Porto Digital: saiba tudo sobre a visita dos ministros Camilo e Luciana

Confira os bastidores da agenda dos ministros da Educação e Ciência Tecnologia ao Porto Digital e o que essa conversa pode gerar de parcerias para o ecossistema
Porto Digital recebeu a visita de ministros e do prefeito do Recife
Porto Digital: ministros conheceram iniciativa pionera de formação de profissionais em tecnologia, voltada para a inclusão social /Foto: PD

O Porto Digital, um dos ecossistemas de tecnologia e inovação mais importantes do país, recebeu, nesta quinta-feira (9), a visita dos ministros Camilo Santana (Educação) e Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovações). Também participaram do encontro, o prefeito do Recife, João Campos, e o deputado federal Pedro Campos (PSB)

O presidente do PD, Pierre Lucena, fez uma apresentação para os ministros sobre os programas de formação de capital humano na área de tecnologia, nicho em que o Porto Digital é uma referência no Nordeste, num cenário de falta de profissionais especializados no Brasil.

- Publicidade -

Um dos eixos da atuação do Porto Digital é trabalhar a capacitação de pessoas numa perspectiva inclusiva. Uma das iniciativas de sucesso, nesse formato é o Embarque Digital, um dos programas destacados na conversa com os ministros.

Trata-se de uma iniciativa pioneira na área de formação tecnológica e que oferece bolsas de estudo por meio da Prefeitura do Recife.

O programa busca capacitar estudantes da rede municipal de ensino que desejem aprimorar suas habilidades em diversos ramos da tecnologia. “Preparamos profissionais que vão estar prontos para os desafios do mercado de trabalho de agora e do futuro”, explicou Pierre Lucena.

- Publicidade -

Não é só na medicina: Porto Digital também tem residência

O Embarque Digital oferece, atualmente, os cursos de “Análise e Desenvolvimento de Sistemas” e “Sistemas para Internet”. Uma das disciplinas ofertadas semestralmente na grade desses cursos é a Residência Profissional Tecnológica, focada na vivência prática dos conteúdos trabalhados em aula.

“Os estudantes têm a oportunidade de desenvolverem soluções para desafios reais e ficam em contato permanente com empresas que podem ser suas futuras empregadoras”, afirma o presidente.

Porto Digital e ministérios visam estreitar relacionamento

Durante a visita, os ministros puderam interagir com alguns dos beneficiados pelo programa, além de discutir futuras colaborações entre suas pastas e o Porto Digital.

“Vamos focar na demanda do mercado de trabalho, que é formar os profissionais que estão faltando. É através da educação que podemos mudar o Brasil, com iniciativas como o Embarque Digital”, comentou Camilo Santana.

Pierre Lucena ressaltou a importância do apoio governamental para a expansão e o sucesso de programas educacionais inovadores como o ED. “Com parcerias sólidas, podemos ampliar nosso alcance e impacto, oferecendo mais oportunidades para nossos jovens talentos”, afirmou.

O prefeito João Campos reforçou o compromisso da cidade do Recife com a inovação e a educação tecnológica.

“Temos uma quantidade imensa de jovens que têm aptidão, mas não entram na área de tecnologia porque não têm acesso, não tem vaga pra eles. O que a gente precisa é de política pública para pessoas de baixa renda que não conseguem acessar as vagas nas universidades públicas. E o Embarque Digital é uma solução para esse desafio”, concluiu Campos.

De acordo com o Porto Digital, “essa visita [dos ministros] marca um momento de reconhecimento e potencial ampliação do programa Embarque Digital, que se consolida como modelo de sucesso em educação, inovação e inclusão no Brasil.”

O que é o Porto Digital?

O Porto Digital é o maior e mais relevante parque tecnológico urbano da América Latina. O ecossistema teve um crescimento de 14% no faturamento em 2023, quando alcançou a marca alcançou de R$ 5,4 bilhões em receita de produtos e serviços.

O cluster de tecnologia e inovação tem atualmente 415 empresas instaladas, responsáveis pela geração de 18,4 mil empregos. Inicialmente concentrado na Zona Portuária do Recife, o PD vem avançando para outros bairros do centro expandido da capital.

Quanto à atuação, além de negócios e formação de capital humano, o Porto Digital também trabalha na incubação e aceleração de start ups e no fortalecimento de sua comunidade, integrada atualmente por 300 startups cadastradas.

Outro vetor de ação importante do ecossistema é sustentabilidade e inclusão social, com uma presença relevante nas comunidades de baixa renda do bairro do Recife.

Leia mais sobre Porto Digital:

Porto Digital aposta em empresa tradicional para seguir crescendo

Eletrobras e Chesf lançam o Polo NE de Inovação no Porto Digital

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -