O sociólogo Salmito Filho foi nomeado como secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho após tomar posse como deputado estadual e se licenciar da Assembleia Legislativa do Ceará, nesta quarta-feira, primeiro de fevereiro. Entre seus desafios, ajudar a construir o planejamento estratégico do estado, onde os setores produtivos terão forte conexão com o ambiente tecnológico.
“Pretendemos aproveitar a infraestrutura tecnológica diferenciada do Ceará, com as conexões com cabo submarinos de fibra óptica, para criar polos em diversas regiões contempladas por campi universitários e escolas profissionalizantes. Faremos isso contemplando o capital, humano. O Ceará investiu muito em educação e vamos otimizar esse avanço criando polos de tecnologia para fortalecer nossas cadeias produtivas”, disse ao Movimento Econômico.
Após, aprovado pelo governador Elmano de Freitas, o planejamento integrará o Plano Plurianual que será encaminhado à Assembleia Legislativa do Ceará.
“Esse convite do governador Elmano me deixou muito honrado. E estamos, desde o primeiro dia útil de 2023, buscando informações e ouvindo todas as lideranças empresariais, federações, câmaras e o ex-secretário Maia Júnior. Nós estamos assumindo a Secretaria, agora de fato e de direto, com objetivo principal e seguindo a orientação do governador Elmano que é de garantir as conquistas e avançar ainda mais com novas conquistas. Esse será o nosso compromisso e assim será o nosso trabalho”, afirmou Salmito.
Perfil Salmito Filho
O deputado estadual Salmito Filho nasceu na capital cearense em 15 de outubro de 1974. É professor universitário; sociólogo; Mestre em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará – UECE; e atualmente cursa Doutorado em Políticas Públicas (UECE) e MBA em Gestão e Governança Pública – UNIPACE.
Foi vereador de Fortaleza de 2005 a 2018 e atualmente é deputado estadual reeleito para o quadriênio 2023 a 2026 com os votos de 56.624 cearenses.
Assumiu a presidência da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace) em 2019 e foi reconduzido ao cargo em 2021.
Como deputado estadual, eleito em outubro de 2018, integrou a bancada do Partido Democrático Trabalhista (PDT) na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará com foco para o desenvolvimento estratégico em todo o nosso estado.
Foi vice-presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e membro titular das comissões de Agropecuária e Educação.
Em agosto de 2021, foi eleito presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou o destino dos recursos das associações da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros no período de 2010 a 2020.
Foi eleito para o seu segundo mandato de deputado estadual em outubro de 2022 e tomou posse em primeiro de fevereiro, quando pediu licença do mandato para assumir, a convite do governador Elmano de Freitas, a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico.
Leia mais:
V.tal aposta alto no armazenamento de dados e inaugura seu 2º edge data center no CE
Eletrobras injeta R$ 883 milhões na Chesf, Furnas e Eletronorte, para projetos de sustentabilidade
Governo do estado promete acelerar obras de triplicação da BR 232
Sesi oferece 300 vagas para Cursos gratuitos
Entidades do setor produtivo fazem ressalva a juros altos
Paraíba será o primeiro estado a pagar o piso nacional da enfermagem
Justiça proíbe ordem de despejo e corte de energia do Grupo Americanas
Petrolina ganha cluster de inovação do Senai-PE
Há mais de 100 vagas de emprego abertas no setor de tecnologia
Feirão dos Privês prossegue até sábado com imóveis a partir de R$ 140 mil