O presidente do Banco do Nordeste e ex-governador de Pernambuco, Paulo Câmara, recebeu, nesta segunda-feira (31), no escritório do BNB do Recife, o presidente do Sindmetro-PE, Luiz Soares. No encontro, Paulo Câmara garantiu que o banco poderia financiar cerca de 50% para a reforma do Metrô do Recife.
“Se a gente tiver a gestão compartilhada entre governo federal e estadual vamos precisar de cerca de R$ 1 bilhão para colocar o metrô em pleno funcionamento. Agora, nós já sabemos que temos o apoio do Banco do Nordeste, com 50% do valor porque é o limite que o presidente Paulo Câmara pode fazer”, argumentou Luiz Soares.
O metrô, que atende toda a Região Metropolitana do Recife, nos últimos anos teria sofrido um grave processo de sucateamento e a paralisação do serviço tem sido uma constante. Todos os dias, 180 mil pessoas utilizam os trens. Para Soares, não privatizar o metrô não significa “apenas proteger os trabalhadores empregados”. “Com os recursos podemos recuperar o sistema, as estações, a linha, a rede aérea, subestações e deixar num bom funcionamento sem colocar a população em risco”, relatou.
O sindicalista também lembrou das movimentações que o senador Humberto Costa (PT), presidente da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado, está fazendo para recuperar o metrô. A missão do colegiado, que deve acontecer na primeira semana de agosto, vai reunir representantes do governo federal, do governo do estado, do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro), além de outras entidades da sociedade civil. Humberto também já se reuniu com a governadora Raquel Lyra (PSDB) para discutir a pauta.
Segundo o senador petista, que esteve com o presidente Luiz Inácio da Silva (PT) também nesta segunda, revelou que obras estratégicas, como a Transnordestina e o metrô, deverão ser contempladas no novo PAC. “A gente vem lutando para garantir recursos para obras prioritárias do nosso estado. O presidente Lula tem um carinho especial com Pernambuco e está atento às nossas demandas. O novo PAC será fundamental para a gente assegurar a retomada da Transnordestina e a recuperação do metrô”, afirmou.
Também participaram do encontro desta segunda o presidente do CEA-PE, Adriano Lucena; o ex-secretário de Planejamento do Estado de Pernambuco no governo Arraes, João Recena; a presidenta do Sindicato dos Engenheiros de Pernambuco, Eloisa Moraes; o presidente do Sindicato dos Ferroviários, Luiz Cláudio e o diretor Sérgio Almeida; os diretores do Sindmetro-PE: Jonas Maropo e Glaucia Nascimento.
ARTICULAÇÕES
O Sindmetro-PE participou de uma reunião virtual, na tarde desta segunda (31), com a Secretaria Geral de Diálogo da Presidência da República representados pela Sra. Kelli Mafort e Sr. Marcelo Fragoso, onde após várias discussões sobre o Acordo Coletivo de Trabalho 2023-2025 e a retirada da CBTU do Plano Nacional de Desestatização, ficou acordado que para a discussão do nosso ACT é necessária uma reunião entre a CBTU, Sindicato dos Metroviários de PE, Sindicato dos Ferroviários do NE, e como mediadores a Secretaria de Diálogos e convidados, a SEST (Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais), o Ministério do Trabalho e a Secretaria do PPI. Essa reunião ocorrerá no máximo até a quarta-feira (2), durante o dia, antes da assembleia geral.
Convocamos toda a categoria para nossa assembleia geral na quarta-feira (2), às 18h, na Praça da Greve – Estação Recife, onde será informado as discussões feitas com o Governo Federal.
Leia também:
Congresso, Alepe e Câmara do Recife retomam trabalhos
Renata Borba pode ser efetivada secretária de Cultura de PE
Raquel Lyra entrega chaves a 232 famílias depois de 17 anos de espera
Menos burocracia e mais sustentabilidade para empresas em PE
Recife atrai gigante japonesa de Tecnologia da Informação
O economista Gil do Vigor sonha ser presidente do Brasil
Elmano de Freitas apoia Raquel Lyra pelo trecho da Transnordestina em PE
No dia da Agricultura Familiar, Bahia anuncia R$ 3 bi de investimentos