Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Caminho aberto para Zanin depois de aposentadoria de Lewandowski no STF

Não há prazo para Lula indicar novo ministro *Com informações da Agência Brasil O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou decreto que oficializa a aposentadoria do ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele deixa o cargo na próxima terça-feira (11). O texto foi publicado na edição de hoje (6) do Diário Oficial […]
Da Redação ME
Da Redação ME
redacao@movimentoeconomico.com.br

Não há prazo para Lula indicar novo ministro

Ricardo Lewandowski teve aposentadoria formalizada depois de assinatura de decreto do presidente Lula


*Com informações da Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou decreto que oficializa a aposentadoria do ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele deixa o cargo na próxima terça-feira (11). O texto foi publicado na edição de hoje (6) do Diário Oficial da União (DOU). Agora, o caminho fica aberto para a indicação de Lula ao STF. O favorito para assumir a vaga é o advogado Cristiano Zanin, que defendeu Lula durante sete, inclusive, das acusações da Operação Lava Jato. Especulações de bastidores dão conta de que a indicação deve ser feita depois que o presidente da República retornar da China.

Cristiano Zanin foi advogado de Lula durante sete anos e tem o favoritismo para assumir a vaga aberta com a saída de Lewandowski

A data já havia sido antecipada pelo próprio Lewandowski, após sua última sessão plenária, na semana passada. O ministro anunciou sua aposentadoria para um mês antes do prazo limite de 11 de maio, data em que completa 75 anos, idade da aposentadoria compulsória.

Com a antecipação, Lula deverá indicar um novo ministro para o Supremo. Antes da posse, o ocupante da nova cadeira deverá passar por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e votação no plenário da Casa.

Lewandowski disse ter se reunido com Lula para comunicar sua aposentadoria pessoalmente, mas que não fez sugestões de substitutos.

- Publicidade -

“Todos os nomes que estão aparecendo como candidatos são pessoas com reputação ilibada, com trajetória jurídica impecável. O STF estará muito bem servido com qualquer dos nomes que têm aparecido”, explicou. Não há prazo para Lula indicar novo ministro.

Leia também:
PE tem segunda maior expansão de produção industrial do Brasil até janeiro, segundo IBGE
NitroVip traz professores de Harvard para curso de gestão e liderança no Recife
João Campos e ministro Jader Filho entregam habitacional do Minha Casa, Minha Vida
Alepe aprova orçamento para 2023 que autoriza Executivo remanejar R$ 5 bilhões
Arcabouço é bem aceito, mas requer reforma administrativa
Haddad nega criação de impostos, limita alto de gasto e quer rever privilégios fiscais

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -