Em São Paulo, Paulo e Raquel falam para investidores em eventos diferentes

Uma governadora e um ex-governador falando para investidores, no mesmo dia, em São Paulo. Algumas pautas em comum, mas cada um dentro de seus grupos políticos
A governadora Raquel Lyra (PSDB) e o presidente do Banco do Nordeste e o ex-governador Paulo Câmara estavam em São Paulo falando defenderam suas pautas para investidores em São Paulo, mas em locais e eventos diferentes. Foto: Divulgação
A governadora Raquel Lyra (PSDB) e o presidente do Banco do Nordeste e o ex-governador Paulo Câmara estavam em São Paulo falando defenderam suas pautas para investidores em São Paulo, mas em locais e eventos diferentes. Foto: Divulgação

De um lado, a governadora Raquel Lyra (PSDB), que participou, nesta quinta-feira (9/11), do Itaú Macro Vision 2023. Lá, a tucana adotou o discurso do período eleitoral de recolocar “Pernambuco na posição de liderança no Nordeste brasileiro”. Raquel Lyra dividiu o mesmo painel “Agenda de atração de investimentos dos estados: uma conversa com governadores”, ao lado do governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD).

Ratinho, que apoiou Bolsonaro na campanha eleitoral de 2022, diz que mantém uma relação ‘franca e institucional’ com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Raquel também tem uma boa relação institucional com o petista, mas, vai além disso em alguns aspectos como a relação pessoal, por exemplo.

Mas, a governadora sabe que ela e Lula, provavelmente, estarão em outros palanques na disputa eleitoral que acontecerá pela Prefeitura do Recife, que terá João Campos (PSB) tentando a reeleição. Aliás, pode ser que Lula apenas suba no palanque socialista, já que o PSB está no Governo Lula 3, inclusive, na vice-presidência com Geraldo Alckmin. Afinal, Raquel Lyra não assumiu posicionamento no segundo turno das eleições presidenciais porque teve eleitores que apoiaram Bolsonaro que ajudaram na sua eleição em Pernambuco.

A governadora Raquel Lyra (PSDB), que ficou neutra no segundo turno das eleições presidenciais, e o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), que apoiou Bolsonaro, em São Paulo, falando para investidores. Foto: Divulgação.

No evento, foram discutidos assuntos como Reforma Tributária, retomada de obras relevantes para a economia de Pernambuco, como a Refinaria Abreu e Lima, além dos investimentos no setor de energia limpa e renovável.

“Nosso Estado tem muito potencial, como a energia limpa e renovável, nossos polos automotivo e tecnológico, para atrair novos investimentos. Estamos implementando a eficientização de gastos para que o Estado tenha um melhor ambiente de negócios, nos tornando mais competitivos para atrair novos empregos. Agradeço a oportunidade de apresentar as potencialidades de Pernambuco para todo o país”, destacou Raquel Lyra.

- Publicidade -
Paulo Câmara e o governador da Paraíba, João Azevedo (PSB), que também é presidente do Consórcio Nordeste estavam no mesmo evento. Ambos são apoiadores de Lula. Foto: Divulgação.

De outro lado, ou em outro evento também em São Paulo, estava o presidente do Banco do Nordeste e ex-governador de Pernambuco, Paulo Câmara, hoje sem partido, antecessor de Raquel Lyra. Paulo que deixou o PSB no início deste ano, de quem se especula um ingresso no PT, apresentou as diversas oportunidades de investimentos na região nordestina durante o seminário “O Nordeste é um Brasil”, promovido também nesta quinta (9/11) pelo Brazil Journal. Na visão do executivo, os setores de agronegócio, energia, saneamento, logística e turismo estão entre os mais atrativos para quem deseja investir na região. Segundo Câmara, 56% do financiamento de longo prazo da região é realizado pelo BNB.

Neste evento, estava entre os debatedores o governador da Paraíba e presidente do Consórcio Nordeste, João Azevedo (PSB), o secretário-geral do Consórcio Nordeste, Carlos Gabas e o economista Mansueto Almeida, reuniu um público de mais de 200 pessoas, entre empresários, investidores e autoridades, para conhecer potencialidades e discutir desafios e perspectivas para o Nordeste.

“O BNB tem se destacado no apoio ao crescimento econômico do Nordeste do Brasil. Estamos comprometidos em impulsionar e fomentar oportunidades de investimento que beneficiarão não apenas a economia local, mas o país como um todo. Para tanto, contamos com linhas de crédito do FNE que oferecem condições excepcionais, como prazos de até 34 anos e juros reduzidos, para quem deseja investir e aproveitar as potencialidades da região”, afirmou.

Um dos principais enfoques da apresentação foi o setor de energias renováveis, do qual o BNB é o maior financiador em sua área de abrangência, com mais de R$ 32 bilhões investidos nos últimos cinco anos. Câmara ressaltou o protagonismo do Nordeste na geração de energia solar, eólica e o potencial para produção de hidrogênio verde.

Outro ponto salientado foi a infraestrutura de abastecimento de água e esgotamento sanitário, onde o Nordeste ocupa a quarta posição entre as regiões do país, abrindo portas para investimentos e parcerias, sendo o BNB uma opção para financiar esses empreendimentos.

No setor de logística, a integração das ferrovias Nova Transnordestina com a Norte Sul está entre os projetos essenciais. O Nordeste possui ainda uma série de portos estratégicos, como os de Suape (PE), Pecém (CE), Itaqui e Salvador (BA), facilitando a exportação de produtos.

Paulo Câmara também destacou o crescimento do turismo no Nordeste, com o BNB aplicando mais de R$ 1 bilhão nos últimos dois anos nesse setor. A infraestrutura de aeroportos na região garante uma logística eficiente para os melhores destinos turísticos.

“O Nordeste é uma força econômica em ascensão que merece a atenção dos investidores interessados em contribuir para seu crescimento sustentável. A região nunca foi um problema, mas parte da solução para o nosso país. Estamos à disposição para ajudar o Nordeste e o Brasil voltarem a crescer”, finalizou Câmara.

Uma governadora e um ex-governador falando para investidores, no mesmo dia, em São Paulo. Algumas pautas em comum, mas cada um dentro de seus grupos políticos.

Leia também:
Lula e Humberto debatem crescimento do PT em 2024
João Campos reúne bancada federal e solicita emendas, em Brasília
Governo Federal autoriza duplicação da BR-423 em Pernambuco
Lula e Renan Filho assinam duplicação da BR-423/PE nesta quarta-feira
Pernambuco garante incentivos fiscais para setor automotivo
Pernambuco em silêncio sobre votação da reforma tributária
Câmara aprova criação do Plano Nacional de Assistência Estudantil

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -