O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu início, na tarde desta terça-feira (06), a produção do quinto modelo de carro da fábrica da Stellantis, na cidade de Goiana, na Região Metropolitana do Recife. O presidente teve uma recepção calorosa por parte dos funcionários. voltou a criticar a taxa Selic a taxa Selic, índice básico de juros da economia, hoje em 13,75%, nesta terça-feira (6), durante visita ao polo automotivo do município de Goiana, no litoral norte de Pernambuco. O petista reclama do Banco Central, presidido por Bruno Campos Neto, colocando o ministro Fernando Haddad (Fazenda) no meio desse conflito político e econômico até o momento irresolúvel mesmo depois de várias reuniões, inclusive, no Congresso.
No Brasil, é o Banco Central que fixa as taxas de juros. Além disso, Campos Neto foi indicado pelo outro presidente da República, Jair Bolsonaro, também muito criticado durante discurso de Lula. “Não há razão para ter os juros tão altos de 13,75% com a inflação em 4%”. Segundo ele, quem perde são os que estão interessados em investir, principalmente os pequenos empreendedores”, disse o presidente.
Lula colocou três pilares para que o Brasil retome o crescimento. Segundo ele, o país precisa oferecer credibilidade, estabilidade e previsibilidade para atrair os investidores. “Como é que eu vou convencer um empresário a investir neste país se eu não der nenhuma garantia?”.
O presidente ressaltou que em seus mandatos anteriores, o Brasil chegou a ocupar a posição de sexta maior economia do mundo e hoje está no 12º lugar. “Este país vai voltar a crescer, este país vai voltar a ter crédito barato e este país vai trabalhar para que o Nordeste seja tratado de forma equânime com os estados do Sul”, reforçou.
Em alguns momentos de seu discurso, Lula também direcionou seus ataques ao governo Bolsonaro. “O Brasil não merecia passar pelo que passou. O Brasil merecia melhor sorte. Temos 72 milhões de brasileiros que estão pendurados no Serasa. Pessoas que fizeram dívida para comer e agora não podem pagar por irresponsabilidade de um governante que soube entender a índole do povo brasileiro”, disparou.
Um vídeo com dois minutos de duração foi exibido mostrando alguns avanços alcançados com o polo automotivo. Inaugurado em 2015, o polo já produziu mais de 1,4 milhão de automóveis e gera cerca de 60 mil empregos diretos e indiretos na região.
Lula chegou acompanhado da esposa, Janja, da governadora Raquel Lyra, do prefeito João Campos (PSB) e do senador Humberto Costa (PT). Na ocasião, estavam também presentes deputados federais e estaduais.
Veja como foram os discursos e o evento:
Stellantis
A fábrica da Stellantis foi inaugurada em 2015 e é uma das responsáveis pelo soerguimento da atividade econômica na Mata Norte de Pernambuco.
Tanto o presidente da Stellantis para a América do Sul, Antonio Filosa, assim como a governadora, Raquel Lyra, agradeceram a Lula pelo apoio recebido na implantação da fábrica do polo automotivo de Goiana, onde hoje trabalham cerca de 14 mil pessoas. Quando a fábrica foi anunciada Lula era o presidente e Eduardo Campos, o governador de Pernambuco.
No dia 7 (quarta), a partir das 9h30, o presidente comparece ao lançamento do Novo Farmácia Popular, no Centro Comunitário da Paz (Compaz) Ariano Suassuna, no bairro Cordeiro, em Recife (PE). A ação marca a remodelagem de um dos principais programas da área da Saúde, estruturado para fortalecer a distribuição de medicamentos no Sistema Único de Saúde (SUS).
Criado em 2004, o programa é componente fundamental para a garantia do direito básico e universal do acesso à saúde garantido pela Constituição. O Farmácia Popular oferece medicamentos gratuitos para tratamento de diabetes, asma e hipertensão e – de forma subsidiada (copagamento) – para dislipidemia, rinite, doença de Parkinson, osteoporose, glaucoma, anticoncepção e fraldas geriátricas.
Na modalidade de copagamento, o Ministério da Saúde arca com parte do valor dos medicamentos (até 90% do valor de referência tabelado) e o cidadão paga o restante, de acordo com o valor praticado pela farmácia.
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Ainda na quarta, a partir das 11h30, o presidente acompanha a inauguração do Campus Paulista do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), na cidade de Paulista, no Grande Recife.
O Campus tem área total de 6,4 mil metros quadrados (m²), com salas de aula, laboratórios, biblioteca, auditório, passarelas, bloco administrativo, área de convivência, guarita e estacionamento. O Campus atende atualmente 1.125 estudantes da educação profissional, científica e tecnológica.
Raquel Lyra pede unidade pelo desenvolvimento de Pernambuco
A governadora Raquel Lyra acompanhou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na visita ao Polo Automotivo Stellantis, em Goiana, nesta terça-feira (6). Os gestores percorreram áreas da indústria e conheceram o quinto modelo a ser fabricado pela companhia em Pernambuco, a Ram Rampage. O momento representou o início da produção comercial do novo veículo, que será lançado ainda este mês.
“Em uma demonstração de união e força, estamos todos juntos para o desenvolvimento da Mata Norte e de todo o Estado. Por isso, iremos ultrapassar todos os desafios para permitir que nosso estado volte a crescer. Agradeço ao presidente Lula pelo compromisso com o Nordeste brasileiro e, sobretudo, com o estado de Pernambuco. O nosso governo está trabalhando incansavelmente para garantir o desenvolvimento de todo o Estado”, destacou a governadora Raquel Lyra.
O presidente Lula ressaltou que o Brasil vai crescer. “Esse país vai voltar a crescer, a ter crédito barato, e esse país vai trabalhar para que o Nordeste seja tratado da mesma forma equânime, como os estados do Sul. Eu fiquei boquiaberto com o que vocês conseguiram fazer em uma cidade do interior deste país. Se depender do nosso governo, essa fábrica vai continuar crescendo”, afirmou o presidente, que entregou simbolicamente uniformes da Stellantis a duas colaboradoras.
Durante a solenidade, o presidente da Stellantis para a América do Sul, Antonio Filosa, entregou uma placa de homenagem a Lula e relembrou a chegada da fábrica a Pernambuco. “Junto com o saudoso governador Eduardo Campos, com o vice-governador João Lyra, e com toda a equipe de Pernambuco, Lula protagonizou uma transformação verdadeira deste estado, logística e industrial”, disse Filosa.
A fábrica foi inaugurada há oito anos e já produziu mais de 1,3 milhão de automóveis. Atualmente, Pernambuco conta com 38 fornecedores para o Polo Automotivo Stellantis, gerando cerca de 60 mil empregos, entre diretos e indiretos.
Leia também:
Lula desembarca no Recife em minutos para visita ao polo automotivo de Goiana
Meio Ambiente: o abismo das políticas públicas e investimentos entre Pernambuco e São Paulo
Lixo se torna oportunidade de negócios em Pernambuco em 2023
Mercado eleva novamente projeção do crescimento da economia em 2023
Raquel Lyra lança Juntos pela Educação com aporte de R$ 5,5 bilhões em quatro anos