Biografia de Jarbas Vasconcelos será lançada na quinta-feira, dia 31

Os dois primeiros volumes da biografia de Jarbas Vasconcelos acompanham a trajetória do político até 1986, quando assume a Prefeitura do Recife.

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
O jornalista Ennio Benning lança a biografia do senador Jarbas Vasconcelos/Foto: Divulgação

A luta pela democracia em Pernambuco e no Brasil ganhou mais um registro. O jornalista Ennio Benning lança os dois primeiros volumes do livro de sua autoria intitulado Jarbas Vasconcelos, uma biografia no Foyer do JCPM Trade Center na quinta-feira (31), às 18 horas. Jarbas é o político pernambucano que mais venceu eleições majoritárias em Pernambuco.  

“O livro relembra os episódios da nossa história que precisam ser contados de um político que tem a vida dedicada à democracia”, resume Ennio, que passou pelas redações da primeira Folha de Pernambuco, Gazeta Mercantil, Diário de Pernambuco e Jornal do Commercio, acompanhando principalmente economia e política. Ele também atuou por 10 anos como assessor parlamentar de Jarbas Vasconcelos. 

Senador Jarbas Vasconcelos
Senador Jarbas Vasconcelos/Foto: Rodrigo Viana/Senado Federal

Os dois primeiros volumes narram a história de Jarbas do nascimento até a posse dele como prefeito do Recife em 1986. O primeiro vai da data de nascimento, em 1942, até 1978; e o o segundo começa em 1979 e termina em 1986. Juntos, têm mais de 900 páginas. “Foi um período muito rico politicamente com enfrentamento à ditadura, a volta dos exilados, o restabelecimento das eleições diretas para prefeitos, entre outros fatos. A gente contextualiza a história de cada um desses momentos que contam uma parte da história de Pernambuco e do Brasil”, comenta Ennio.

Entrevistas para a biografia

Para escrever a biografia, Ennio fez entrevistas com o senador, familiares, amigos, adversários políticos e ex-auxiliares, além de pesquisar livros, trabalhos acadêmicos e uma extensa bibliografia que cobriu o período retratado. O prefácio do livro é do cientista político Antonio Lavareda e do professor e imortal Joaquim Falcão. Os dois volumes foram editados pela gráfica pernambucana FacForm.

Jarbas biografia
Jarbas Vasconcelos ganha merecida biografia

Como advogado e político, uma das principais bandeiras de Jarbas foi a defesa dos direitos humanos e dos presos políticos, na época da ditadura, como o jornalista Carlos Garcia e o ex-deputado federal Marcos Cunha. No País, Jarbas foi um dos primeiros a defender a Assembleia Constituinte para escrever uma nova Constituição depois da ditadura. E foi o único político do MDB que não votou no Colégio Eleitoral em 1985, porque defendia que as eleições deveriam ser livres. Na época, o Colégio Eleitoral elegeu Tancredo Neves, fato que marcou o fim da ditadura no País com a eleição indireta de um presidente civil, que não chegou a assumir, mas aí já é outra história….

De militante para o Legislativo 

A primeira eleição de Jarbas foi em 1970 como deputado estadual. Depois, foi eleito duas vezes prefeito do Recife, duas vezes governador, duas vezes para o Senado e três vezes para deputado federal em 1974, 1982 e 2014. Entre as histórias registradas pelo jornalista estão os bastidores políticos da decisão que levou Jarbas a disputar o Senado contra Nilo Coelho e Cid Sampaio, em 78, quando não era a primeira alternativa do MDB. Jarbas foi o mais votado que os dois líderes da Arena, mas perdeu por causa do artifício da sublegenda, criado pelo regime militar justamente para dificultar o crescimento da oposição. Outro parte importante foi a disputa interna no então PMDB que levou, em 85, a Jarbas ingressar no PSB, numa das eleições mais acirradas da história da capital pernambucana.

Conhecido como o governador que não se atrasava para os eventos, Jarbas – como chefe do executivo – começava as cerimônias exatamente no horário marcado e, geralmente, apresentava discursos breves nestas solenidades.  Ainda ocupando o cargo de governador, fez a duplicação da BR-232, privatizou a Celpe e também realizou a primeira edição da Fenearte, que se transformou numa política de valorização do artesanato pernambucano. Portanto, serão muitas as curiosidades e fatos que marcaram a história recente de Pernambuco que fazem parte desta biografia.

Leia também

Jarbas Filho retorna ao MDB

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Mais Notícias