Dia Nacional da Consciência Negra será celebrado na Alepe

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
A solenidade é uma proposição da mandata da deputada estadual Dani Portela (PSOL) e acontece às 18h, no auditório Sérgio Guerra. Foto: João Pena/Equipe Dani Portela
A solenidade é uma proposição da mandata da deputada estadual Dani Portela (PSOL) e acontece às 18h, no auditório Sérgio Guerra. Foto: João Pena/Equipe Dani Portela

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) promove nesta terça-feira (21) uma sessão solene em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra. A solenidade é uma proposição da mandata da deputada estadual Dani Portela (PSOL) e acontece às 18h, no auditório Sérgio Guerra. No evento, serão homenageadas mais de 50 instituições, movimentos, coletivos e organizações culturais e pessoas que possuem histórico de combate ao racismo em Pernambuco. A sessão será aberta ao público.

De acordo com a deputada Dani Portela, a solenidade é importante para reverenciar a ancestralidade do povo negro do nosso estado e visibilizar e celebrar as lutas históricas travadas contra o racismo e em busca de equidade racial. “O racismo estrutural é uma chaga aberta na nossa sociedade. Ele corrói os direitos das pessoas negras, impede que se avance em princípios básicos para a garantia de uma vida digna para as pessoas. Ao longo das últimas décadas, nós experienciamos a implementação de algumas políticas afirmativas, porém o processo foi interrompido durante o último ciclo presidencial neste país. Agora, nós exigimos que essas políticas avancem, por nenhum direito a menos para a população negra”, afirma a deputada.

O dia da Consciência Negra é comemorado no Brasil no dia 20 de novembro. A data faz referência ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. Ele comandou a resistência de milhares de negros contra a escravidão no Quilombo dos Palmares, localizado na Serra da Barriga, em Alagoas. Em 2003, com a publicação da Lei Federal 10.639, que obriga o ensino de história e cultura afro-brasileira nas escolas, o Dia da Consciência Negra entrou no calendário escolar. Em 2011, a então presidente Dilma Rousseff oficializou a data como Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, mas não considerou a data feriado nacional. Hoje, somente seis estados em todo o país consideram o dia a20 de novembro como feriado: Alagoas, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo.

Leia também:
Moraes vota pela condenação de mais cinco réus pelo 8 de janeiro
Prefeitura de Surubim condenada a pagar 45 dias de férias aos professores
Amupe conversa com TCE/PE sobre crise financeira nos municípios
Alepe esclarece ajuste na previsão de receita do FPE na LOA
Comissões da Alepe debatem aumento da violência em audiência pública
Alepe elege Mesa Diretora para biênio 2025-26
“Vai ter eleição”, diz Álvaro Porto, presidente da Alepe
Armando Monteiro se filia ao Podemos de olho eleições de 2026 e pauta industrial
Aeroporto de Petrolina receberá investimentos de R$ 56 milhões

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Mais Notícias