
O presidente Lula assegurou à governadora Raquel Lyra recursos federais para a aquisição de 100 ônibus elétricos que entrarão em operação na Região Metropolitana do Recife (RMR). Os veículos substituirão parte da frota envelhecida e ampliarão a oferta de unidades com ar-condicionado no sistema metropolitano, atualmente com 2.482 ônibus em circulação e apenas 410 com refrigeração. O investimento está vinculado ao acordo de cooperação técnica para a reestruturação do Metrô do Recife, que prevê R$ 4 bilhões nos cinco primeiros anos da concessão, e R$ 57 milhões imediatos para intervenções nas estações.
A governadora Raquel Lyra afirmou quer colocar logo os ônibus em operação. “Conseguimos a garantia do governo federal para a aquisição de 100 ônibus elétricos com ar-condicionado. O recurso será repassado ao Estado, nós vamos comprar esses ônibus e colocá-los em funcionamento, reforçando o sistema e oferecendo mais conforto à população, enquanto avançamos na reestruturação do metrô para que a gente possa minimizar o sofrimento que a população.” A operação dos veículos ficará sob gestão estadual nas linhas integradas ao consórcio metropolitano, em sintonia com prefeitos do Recife, Camaragibe, Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho.
“Conseguimos a garantia do governo federal para a aquisição de 100 ônibus elétricos com ar-condicionado. O recurso será repassado ao Estado, nós vamos comprar esses ônibus e colocá-los em funcionamento, reforçando o sistema e oferecendo mais conforto à população, enquanto avançamos na reestruturação do metrô para que a gente possa minimizar o sofrimento que a população”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
Renovação dos ônibus
Atualmente, 2.493 veículos fazem parte da frota do Grande Recife, com 39,4% (982 ônibus) acima da vida útil recomendada. Sem renovações, projeções indicam que essa proporção pode chegar a 70% até o fim de 2026. Com a chegada das 100 unidades elétricas, o percentual de veículos antigos pode ser reduzido, mesmo que o impacto inicial seja restrito diante do tamanho total da frota. A substituição gradual é fundamental, segundo especialistas do setor, porque ônibus com vida útil ultrapassada demandam manutenção frequente, elevando custos operacionais e reduzindo disponibilidade.
A aquisição dos ônibus elétricos integra programas do Novo PAC para mobilidade sustentável, que oferece financiamento e repasses diretos para renovação de frotas urbanas. O setor privado também dispõe de R$ 184 milhões para 207 ônibus sustentáveis, além de um fundo de 80 milhões de euros — cerca de R$ 500 milhões — para apoiar 1.700 ônibus elétricos até 2030 em capitais como Rio de Janeiro, Salvador e Belo Horizonte. Pernambuco se insere nessa estratégia federal com a compra das 100 unidades, enquanto outros estados ampliam frotas com tecnologias Euro 6 e elétricas.
O reforço elétrico na RMR não altera de imediato a proporção total de veículos em circulação, mas representa um primeiro passo na transição para energia limpa e redução da idade média da frota, alinhado a metas nacionais de emissões e ao esforço de recuperação do metrô, articulado entre União, Estado e municípios.

Investimento no Metrorec
Paralelamente à introdução dos ônibus, o Estado iniciou intervenções emergenciais nos trechos críticos do Metrô do Recife. Nessa terça-feira (16), o presidente Lula anunciou um investimento de R$ 4 bilhões para a reestruturação e modernização do metrô do Recife, considerado um dos principais eixos de mobilidade da Região Metropolitana. Os recursos serão aplicados nos cinco primeiros anos após a assinatura do contrato de concessão do sistema, que terá prazo de 30 anos.
A governadora Raquel Lyra detalhou obras de substituição de dormentes, conserto de trilhos e melhorias do sistema de energia, acompanhadas de investimentos adicionais de R$ 150 milhões. O objetivo é reduzir riscos operacionais e manter a oferta durante a fase de modernização. A frota metroviária também receberá 11 vagões seminovos, substituindo unidades antigas enquanto são desenvolvidas soluções para aquisição de novos trens.
O secretário de Mobilidade e Infraestrutura, André Teixeira Filho, destacou que essas intervenções no metrô serão importantes para a manutenção do sistema. “Esses investimentos vão melhorar a mobilidade e permitir que a concessão fique de pé. Para agora, o foco será na compra de novos trens e na reforma das estações, e o presidente Lula prometeu a compra de 100 novos ônibus elétricos para que a Região Metropolitana possa ter uma melhor mobilidade”, destacou o secretário.
Veja também:
Lula anuncia R$ 4 bilhões para a reestruturação do metrô do Recife










