Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Portos em busca da multimodalidade

porto
Portos no Brasil seguem dependentes de estradas/Foto: Agência Brasil

Com a nomeação do presidente da Frente Parlamentar de Portos e Aeroportos, deputado federal Paulo Alexandre Barbosa, para relator do Projeto de Lei (PL) 406/2021, espera-se que avance no Congresso o tema da integração de portos organizados e terminais portuários de uso privado ao sistema nacional de vias terrestres.

O objetivo do PL é dar efetividade à integração física e operacional do modal de transportes no campo portuário. O PL tenta preencher uma lacuna deixada em aberto pelo Marco Legal de Setor Portuário. Quando foi instituído pela Lei 12.815, em 2013, ele não incluiu dispositivos que garantissem na operação portuária a multimodalidade.

Portos dependentes

Muitos portos e terminais portuários de uso privado dependem exclusivamente de trechos rodoviários, e na visão de quem atua no setor, isso depõe contra economicidade das operações logísticas e a melhoria das condições ambientais. O projeto 406/21 determina que os contratos de concessão de portos deverão conter cláusulas de preservação do meio ambiente e de integração ao sistema rodoviário e ferroviário.

Powershoring

As atenções se voltam nesta terça-feira, para o Fórum Powershoring: Transição Energética e Neoindustrialização de Pernambuco. O Powershoring, termo que se refere à instalação de indústrias em locais com alto potencial de energias renováveis, é considerado uma grande janela de oportunidades para atração de investimentos estrangeiros. O evento será realizado no cinema do Porto Digital, Bairro do Recife, a partir das 8h30.

- Publicidade -

Preço do carro elétrico

O excesso de oferta de carros elétricos na China está provocando uma guerra de preços entre os fabricantes. A demanda estimada por novos veículos no país é de 2,1 milhões, mas as montadoras devem colocar no mercado 2,3 milhões de automóveis. No país, a BYD e a Denza já promoveram cortes de 7,15% a 9,7%, em alguns modelos.

BNDES para micros

Nesta quarta-feira (17), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) apresenta, no Recife, as principais linhas de financiamento para pequenas e médias empresas, incluindo soluções para capital de giro, aquisição de máquinas e equipamentos, além de crédito para projetos de investimentos. A apresentação é gratuita e as inscrições podem ser feitas através do site da instituição. O evento acontece a partir das 10h no auditório do Sebrae.

Mulheres na advocacia

A publicação Análise Advocacia Mulher 2024 revela que mais mulheres foram lembradas por suas atuações na área – a alta foi de 25% em relação à primeira edição de 2021. Entre as pouco mais de 1.380 advogadas lembradas no país estão as sócias do escritório Queiroz Cavalcanti Advocacia, Emília Belo e Luciana Martins.

Autismo

O Selo Azul – primeiro selo empresarial voltado a profissionais e estabelecimentos compromissados com a causa do autismo -, será lançado durante a ExpoTEA, maior feira dedicada exclusivamente ao autismo no Brasil. Será dirigido a empresas que destinam tempo para produzir produtos e serviços de qualidade para o autista. A feira acontecerá nos dias 7, 8 e 9 de junho, em São Paulo.

Fenearte

Sebrae/PE está com inscrições abertas até 5 de maio para os produtores artesanais interessados em expor no Espaço Sebrae Economia Criativa, na 24ª edição da Fenearte. A edição de 2024 acontecerá entre 3 e 14 de julho.

Leia também:

Governo facilita crédito e renegocia dívidas de pequenos negócios

Latam Cargo lança nova rota com Recife sendo ponte entre São Paulo e Manaus

Hidrogênio verde pode trazer investimentos de R$ 70 bi até 2030

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -