O feriado de Dia das Mães em 2023 deve movimentar R$ 284,9 milhões só em Pernambuco, um valor 9% mais baixo que o registrado em 2022. É o que revela o recorte local feito pela Fecomércio-PE na pesquisa encomendada pela Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que demonstrou uma queda de 4,1% na arrecadação deste ano, totalizando cerca de R$ 13 bilhões arrecadados em todo o Brasil. A pesquisa também observou uma sequência de queda no volume de vendas no último triênio.
Mesmo com essa queda no volume de vendas, outra pesquisa divulgada recentemente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE), demonstra que 78,2% dos pernambucanos pretendem celebrar o Dia das Mães em 2023. O ticket médio de consumo para a data foi estimado em R$178 para o comércio varejista, enquanto que para os restaurantes, o consumo médio foi estimado em R$193.
O feriado de Dia das Mães em 2023 deve movimentar R$ 284,9 milhões em Pernambuco. O valor, porém, é 9% mais baixo do que o registrado em 2022. O recorte local é feito pela Fecomércio-PE, tendo como base a pesquisa encomendada pela Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Os resultados de 2023 estarão em patamar semelhante aos de 2016.
A pesquisa da CNC traz dados nacionais e estaduais de volume de vendas, além de volume de vendas por segmento do varejo e expectativa de contratações temporárias. De o levantamento, o volume de vendas motivadas pelo Dia das Mães em 2023 deve totalizar cerca de R$ 13 bilhões em todo o Brasil. Apesar de expressivo, esse montante representa um recuo de 4,1% em relação ao Dia das Mães do ano passado.
Presentes para o Dia das Mães
A estimativa da CNC indica que o segmento de vestuários e calçados terá a maior parcela no volume de vendas do estado no Dia das Mães deste ano, faturando cerca de R$ 100 milhões, seguido por Farmácias e Perfumarias (R$ 79,78 milhões), Utensílios Domésticos e Eletroeletrônicos (R$ 38,21 milhões), Móveis e eletrodomésticos (R$ 31,98 milhões) e Hipermercados e Supermercados (R$ 26,52 milhões). A procura por itens de menor valor tende a pautar a escolha de presentes nesta data comemorativa, uma vez que esses produtos oneram menos o orçamento, sobretudo em contexto de persistente endividamento das famílias.
Além disso, a pesquisa da CNC estimou a geração temporária de 21,9 mil postos de trabalho em todo o país, uma queda de 7,4% na contratação realizada em 2022. O salário médio de admissão ficará em torno de R$1.667,50, 7,2% acima do valor médio pago no mesmo período do ano passado. Em Pernambuco, a expectativa é de contratação de 490 trabalhadores temporários, uma queda de 4,48% quando comparado ao Dia das Mães de 2022.
Outros fatores podem estar contribuindo para a queda nas vendas do Dia das Mães, como a instabilidade econômica do país e o já mencionado endividamento das famílias. Além disso, o aumento dos preços de produtos e serviços afeta a decisão de compra dos consumidores e impacta as vendas, principalmente de roupas, sapatos e maquiagens.
Leia também:
Raquel Lyra celebra investimento de R$ 1,2 bilhão do Grupo Heineken
Comissões da Alepe aprovam projeto de empréstimos para o Estado
Ambev faz investimentos de R$ 10 milhões para produzir marcas zero álcool
Raquel Lyra teve semana de negócios para Pernambuco
Dia do Trabalhador e dias trabalhados: chefes de executivo e Bolsonaro
Bolsonaro culpa medicação por vídeo golpista em 8 de janeiro
Dani Portela questiona transparência na contratação de empréstimo pelo governo
Vereadores repercutem aprovação de empréstimos de recursos para o Recife
Comissão do Senado chega a Pernambuco para discutir futuro da Hemobrás
Raquel Lyra faz giro pelo interior visitando e entregando obras