Em São Paulo, Paulo e Raquel falam para investidores em eventos diferentes

Uma governadora e um ex-governador falando para investidores, no mesmo dia, em São Paulo. Algumas pautas em comum, mas cada um dentro de seus grupos políticos

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
A governadora Raquel Lyra (PSDB) e o presidente do Banco do Nordeste e o ex-governador Paulo Câmara estavam em São Paulo falando defenderam suas pautas para investidores em São Paulo, mas em locais e eventos diferentes. Foto: Divulgação
A governadora Raquel Lyra (PSDB) e o presidente do Banco do Nordeste e o ex-governador Paulo Câmara estavam em São Paulo falando defenderam suas pautas para investidores em São Paulo, mas em locais e eventos diferentes. Foto: Divulgação

De um lado, a governadora Raquel Lyra (PSDB), que participou, nesta quinta-feira (9/11), do Itaú Macro Vision 2023. Lá, a tucana adotou o discurso do período eleitoral de recolocar “Pernambuco na posição de liderança no Nordeste brasileiro”. Raquel Lyra dividiu o mesmo painel “Agenda de atração de investimentos dos estados: uma conversa com governadores”, ao lado do governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD).

Ratinho, que apoiou Bolsonaro na campanha eleitoral de 2022, diz que mantém uma relação ‘franca e institucional’ com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Raquel também tem uma boa relação institucional com o petista, mas, vai além disso em alguns aspectos como a relação pessoal, por exemplo.

Mas, a governadora sabe que ela e Lula, provavelmente, estarão em outros palanques na disputa eleitoral que acontecerá pela Prefeitura do Recife, que terá João Campos (PSB) tentando a reeleição. Aliás, pode ser que Lula apenas suba no palanque socialista, já que o PSB está no Governo Lula 3, inclusive, na vice-presidência com Geraldo Alckmin. Afinal, Raquel Lyra não assumiu posicionamento no segundo turno das eleições presidenciais porque teve eleitores que apoiaram Bolsonaro que ajudaram na sua eleição em Pernambuco.

A governadora Raquel Lyra (PSDB), que ficou neutra no segundo turno das eleições presidenciais, e o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), que apoiou Bolsonaro, em São Paulo, falando para investidores. Foto: Divulgação.

No evento, foram discutidos assuntos como Reforma Tributária, retomada de obras relevantes para a economia de Pernambuco, como a Refinaria Abreu e Lima, além dos investimentos no setor de energia limpa e renovável.

“Nosso Estado tem muito potencial, como a energia limpa e renovável, nossos polos automotivo e tecnológico, para atrair novos investimentos. Estamos implementando a eficientização de gastos para que o Estado tenha um melhor ambiente de negócios, nos tornando mais competitivos para atrair novos empregos. Agradeço a oportunidade de apresentar as potencialidades de Pernambuco para todo o país”, destacou Raquel Lyra.

Paulo Câmara e o governador da Paraíba, João Azevedo (PSB), que também é presidente do Consórcio Nordeste estavam no mesmo evento. Ambos são apoiadores de Lula. Foto: Divulgação.

De outro lado, ou em outro evento também em São Paulo, estava o presidente do Banco do Nordeste e ex-governador de Pernambuco, Paulo Câmara, hoje sem partido, antecessor de Raquel Lyra. Paulo que deixou o PSB no início deste ano, de quem se especula um ingresso no PT, apresentou as diversas oportunidades de investimentos na região nordestina durante o seminário “O Nordeste é um Brasil”, promovido também nesta quinta (9/11) pelo Brazil Journal. Na visão do executivo, os setores de agronegócio, energia, saneamento, logística e turismo estão entre os mais atrativos para quem deseja investir na região. Segundo Câmara, 56% do financiamento de longo prazo da região é realizado pelo BNB.

Neste evento, estava entre os debatedores o governador da Paraíba e presidente do Consórcio Nordeste, João Azevedo (PSB), o secretário-geral do Consórcio Nordeste, Carlos Gabas e o economista Mansueto Almeida, reuniu um público de mais de 200 pessoas, entre empresários, investidores e autoridades, para conhecer potencialidades e discutir desafios e perspectivas para o Nordeste.

“O BNB tem se destacado no apoio ao crescimento econômico do Nordeste do Brasil. Estamos comprometidos em impulsionar e fomentar oportunidades de investimento que beneficiarão não apenas a economia local, mas o país como um todo. Para tanto, contamos com linhas de crédito do FNE que oferecem condições excepcionais, como prazos de até 34 anos e juros reduzidos, para quem deseja investir e aproveitar as potencialidades da região”, afirmou.

Um dos principais enfoques da apresentação foi o setor de energias renováveis, do qual o BNB é o maior financiador em sua área de abrangência, com mais de R$ 32 bilhões investidos nos últimos cinco anos. Câmara ressaltou o protagonismo do Nordeste na geração de energia solar, eólica e o potencial para produção de hidrogênio verde.

Outro ponto salientado foi a infraestrutura de abastecimento de água e esgotamento sanitário, onde o Nordeste ocupa a quarta posição entre as regiões do país, abrindo portas para investimentos e parcerias, sendo o BNB uma opção para financiar esses empreendimentos.

No setor de logística, a integração das ferrovias Nova Transnordestina com a Norte Sul está entre os projetos essenciais. O Nordeste possui ainda uma série de portos estratégicos, como os de Suape (PE), Pecém (CE), Itaqui e Salvador (BA), facilitando a exportação de produtos.

Paulo Câmara também destacou o crescimento do turismo no Nordeste, com o BNB aplicando mais de R$ 1 bilhão nos últimos dois anos nesse setor. A infraestrutura de aeroportos na região garante uma logística eficiente para os melhores destinos turísticos.

“O Nordeste é uma força econômica em ascensão que merece a atenção dos investidores interessados em contribuir para seu crescimento sustentável. A região nunca foi um problema, mas parte da solução para o nosso país. Estamos à disposição para ajudar o Nordeste e o Brasil voltarem a crescer”, finalizou Câmara.

Uma governadora e um ex-governador falando para investidores, no mesmo dia, em São Paulo. Algumas pautas em comum, mas cada um dentro de seus grupos políticos.

Leia também:
Lula e Humberto debatem crescimento do PT em 2024
João Campos reúne bancada federal e solicita emendas, em Brasília
Governo Federal autoriza duplicação da BR-423 em Pernambuco
Lula e Renan Filho assinam duplicação da BR-423/PE nesta quarta-feira
Pernambuco garante incentivos fiscais para setor automotivo
Pernambuco em silêncio sobre votação da reforma tributária
Câmara aprova criação do Plano Nacional de Assistência Estudantil

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Mais Notícias

Presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto (PSDB), e o primeiro-secretário da Casa, deputado Gustavo Gouveia (SD). Foto: Alepe/Divulgação

Alepe faz balanço do semestre

O primeiro semestre na Alepe também foi marcado por uma intensa agenda legislativa. Dentre os projetos de Lei Ordinária apresentados, 904 partiram do Legislativo, seis do Executivo, quatro do Judiciário, um do Ministério Público e um do Tribunal de Contas (TCE)

Leia mais »