Elmano de Freitas apoia Raquel Lyra pelo trecho da Transnordestina em PE

A governadora Raquel Lyra (PSDB-PE) recebeu o importante apoio do governador Elmano de Freitas (PT-CE) para construção do Transnordestina no trecho pernambucano.
A governadora Raquel Lyra (PSDB-PE) recebeu o importante apoio do governador Elmano de Freitas (PT-CE) para construção do Transnordestina no trecho pernambucano. Foto: Cadu Gomes/VPR

A governadora Raquel Lyra (PSDB-PE) teve o apoio do governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), que defendeu a retomada e conclusão da Transnordestina em Pernambuco. Apesar de estarem em campos políticos diferentes, ambos gestores entendem que a ferrovia não deve ficar apenas no trecho que interliga Salgueiro (PE) até o Porto de Pecém (CE), mas também deveria ser concluída no trecho Salgueiro-Porto de Suape.

“A Ferrovia Transnordestina no ramal Salgueiro-Suape, saúde, segurança e meio ambiente, são temas importantes a serem tratados em âmbito regional”, afirmou Raquel Lyra, em Brasília, nesta quarta (26), durante reunião do Consórcio Nordeste com o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, do PSB; além de outros gestores da Região Nordeste.

O encontro do Consórcio Nordeste contou com a presença do vice-presidente da República Geraldo Alckmin, ministros e demais governadores do Nordeste, debateu políticas públicas para solucionar problemas estruturais na região
O encontro do Consórcio Nordeste contou com a presença do vice-presidente da República Geraldo Alckmin, ministros e demais governadores do Nordeste, debateu políticas públicas para solucionar problemas estruturais na região. Foto: Cadu Gomes/VPR

O assunto vem ganhando corpo desde que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) garantiu que o trecho no estado pernambucano iria ser feito independentemente de investimentos privados. A promessa de Lula foi reforçada pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, do MDB, na sua passagem por Pernambuco.

Apesar de ainda não ter ficado claro de onde sairão os recursos para o desenrolar da obra em solo pernambucano, o superintendente da Sudene, Danilo Cabral, do PSB, também defende o compromisso do presidente da República.

Portanto, a governadora Raquel Lyra não pode reclamar de apoio dos adversários político-partidários. Pelo contrário, a tucana está conseguindo angariar força para que a obra saia do papel. Justiça seja feita, ela também vem procurando se articular, como mostrou no evento de hoje. Agora, Raquel Lyra precisa saber de onde virão os recursos além da vontade política já demonstrada pelos apoiadores do projeto que é apontado como uma das principais molas propulsoras da economia para o crescimento da economia nordestina.

- Publicidade -
A governadora Raquel Lyra e o vice-presidente Geraldo Alckmin conversaram sobre as parcerias entre os estados e Governo Federal. Foto: Cadu Gomes/VPR

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, comandou a reunião e destacou a importância da parceria entre os estados e o Governo Federal para impulsionar o crescimento e a melhoria da qualidade de vida da população nordestina. “O Nordeste é uma prioridade do Governo Federal. E a melhor maneira de promover o desenvolvimento e ter boas políticas públicas é através de parcerias entre os entes federados”, afirmou.

Também participaram da reunião os ministros da Casa Civil, Rui Costa; do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil, Wellington Dias; da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes; os secretários estaduais Guilherme Cavalcanti (Desenvolvimento Econômico) e Rodolfo Costa Pinto (Comunicação), o secretário-executivo e um dos fundadores do Consórcio, Carlos Eduardo Gabas; o presidente do Banco do Nordeste do Brasil, Paulo Câmara; o superintendente da Sudene, Danilo Cabral; a diretora de Desenvolvimento Social do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Tereza Campello; e a cientista social e economista especialista em Planejamento Global, Tania Bacelar.

DESAFIOS

O evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, também teve como objetivo fortalecer e fomentar o debate em torno de um plano estratégico de desenvolvimento na região, diante das novas oportunidades da economia e indústria verde.

SEGURANÇA

A governadora Raquel Lyra também pediu unidade para solucionar problemas relacionados à segurança pública. “Na segurança, o crime organizado demanda de todos nós integração de inteligência para a prevenção da criminalidade e redução da violência em nossos estados. As soluções conjuntas precisam acontecer para fortalecer a nossa região”, destacou Raquel Lyra.

Leia também:
No dia da Agricultura Familiar, Bahia anuncia R$ 3 bi de investimentos
Morar Bem PE garante subsídios de R$ 20 mil para cerca de 10 mil famílias
João Campos apresenta projeto de urbanização das margens do Pina a ministro
João Campos apresenta projeto de urbanização das margens do Pina a ministro
Humberto e Raquel Lyra tratam de metrô, reforma tributária e Transnordestina
Governadores do Nordeste pedem repasse do FNE do BNB para os estados
Ministro e prefeita confirmam reforma em Aeroporto de Serra Talhada

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -