Comércio, turismo, alimentos e serviços tem expectativas otimistas para Carnaval 2023

São esperados para este ano cerca de 4 milhões de foliões e turistas em Olinda e Recife, durante carnaval, segundo a Prefeitura do Recife
desfile do homem da meia-noite
No feriadão de carnaval, Olinda e Recife devem ter ocupação hoteleira de 90% e Ipojuca, 95%, segundo ABIH. Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Após dois anos consecutivos sem realização oficial e irrestrita do principal evento popular do país devido à pandemia de Covid-19, este ano, o Carnaval volta a acontecer nos formatos tradicionais da festa, com eventos de rua e de salão, incluindo as prévias. Segundo a Federação de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE), a expectativa é de que a retomada do evento seja promissora, trazendo oportunidades para quem deseja empreender e gerar uma renda extra.

Entre os micros e pequenos negócios mais beneficiados pela realização do Carnaval, destacam-se os segmentos de alimentação e bebidas, de embelezamento e cuidados pessoais – como perfumarias, cosméticos, maquiagem, penteado e manicure – e confecções, incluindo adereços e customização de vestuários. O setor hoteleiro também carrega boa expectativa para a retomada do carnaval, mesmo considerando o fator complicador para os turistas nacionais, que foi a alta de preços das passagens aéreas em 2022, principalmente ao longo do segundo semestre, momento em que as viagens comumente são planejadas.

- Publicidade -

Ainda assim, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Pernambuco (ABIH-PE) estima uma ocupação de 90% em Recife e Olinda, além de 95% em Ipojuca. Isso, porque o carnaval pernambucano é bastante reconhecido por sua diversidade cultural e grande variedade de estilos musicais, além de ser favorecido pela atratividade das praias na Região Metropolitana do Recife (RMR). “O carnaval consegue atrair para Pernambuco o folião e o não folião. Quem é atraído pela festa, vem a Recife e Olinda, prioritariamente. Quem busca descanso e belezas naturais, procura nossas praias. Quem prefere descanso, vai ao interior”, explica o presidente da Fecomércio-PE, Bernardo Peixoto.

A prefeitura do Recife estimou para este ano uma circulação de até 4 milhões de foliões e turistas, entre Olinda e Recife, durante os dias de carnaval. “São dois anos sem a realização da festa que mais emprega no ano. Isto porque o turismo movimenta mais de 50 cadeias produtivas. São hotéis e pousadas, bares e restaurantes, taxis e veículos de aplicativo, comércio em geral, formal e informal, todos impactados pela presença massiva de turistas nas cidades onde há carnaval”, complementa Peixoto.

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima que o volume de faturamento das atividades típicas do turismo no Carnaval de 2023, a preços de janeiro deste ano, será de R$ 263,7 milhões em Pernambuco, ou 3,2% do volume esperado para o Brasil como um todo. Para se ter uma referência comparativa, segundo os dados da CNC, em 2020, no primeiro carnaval afetado pela pandemia, o volume de faturamento chegou a R$ 188,40 milhões, registrando uma queda de 37,4% em relação ao ano anterior. Nos dois anos seguintes, o volume cresceu 18,8% e 17,8%, respectivamente.

- Publicidade -

O segmento de alimentação deve gerar o maior faturamento entre as atividades, representando cerca de 44% do volume em 2023, seguido do transporte de passageiros (29%) e hospedagem (11%). Em termos de postos de trabalhos gerados para o período, a CNC estima que serão abertas 511 mil vagas temporárias para o Carnaval entre as atividades típicas do turismo, número que representa 2,1% da expectativa estimada para o Brasil. As áreas de cozinha e limpeza, juntas, devem concentrar percentual relevante (41%) das oportunidades de ocupação.

Leia também:

Prorrogado até 31 de dezembro repasse de recursos da Lei Paulo Gustavo

Doceria recifense expande a marca e abre terceira unidade

Receita lança programa de autorregularização para quem está em procedimento fiscal

Suplentes assumem vagas no Senado deixadas por ministros nomeados por Lula

Justiça adota medida para acelerar pagamentos a trabalhadores do Grupo Americanas

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -