João Campos mostra boa relação com a Câmara na volta do legislativo

O prefeito João Campos (PSB) vive um cenário bem diferente da governadora Raquel Lyra (PSDB) quando se compara a relação com os respectivos legislativos: Câmara Municipal do Recife e Assembleia Legislativa de Pernambuco. Se o prefeito tem uma boa relação, inclusive, diálogo com a oposição, a governadora tem problemas de relacionamento com os deputados estaduais. […]
Nesta quinta-feira (1/2), durante a 4ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura, que marcou a retomada das atividades na Câmara de Vereadores do Recife, João Campos fez o seu pronunciamento. Foto: Rodolfo Loepert/ Câmara do Recife

O prefeito João Campos (PSB) vive um cenário bem diferente da governadora Raquel Lyra (PSDB) quando se compara a relação com os respectivos legislativos: Câmara Municipal do Recife e Assembleia Legislativa de Pernambuco. Se o prefeito tem uma boa relação, inclusive, diálogo com a oposição, a governadora tem problemas de relacionamento com os deputados estaduais.

Nesta quinta-feira (1/2), durante a 4ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura, que marcou a retomada das atividades na Câmara do Recife, João Campos fez o seu pronunciamento e, além de lembrar os programas e ações realizadas pela Prefeitura ao longo de 2023, firmou o seu compromisso com as necessidades da cidade e reforçou sua relação de respeito e comprometimento com a Câmara Municipal. Os destaques do último ano foram a geração de empregos; o recorde de investimento em um período de 12 meses; o grande volume de criação de vagas em creches; o desenvolvimento tecnológico voltado para a educação; a maior nomeação de professores e professoras municipais; a construção de novos espaços de lazer e a revitalização dos já existentes; as obras de defesa civil, entre outros.

“Respeito só se constrói com reciprocidade e a Prefeitura do Recife sabe que essa relação de confiança existe, porque a gente está aqui para estimular e plantar a paz política, a união em torno  de interesses legítimos. A Câmara nunca faltou com o Recife, mesmo nos momentos mais difíceis. Juntos, consolidamos políticas públicas inovadoras, criamos leis que ajudaram a gerar investimentos e a reduzir desigualdades, asseguramos novos direitos e assumimos o desafio de transformar realidades. A gente só constrói consenso pelo diálogo, pelo entendimento, com o poder executivo dando provas claras de que é possível construir pontes para abrir novos caminhos. Seja na situação, ou na oposição, na crítica ou na proposição, estamos sempre abertos a fazer bom debate pela cidade“, ressaltou João Campos.

De acordo com o prefeito, 2023 foi o ano de tirar diversos projetos do papel, de forma inovadora e ousada. Foto: Rodolfo Loepert/ Câmara do Recife

De acordo com o prefeito, 2023 foi o ano de tirar diversos projetos do papel, de forma inovadora e ousada. A Prefeitura do Recife alcançou o maior volume de investimentos públicos feitos no período de um ano e teve R$ 850 milhões empregados em diversas obras e equipamentos públicos municipais. Além de impactar positivamente a qualidade de vida da população, o investimento fomenta a geração de emprego e renda e a redução da desigualdade social. “Segundo o CAGED, a nossa cidade gerou, de janeiro a novembro do ano passado, 22.199 postos de trabalho com carteira assinada e, somando desde 2021, ultrapassamos o patamar de 78 mil, o equivalente a 40% de todas as oportunidades formais de trabalho de Pernambuco. Nós podemos enxergar avanço em diversas áreas da cidade, como na educação, por exemplo. Desde 2021, a cidade implantou cerca de 6.200 vagas de creche. Em quatro anos, nós vamos fazer o que a cidade fez em 40, dobrando o número de vagas já no primeiro semestre de 2024, alcançando a marca de mais de 13 mil novas oportunidades para as mães trabalharem e para mais crianças aprenderem”, garantiu ele.

Como também foi ressaltado, uma grande prioridade no último ano foi a da segurança aos que estão mais vulneráveis às intempéries climáticas, aqueles que sofrem constantemente com o impacto das chuvas e foram mais impactados durante o inverno de 2022. “Alcançamos a marca de mais de duas entregas, por dia, só em áreas de morro. A Ação Inverno está nas ruas o ano todo, trazendo proteção para mais de 10 mil famílias. Com o Promorar, estamos ouvindo a população para reurbanizar 40 comunidades do Recife. Batemos novos recordes do programa Parceria, com mais de 1.200 obras só no ano passado e vamos avançar com ao menos uma obra de encosta em cada comunidade do Recife”, disse o prefeito.

Presidência

Romerinho Jatobá (PSB), presidente da Casa, tem boas expectativas para 2024. “Nós fizemos discussões importantes aqui neste plenário e tenho certeza de que o trabalho de cada um e de cada uma das senhoras e dos senhores contribuiu muito para a mudança da qualidade de vida dos recifenses. Espero que 2024 seja um ano de muito trabalho. [É] um ano desafiador, pois nós temos uma eleição pela frente. Isso afeta a rotina de cada um de nós, mas que nós possamos conseguir conciliar as eleições, o trabalho que cada um precisar exercer fora da Casa, com o trabalho enquanto vereadores eleitos, com a representatividade e grande responsabilidade que temos”, ressaltou.

Líder do Governo

O líder do governo destacou, vereador Samuel Salazar afirmou: “Em três anos e um mês à frente da prefeitura do Recife, João enfrentou diversos desafios. Não preciso aqui relembrar o período pandêmico que enfrentamos, mas, com determinação, o prefeito tem superado as adversidades e vem construindo um Recife melhor”, ressaltando a resiliência da gestão.

- Publicidade -

Oposição

O líder da oposição, vereador Alcides Cardoso (PSDB), não compareceu.

Leia também:
Alepe cobra diálogo a Raquel Lyra. Álvaro Porto choca com áudio vazado contra governadora
Prefeito e vice-prefeito de Vicência se filiam ao PSDB
Humberto vai ao sertão para fortalecer PT em PE
Fátima Bezerra torna-se a primeira mulher presidente do Consórcio Nordeste
Raquel Lyra e ministro assinam ordem de serviço para concluir a Barragem Panelas II
Raquel Lyra X Alepe: divergência sobre LDO chega ao STF
Alepe e Câmara do Recife terão retorno apenas formal na próxima quinta-feira
Congresso volta do recesso em fevereiro com 20 medidas provisórias
João Campos X Raquel Lyra: quem vai melhor nas redes sociais?
Nacionalização das eleições municipais mostra que polarização política não acabou

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -