As hamburguerias viraram uma mania entre os recifenses. Os estabelecimentos estão espalhados nos mais diversos bairros da cidade, atendendo a todas as classes sociais, se de forma presencial ou virtual. As casas que vendem o sanduíche movimentam cerca de R$ 80 milhões por mês no Recife, segundo levantamento da Quantum Pão, um dos maiores fornecedores de pão para esse segmento na região.
A concorrência é grande e tem forçado as empresas de menor porte, e que atendiam apenas virtualmente, a investir em estrutura física para receber presencialmente os seus clientes. Para ajudar essas casas a formar a clientela, surgiu o Festival Recife Love Burguer.
O Festival começou no dia 14 de abril e vai até o próximo domingo, 14 de maio, reunindo 30 hamburguerias. Um dos critérios para participar do festival é a que a casa lance um novo hambúrguer com batatas fritas, como atrativo diferenciado para o período. O público votará nas suas escolhas preferias e, ao final, será divulgado o ranking das dez melhores casas da cidade.
Alef Braga, 29 anos, é um empreendedor que decidiu abrir sua loja física no bairro de Jardim São Paulo, zona oeste do Recife. No entanto, a Braga Burguer e Petiscos encontrou dificuldades para construir a clientela. “As pessoas encontram na loja os mesmos hambúrgueres que vendemos pelo aplicativo. Então, a gente tem nossos clientes, mas precisávamos ampliar o serviço e ter um diferencial para tê-los em nossa casa”, disse. O empresário encontrou no evento a mola propulsora do seu negócio.
Em 2021, Alef Braga participou do festival quando a casa só tinha oito meses de existência. E colheu frutos. “No ano passado, vendemos 584 combos produzidos exclusivamente para o festival. E, agora, já chegamos a 400 vendas. Nosso público aumenta cerca de 35% no período do festival”, garante.
Quem viveu uma situação semelhante foi o empresário Luiz Douglas, proprietário da Boi Bread Burguer, localizada em Boa Viagem, zona sul do Recife. Segundo Luiz, 80% da clientela era oriunda do serviço de delivery. A movimentação na loja acontecia de forma mais intensa apenas nos finais de semana. Mas ao ingressar no Festival Love Burger, o jogo virou. “Hoje, temos 60% da clientela indo à nossa casa. O Festival nos ajudou a divulgar mais os nossos produtos como um todo. A repercussão é muito boa e importante para a gente continuar criando”, disse Luiz Douglas, destacando que comercializa cerca de três mil hamburgueres por mês.
Eduardo Aguiar, 39 anos, é empreendedor em Recife há mais de 10 anos. É da sua família a tradicional Gelatto’s Sucos e Lanches. Com o fechamento de algumas unidades, resolveu investir em outra área da gastronomia. Foi então que, em 2021, abriu uma franquia da La Brasa, hamburgueria originária de São José do Rio Preto, de São Paulo. A participação do Festival Love Burger foi a forma que encontrou para popularizar a marca.
“Nossa meta é aumentar as vendas em 20% através dos novos clientes conquistados. Após o festival, o hambúrguer continua sendo vendido, pois a procura por ele continua com a divulgação das hamburguerias vencedoras”, disse.
Maysa de Azevedo, proprietária do Buzina Burguer e Comedoria, localizado no bairro das Graças, zona norte do Recife, também comemorou muito o sucesso da casa sendo impulsionada pelo Love Burger. Na primeira vez em que participou, viu a frequência de pessoas subir 40%.
“Até hoje recebo pessoas que conheceram nossa casa por conta do festival. Portanto, participar desta edição será uma nova oportunidade para novas pessoas conhecerem o Buzina Burguer, além de inserir nossa casa no circuito gastronômico do Recife. A gente ganha notoriedade, porque é um Festival de muita seriedade”, destaca Maysa.
Casas veteranas também buscaram o Festival Recife Love Burger para reacender o seu negócio. É o caso da hamburgueria Vila Torre, do empresário Leonardo Melo. A casa surgiu em 2007 e viveu, assim como outros estabelecimentos, uma crise imensa nos últimos anos. O festival foi a válvula de escape para mexer com a criatividade, buscar saídas para atrair clientes.
“Nesse momento de ‘pós-pandemia”, foi muito importante para a casa participar dessa ação para impulsionar a nossa divulgação. A gente se reinventou, trazendo algo novo para os clientes. Tivemos um aumento de clientes variando entre os 15% e 20%. Uma marca muito boa para a Vila Torre”, comemora.
“Muitas empresas estão mudando a sua rotina e também tendo um acréscimo muito bom nos seus lucros. A movimentação das hamburguerias durante o festival nos deixa felizes, pois é resultado do sucesso do trabalho”, conta Júlio Samico, que em parceria com sua esposa, Julianna Pimentel, produz o evento.
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