Com apenas 1 ano, incubadora FOZ dá projeção nacional a suas startups

Prol Educa, Salvus e Tascom são exemplos da startups que nasceram na FOZ e já ganharam o mercado de forma muito acelerada.
Foz Philippe Magno
Philippe Magno, diretor da FOZ. Foto: cortesia

A FOZ – Centro de Inovação fundado pela Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) e pelo Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), completa um ano de atividade com mais de 70 negócios incubados em diversos estágios. Da lá saíram empresas como Salvus, Tascom, Prol Educa, que estão expandindo suas operações no mercado de saúde e educação.

Com sede na faculdade, o centro tem gerido um programa de estímulo ao empreendedorismo, com apoio do SEBRAE. São necessárias duas etapas para uma solução chegar à incubação. A primeira é o Startup Way. Em seguida vem a Pré-Incubação Early Stage.

- Publicidade -

Startup Way é uma maratona de desenvolvimento de negócios, onde os candidatos são desafiados a resolver uma problemática da FPS e do IMIP, nas áreas de educação e saúde, respectivamente. A solução que passa por esta etapa, vai para a Pré-Incubação, um programa que dura 6 semanas, para validar a projeto. Os selecionados aqui são finalmente incubados na FOZ.

Sucessos da FOZ

A Prol Educa é uma empresa que foi incubada na FOZ e já está no segundo ciclo de incubação. Fundada por moradores da periferia do Recife, oferece uma oportunidade para crianças e jovens de baixa renda estudarem em escolas particulares. Hoje, já são mais de 11 mil alunos em oito estados do Nordeste impactados pelo trabalho.

Trata-se de uma plataforma que conecta os estudantes às escolas particulares. A solução identifica vagas ociosas e, em comum acordo com a instituição de ensino, transforma as vagas em bolsas de estudo que não são integrais, mas parciais. Desta forma, a escola ganha sobre uma vaga que estava vazia e o aluno paga um valor mais acessível ao seu bolso.

- Publicidade -

A Salvus é um sistema de gestão para a jornada do paciente dentro do home care. Ele é capaz de monitorar o uso do oxigênio usado na unidade, combatendo desperdício e avisando o momento do reabastecimento. A solução consegue reduzir o desperdício de 20% a 40%.

A Tascom é outra startup que nasceu na FOZ. Surgiu em 2019. “Não havia mais espaço para o time deles de 4 pessoas e acabamos cedendo nossa recepção. Então, podemos dizer que se tem startups que nascem em garagens, essa nasceu numa recepção”, conta Philippe Magno, diretor da FOZ. A Tascom tem hoje com 80 funcionários, com presença em Recife e São Paulo. A empresa desenvolve soluções para área de saúde, como prontuários eletrônicos, por exemplo.

O ciclo de incubação dura de 12 a 24 meses. Em agosto, a FOZ abre inscrição para o Startup Way, com 50 vagas, dando início a um novo clico.  “Estávamos com a ideia de abrir o Centro desde o final de 2019. Acompanhando as tendências do mercado e pelo acesso que temos a uma faculdade e a um hospital, ambos de referência, observamos que a área de saúde ainda tem muito potencial para crescer aliada à tecnologia. Educação é outra área carente de novas ideias. A aposta está dando certo”, conta Philippe Magno.

Coworking

Além do trabalho de preparação das startups, a FOZ também disponibiliza um Coworking dentro do Centro de Inovação, com um espaço de mais de 800m². “O ambiente é pensado para oferecer comodidade, funcionalidade e promover conexões. Levar seu time para um ambiente compartilhado pode ser extremamente benéfico para que floresça a criatividade e surjam ideias inovadoras”, ressalta Philippe.

Leia também:
Comissões da Alepe aprovam projeto de empréstimos para o Estado
Ambev faz investimentos de R$ 10 milhões para produzir marcas zero álcool
Raquel Lyra teve semana de negócios para Pernambuco
Dia do Trabalhador e dias trabalhados: chefes de executivo e Bolsonaro
Bolsonaro culpa medicação por vídeo golpista em 8 de janeiro
Dani Portela questiona transparência na contratação de empréstimo pelo governo
Vereadores repercutem aprovação de empréstimos de recursos para o Recife
Comissão do Senado chega a Pernambuco para discutir futuro da Hemobrás
Raquel Lyra faz giro pelo interior visitando e entregando obras

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -