A atual safra de cana-de-açúcar deve apresentar um crescimento de 3%

Mais de 60 municípios da Zona da Mata de Pernambuco são impactados com a safra da cana-de-açúcar
cana de açúcar
A expectativa é de que a atual safra da cana-de-açúcar seja de 14,8 milhões de toneladas em Pernambuco. Foto: Agência Brasil

Começa mais uma safra da cana-de-açúcar na Zona da Mata de Pernambuco com três usinas que iniciaram a moagem. A expectativa é de que ocorra um crescimento de 3% da colheita que deve alcançar 14,8 milhões de toneladas na atual safra. Na anterior (2022-2023), foram colhidas14,3 milhões de toneladas da planta. “A previsão é de que esta seja uma safra mais açucareira com um aumento previsto de 12% na fabricação de açúcar. Ainda é cedo para definir exatamente os percentuais”, explica o presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool de Pernambuco (Sindaçúcar-PE), Renato Cunha.

Geralmente, em Pernambuco, a safra é iniciada em agosto nas usinas da Mata Norte e vai até fevereiro/março. A moagem impacta a vida econômica de mais de 60 municípios que estão na área de atuação das 13 usinas existentes no Estado. Cerca de 80 mil trabalhadores são empregados durante a moagem.

- Publicidade -

“É uma safra onde estamos convivendo com a imprevisibilidade do El Niño e com uma política de competição do etanol com a gasolina que peca pela falta de regras claras”, comenta Renato. A atual safra não sofreu a influência do fenômeno climático El Niño, que geralmente, provoca estiagens em todo o Nordeste. Para a cana-de-açúcar crescer, a planta precisa que sejam intercalados os dias de sol com os chuvosos. “O que percebemos e o que os estudos dizem, é que se o El Niño for afetar, vai ser na safra de 2024/2025”, argumenta o presidente do Sindaçúcar.

No geral, a produção de etanol deve decrescer na atual safra. Tradicionalmente, o preço do álcool é atrelado ao preço da gasolina. A atual política de reajustes do preço dos combustíveis no País não está muito clara e isso desestimula os produtores a aumentar a produção de álcool.

Últimas safras

As safras de cana-de-açúcar em Pernambuco têm variado entre 14 e 15 milhões de toneladas nesta década, dependendo de alguns fatores como por exemplo ocorrências de muitas chuvas ou estiagens que atinjam a Zona da Mata. Na safra 2006-2007, foram colhidas 15,7 milhões de toneladas. Na moagem de 2014/2015, a safra alcançou 15,01 milhões de toneladas.

- Publicidade -

Além do açúcar e álcool, o setor também produz energia térmica com a queima do bagaço de cana-de-açúcar.

Leia também

Stellantis elege o carro híbrido com etanol e eletrificação na transição energética do Brasil

Safra da cana-de-açúcar faz Pernambuco e Alagoas terem mais empregos formais

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -