Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Lula anuncia novo Farmácia Popular e inaugura IFPE Paulista/PE

O Farmácia Popular sofreu cortes de 59% dos recursos em setembro do ano passado pelo governo Bolsonaro, o que provavelmente será reinvestido no primeiro evento da quarta-feira
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Foto José Cruz/ Agência Brasil.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai anunciar, nesta quarta-feira (7), às 9h30 recursos para o novo Programa Farmácia Popular, no Centro Comunitário da Paz (Compaz) Ariano Suassuna, bairro do Cordeiro, no Recife. Criado em 2004, o Farmácia Popular realiza parcerias e drogarias da rede particular, assim como distribui medicamentos gratuitos para tratamento de diabetes, asma e hipertensão, ou com até 90% de desconto para doenças como Parkinson e glaucoma. O Farmácia Popular sofreu cortes de 59% dos recursos em setembro do ano passado pelo governo Bolsonaro, o que provavelmente terá o reinvestimento anunciado no primeiro evento da quarta-feira.

Primeiro ministro da Saúde do governo Lula 1, o senador Humberto Costa (PT) foi responsável pela criação do Farmácia Popular, que será retomado pelo governo federal. Para Humberto, o programa é fundamental para a população. “Os governos Temer e Bolsonaro destruíram o Farmácia Popular, cujo propósito era o de oferecer medicamentos gratuitos ou a baixo custo para as pessoas. Asmáticos, cardíacos, hipertensos, diabéticos, muita gente se valia do programa e se viu abandonada pelo desmonte dele”, afirmou o senador, que preside a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado.

Segundo Humberto, o governo Temer fechou mais de 400 unidades próprias do Farmácia Popular. Em seguida, deu início a um processo de descredenciamento de farmácias privadas, chegando a encerrar contrato com mais de 1,5 mil delas em todo o país.

“Passaram a faltar itens básicos para as pessoas, especialmente os idosos. Então, é com muita alegria que vejo o presidente Lula vir a Pernambuco para relançar um programa tão importante como esse, que criamos há quase 20 anos. É a certeza de que o Brasil voltou. E voltou com um governo comprometido em cuidar das pessoas”, afirmou Humberto.

Depois, Lula participará de visitação e Inauguração do Campus Paulista do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), localizado na Av. Prefeito Geraldo Pinho Alves, 1400, Maranguape I, Paulista. O IFPE Paulista tem área total de 6,4 mil metros quadrados, bloco administrativo, salas de aula, passarelas, laboratórios, biblioteca, auditório, área de convivência, guarita para segurança e estacionamento.

- Publicidade -

Criado em outubro de 2014, o IFPE de Paulista funcionava numa sede provisória. As obras da nova sede começaram em janeiro de 2018 e foram finalizadas em fevereiro de 2023, ao custo total de R$ 12,7 milhões.

Leia também:
Lula desembarca no Recife em minutos para visita ao polo automotivo de Goiana
O presidente Lula critica a alta dos juros na visita a fábrica da Stellantis em Goiana (PE)
Lula desembarca no Recife em minutos para visita ao polo automotivo de Goiana
Meio Ambiente: o abismo das políticas públicas e investimentos entre Pernambuco e São Paulo
Lixo se torna oportunidade de negócios em Pernambuco em 2023
Mercado eleva novamente projeção do crescimento da economia em 2023
Raquel Lyra lança Juntos pela Educação com aporte de R$ 5,5 bilhões em quatro anos

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -