Quais marcas patrocinam Carnaval de Recife e Olinda em 2024?

Cervejas, montadoras, operadoras de celular são exemplo de empresas que se exibem na vitrine do Carnaval.
Carnaval
Folia de Momo é uma grande vitrine para as marcas/Foto: prefeitura do Recife

Indiscutivelmente, o Carnaval é uma alavanca para a economia. A maior festa popular do ano, é também é um grande momento para as empresas. Patrocinar a folia nas cidades ou mais exclusivamente festas e camarotes, é uma ação de marketing capaz de alcançar milhões de pessoas durante o evento.

Cidades polos, como Olinda e Recife, são destinos de grandes marcas. No Recife, a cerveja Petra (Grupo Petrópolis), a Vivo, a Stellantis e a Ambev são exemplo de marcas que estrão patrocinado o Carnaval. Em Olinda, a lista envolve a patrocinadora máster Devassa (Heineken), e outras como Aposta Ganha, Pitu, Schweppes Premium Drinks e Red Bull.

- Publicidade -

Pesquisa da Fecomércio-PE indica que 3 em cada 4 empresários consultados têm expectativas positivas sobre o faturamento durante o Carnaval de 2024. E a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima que em 2024 a folia movimente pelo menos R$ 42 bilhões em atividades turísticas no mês de fevereiro.

Petra no carnaval
Espaço da cerveja Petra no Carnaval de Boa Viagem/Foto: divulgação

Petra em Boa Viagem

Para as empresas, o Carnaval é a grande vitrine.  Pelo quarto ano consecutivo, o Grupo Petrópolis investe forte no Carnaval do Recife. A Petra será a cerveja oficial do Carnaval Boa Viagem, que deve reunir cerca de 25 mil pessoas nos três dias de evento.

“O Carnaval é um dos principais momentos do ano para o setor de cervejas e estar junto ao folião do Recife, um importante polo cultural do nosso País, ainda mais no Carnaval Boa Viagem, é um motivo de orgulho para nós”, diz Murilo Marchi, gerente de Marketing da marca, que patrocina a festa desde 2020. “Petra é uma cerveja puro malte equilibrada, que não é forte e nem muito leve, perfeita para aproveitar a festa”, defende.

- Publicidade -

Em sua sétima edição, o Carnaval Boa Viagem acontecerá do sábado até a segunda-feira de Carnaval (de 10 a 12 de fevereiro). E a cerveja Petra proporciona diversas ativações exclusivas, como espaços instagramáveis, desafios e games para o público, com direito a brindes personalizados e um bar suspenso a uma altura de aproximadamente 40 metros.

“Nossa intenção é ampliar a experiência dos foliões, permitindo que vejam, do alto, toda a dimensão do Carnaval Boa Viagem, com uma linda vista para o mar”, explica José Luiz Sinti, gerente de Patrocinio do Grupo Petrópolis

O Carnaval Boa Viagem acontece na Arena Boa Viagem BTG Pactual, com atrações como Alceu Valença, Jopin, Xand Avião, Zé Neto e Cristiano, Nattan, Thiaguinho, Banda Eva, Gusttavo Lima, Saulo, Léo Santana, Matheus e Kauan, Ralk, Timbalada, Wesley Safadão e Jorge e Mateus.

Vivo no Galo da Madrugada

Pelo segundo ano consecutivo, a Vivo será uma das patrocinadoras oficiais do Galo da Madrugada, o maior bloco de carnaval do mundo e que, em 2023, reuniu mais de 2,5 milhões de pessoas nas ruas do Recife. A marca terá um trio exclusivo no evento e fará ativações especiais em seu camarote, além de reforçar sua presença com ações de marketing nas suas lojas de Recife. 

“O Galo da Madrugada é a cara do carnaval pernambucano e um símbolo da festa brasileira. Estamos muito felizes em fazer parte da história do maior bloco de carnaval do mundo pela segunda vez consecutiva”, explica Karina Tenório, diretora da Regional da Vivo no Nordeste.

Para este ano, a empresa está preparando uma ação especial para os convidados do camarote da agremiação. Os foliões que circularem pelo local poderão aproveitar espaço instagramável com uma opção interativa para receber a foto em tempo real, tatuagens temporárias alusivas ao maior bloco do planeta e distribuição de brindes.

Em Olinda, além de ser a patrocinadora da festa, a Pitú criou até lata especial para sua cachaça, com alusões aos elementos do Carnaval olindense, com orquestras, personagens, fantasias e trio elétrico, entre outros elementos. As ilustrações são da recifense Hana Luzia. “Pitú, que sempre apoiou as manifestações culturais da Nação Pituzeira, anuncia que ela é, na verdade, a ‘Patrocinadora Oficial da Resenha’ dos carnavais desse Brasil”, declara Eduarda Ferrer, gerente de Marketing da Pitú.

Fôlego para a economia

Não é à toa que a festa dá um grande fôlego à economia, gerando contratações de temporários em diversas áreas econômicas. Só no setor de serviços, a CNC estima 66.699 postos temporários em 2024, com 3,1% de efetivação em todo país.

Para estimular o evento, o Governo de Pernambuco fará um aporte de R$ 20 milhões no Carnaval de 2024. O valor representa o dobro do que foi investido em 2023 e será repassado via Secretaria de Cultura, Secretaria de Turismo e Lazer, Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), segundo informações da Secretaria de Imprensa estadual. Os recursos serão usados em 820 apresentações que ocorrerão em 91 municípios durante o reinado de momo.

olinda
Festa em Olinda atrai marcas como Pitu

Só no Recife o Carnaval deve movimentar R$ 2,4 bilhões em 2024, segundo uma estimativa feita pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI), da Prefeitura do Recife. No ano passado, 2,7 milhões de foliões visitaram a capital pernambucana durante o reinado de Momo. A expectativa é que quantidade de visitantes faça a população recifense praticamente dobrar de tamanho durante as festividades.

Leia também:

Carnaval do Recife vai movimentar R$ 2,4 bilhões em 2024

Carnaval da Bahia deve movimentar R$ 6,5 bi, R$ 1,5 bi abaixo de 2020

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -