da covid-19, embora tenha imposto dificuldades econômicas, estimulou o mercado de pets. Segundo o Sindan, houve um aumento de 30% no número de animais de companhia nos lares brasileiros no ano de 2021. 

Segundo o vice-presidente executivo do Sindan, Emílio Carlos Salani, “a ampliação dessa indústria está muito relacionada ao compromisso dos tutores em oferecer o melhor em alimentação e saúde para seus bichinhos”. Mas o mercado tem crescido em outras direções. A indústria de cuidados e de entretenimento para animais vem se fortalecendo.

Dos R$ 41,8 bilhões de faturamento em 2022 no setor, a área de pet food alcançou 80% do total, ou R$ 33,2 bilhões. Em seguida figura o segmento de pet vet (produtos veterinários), com faturamento de R$ 5,9 bilhões, ou 14% do total, e o de pet care (produtos de higiene e bem-estar animal) com faturamento de R$ 2,67 bilhões, ou 6% do total.

- Publicidade -

Quando o assunto é entretenimento, os dados são dispersos, mas é perceptível o crescimento. No Paulista North Way Shopping, situado na Região Metropolitana do Recife, por exemplo, a programação infantil para férias abraçou os animais de estimação mais uma vez.

A Praça Pet é uma das atrações e trará espaços cenográficos para aquele registro especial do passeio das férias de julho com os pets, estandes com roupas, acessórios e produtos para os animais, além de desfiles para mostrar o que tem de mais charmoso para os pets.

Rafaela Vieira
Rafaela Vieira, gerente de marketing do Paulista North Way Shopping/Foto: cortesia

A criançada vai poder gastar energia também no evento Aventura Pet, uma área de diversão com muitos brinquedos com obstáculos, escorregadores, piscinas de bolinhas e uma decoração toda voltada para o tema dos pets, no piso L3. Sempre aos domingos, o shopping trará feiras de adoções, para quem quer encontrar um amiguinho pet.

Pet friendly

“A escolha da temática pet para nosso evento de férias, veio para ampliar a visibilidade de que somos um shopping pet friendly”, explica Rafaela Vieira, gerente de marketing do Paulista North Way Shopping. Para ela, a percepção é de que a presença de pets tem crescido nos lares brasileiros, seja para acompanhar tutores em suas idades variadas, em jornadas pessoais contemporâneas e em casos de casais ou indivíduos que buscam companhia e “muito amor”.

“É um nicho em crescimento. E decidimos trazer o tema com uma abordagem bem atual e social, incluindo ações de adoções de animais”, ressalta. No primeiro dia da Feira de Adoção, que acontece todos os domingos do mês de julho, foram oferecidos oito gatos e três cachorros pelas Organizações Não Governamentais parceiras como o Lar Renascer e o Projeto Recomeço.

Na totalidade dos animais colocados para adoção, apenas um pet não saiu direto para um novo lar. “O resultado nos surpreendeu porque os animais que vão para adoção nem sempre são filhotes, que na maioria dos casos, são a preferência das pessoas no momento da escolha”, relata Rafaela.

O evento de férias envolveu até o pet shop Beleza Cão&Gato, operador do próprio shopping, que decidiu dar consultas grátis a cada animalzinho adotado nesta ação do mall.

Nas últimas férias de janeiro, o Paulista North Way Shopping já havia promovido o Cine Pet, com uma sessão que permitiu a entrada do público com seus cães de estimação. Na ocasião, foi exibido o filme “O gato de botas 2: o último pedido.

Serviço: Férias de julho no Paulista North Way Shopping

Rodovia PE 15 – KM 16,5 nº 242 – Centro de Paulista. Horários: Segunda a sábado – 9h às 22h. Domingos e feriados: 12h às 21h

Programação das atividades de julho:

– Evento infantil – Aventura Pet, diariamente, no Piso L3 – seguindo o horário de funcionamento do mall.

– Todas as sextas-feiras – Programação Infantil na Praça Pet, contação de histórias, pinturas e muito mais no Piso L1 – das 16h às 18h

– Todos os sábados – Desfile Pet, no Piso L1 – das 16h às 17h

– Todos os domingos – Feira de Adoção Pet, no Piso L1 – das 12h às 16h

Leia também:
Lula e governador da Bahia inauguram trecho da Ferrovia de Integração Oeste-Leste
Inelegível: Democracia que liberta o povo também pune mentiras antidemocráticas
Bolsonaro inelegível por 8 anos
TSE recomeça nesta sexta julgamento que pode deixar Bolsonaro inelegível
TSE forma 3 x 1 contra Bolsonaro. Julgamento continua nesta sexta
Lula prepara terreno do PT para 2024 com Humberto na coordenação
Quem segura João Campos em 2024?

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -