Câmara aprova o texto da reforma tributária em primeiro turno

A PEC cria um novo sistema tributário mais simplificado para o País
A PEC da reforma tributária foi aprovada na Câmara com 371 votos favoráveis e 121 contrários. Foto: Lula Marques/Agência Brasil

A Câmara dos Deputados aprovou, em primeiro turno, nesta sexta-feira (15), o texto base da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da reforma tributária. A aprovação contou com 371 votos favoráveis e 121 contrários e três abstenções. O mesmo texto tinha sido aprovado pela Casa em julho deste ano, mas como foi alterado no Senado voltou para ser apreciado, de novo, na Câmara dos Deputados. O quórum mínimo de aprovação era de 308 votos.

Os deputados vão analisar os destaques do texto antes de votar em segundo turno. Somente depois disso, a PEC pode alterar a Constituição Federal. A PEC estabelece um novo sistema tributário, tentando simplificar o complicado emaranhado de cobrança de tributos brasileira.

- Publicidade -

No momento, o plenário da Câmara analisa os destaques. Um acordo com o PL poderá resultar na derrubada da prorrogação de incentivos ao setor automotivo para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país, ponto inserido durante a tramitação no Senado.

O relator, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), retirou vários pontos incluídos pelo Senado no início de novembro. Caíram a cesta básica estendida, que teria alíquota reduzida em 60%, e regimes especiais para o saneamento e o transporte aéreo. Em contrapartida, o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), manteve o benefício a profissionais liberais, que pagarão alíquota 30% menor.

A retirada de exceções tem como objetivo reduzir a alíquota padrão do futuro Imposto sobre Valor Adicionado (IVA). Quando a reforma foi aprovada pela primeira vez na Câmara, em julho, o Ministério da Fazenda estimava que o IVA cobrado sobre a maioria dos produtos ficaria entre 24,45% e 27%.

- Publicidade -

Com as exceções incluídas pelo Senado, a alíquota subiria para 27,5%. Isso faria o Brasil ter a maior alíquota entre os países que adotam o imposto tipo IVA. Atualmente, o país com o IVA mais alto é a Hungria, com 27% de imposto.

Sessão híbrida

A sessão começou pouco antes das 15h e está sendo realizada em caráter híbrido, com alguns parlamentares no plenário e outros votando pela internet. A oposição tenta obstruir a votação, o que pode atrasar a sessão.

Se a Câmara mantiver o mérito do texto aprovado pelos senadores, a proposta de emenda à Constituição não precisa voltar ao Senado. O texto também precisa voltar ao Senado caso os deputados retirem pontos da reforma.

Apenas em caso de mudança de mérito, a reforma tributária precisaria ser votada mais uma vez no Senado. No entanto, a Câmara, em tese, poderia fatiar a proposta e promulgar os pontos aprovados nas duas Casas. Nessa quinta-feira (14), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse ser favorável a um fatiamento, caso os deputados inserissem mudanças, para dar mais tempo de resolver as divergências.

Leia também

Consórcio Nordeste cobra à Câmara aprovação dos incentivos fiscais para setor automotivo

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -