Raquel Lyra recebe demandas e cobranças de deputados em reunião nesta sexta-feira (3)

Os deputados da Alepe levaram demandas sobre saúde, abastecimento de água, saneamento e segurança pública, entre outros, à reunião com Raquel Lyra
deputados são recebidos no Palácio do Campo das Princesas
O presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto (PSDB), avaliou como positiva essa aproximação do Executivo. Foto: Lucas Patrício

A governadora Raquel Lyra (PSDB) recebeu deputados estaduais para uma reunião, na manhã desta sexta-feira (3), no Palácio do Campo das Princesas. Durante o encontro, que contou com a presença de quase todos os membros da Assembleia Legislativa (Alepe), cada parlamentar teve espaço para falar sobre suas demandas e cobranças ao novo governo. 

A imprensa não pôde acompanhar toda a reunião. Contudo, no período aberto à entrada de jornalistas, no início do encontro, a governadora iniciou sua fala parabenizando os membros do legislativo e desejando sucesso à nova Mesa Diretora. Em suas palavras, ela destacou o momento desafiador do estado, que exigirá “uma capacidade de resiliência e diálogo enorme para superar os desafios postos”. 

- Publicidade -

“Fui da Casa por dois mandatos, Priscila também. Ainda na transição a gente iniciou o diálogo com a legislatura anterior, tivemos aprovação de projetos de lei importantes para o posicionamento deste novo governo, e agradeço àqueles que estiveram nos apoiando. Aqui, a gente busca trabalhar o padrão de relacionamento do nosso governo, com muito diálogo e transparência”, disse a governadora.

Pleitos

Durante o encontro, os temas mais frequentemente abordados foram saúde, segurança pública, saneamento, abastecimento de água e estradas, além da situação das populações que vivem em áreas de risco de deslizamento de encostas nas áreas mais pobres da Região Metropolitana do Recife. 

Foram citados ainda problemas relativos às desigualdades sociais, de raça e gênero, à necessidade de ampliação das emendas parlamentares para os membros da Alepe, à falta de políticas públicas em prol do bem-estar animal, infraestrutura voltada aos produtores rurais do estado e tratamento digno aos artistas pernambucanos que se apresentam no Carnaval.

- Publicidade -

A deputada Dani Portela (PSOL), disse que, nas questões importantes de serem enfrentadas pelos poderes, “há um eixo central sobre desigualdades de gênero, classe e raça”, que precisa ser enfrentado em Pernambuco. 

Outra cobrança feita por Dani foi em relação à moradia, com ênfase às áreas com risco de deslizamento de encostas, enfatizando que o problema das chuvas precisa ser encarado “antes que chova”. Pediu ainda o fim dos despejos de ocupações em prédios que pertencem ao estado. “Queria aproveitar o momento para solicitar uma reunião com a Secretaria de Habitação, para tratar dos despejos agora”. 

Já o deputado João Paulo (PT) pediu a atenção do governo para resolver problemas ligados à precarização do trabalho no estado, e cobrou uma maior valorização dos servidores de Pernambuco como garantia de manutenção e qualidade da prestação de serviços públicos à população.

Cenário político

Após os debates, o presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto (PSDB), avaliou como positiva essa aproximação do Executivo e disse ainda que “sentar, conversar e trazer as diversas demandas, no final, vai ser melhor para a população”. 

No que diz respeito à acomodação das bancadas, ele afirmou que está iniciando conversas e ainda aguarda a decisão sobre o nome de quem vai liderar a oposição para, em seguida, definir o desenho das comissões.

Os petistas João Paulo e Doriel Barros colocaram-se à disposição de Raquel para auxiliar o governo na busca “do melhor para Pernambuco”. Ele também frisou a importância e benefícios que o estado pode ter aproximando-se do Governo Federal.

Leia também:

V.tal aposta alto no armazenamento de dados e inaugura seu 2º edge data center no CE

Comércio, turismo, alimentos e serviços tem expectativas otimistas para Carnaval 2023

Prorrogado até 31 de dezembro repasse de recursos da Lei Paulo Gustavo

Doceria recifense expande a marca e abre terceira unidade

Receita lança programa de autorregularização para quem está em procedimento fiscal

Suplentes assumem vagas no Senado deixadas por ministros nomeados por Lula

Justiça adota medida para acelerar pagamentos a trabalhadores do Grupo Americanas

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -