- Publicidade -

Lula anuncia R$ 4 bilhões para a reestruturação do metrô do Recife

investimento anunciado pelo presidente Lula para a modernização do metrô do Recife prevê novos trens, reforma de estações e obras imediatas
- Publicidade -
O anúncio realizado pelo presidente Lula para o metrô do Recife reuniu ministro, a governadora Raquel Lyra, o prefeito João Campos e a bancada pernambucana Foto: Ricardo Stuckert/PR
O anúncio realizado pelo presidente Lula para o metrô do Recife reuniu ministro, a governadora Raquel Lyra, o prefeito João Campos e a bancada pernambucana Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, anunciou nesta terça-feira (16) um investimento federal de R$ 4 bilhões para a reestruturação e modernização do metrô do Recife, considerado um dos principais eixos de mobilidade da Região Metropolitana. Os recursos serão aplicados nos cinco primeiros anos após a assinatura do contrato de concessão do sistema, que terá prazo de 30 anos.

O anúncio ocorreu em Brasília durante cerimônia que reuniu ministros, representantes da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, o prefeito do Recife, João Campos, e da bancada federal pernambucana. A governadora desmarcou parte de agenda desta terça-feira (16) em Pernambuco para comparecer à assinatura, após o convite do Governo Federal. Antes, de embarcar para a capital federal, Raquel Lyra, participou de um café da manhã com LIDE Mulher, onde palestrou para 150 liderança femininas e falou dos desafios de ser governadora em meio a um ambiente de machismo estrutural.

O investimento federal está inserido em um Acordo de Cooperação Técnica firmado entre a União, o Governo de Pernambuco e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), responsável pela modelagem da Parceria Público-Privada (PPP). O acordo estabelece a abertura de consulta pública e audiências para escuta da sociedade antes da publicação do edital.

“O governo federal não faltará com a palavra dada ao Estado de Pernambuco. O que estamos fazendo aqui é reafirmar ao povo pernambucano o nosso compromisso de melhorar o transporte urbano e garantir o direito de ir e vir das pessoas”, afirmou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O cronograma apresentado prevê a abertura formal do processo de estadualização e da modelagem da concessão em dezembro de 2025. Entre fevereiro e abril de 2026, o projeto passará por consulta e audiência pública. A análise pelos tribunais de Contas da União (TCU) e de Pernambuco (TCE-PE) está prevista até julho de 2026, com licitação até dezembro do mesmo ano e conclusão da estadualização até março de 2027.

Investimentos estruturais no metrô

A modelagem da concessão prevê investimentos de R$ 4 bilhões destinados à requalificação completa da infraestrutura ferroviária. Estão previstos a aquisição de 18 novos trens, quatro VLTs (Veículos Leves sobre Trilhos) e a reforma das 37 estações do sistema, com melhorias em acessibilidade, escadas rolantes, elevadores, coberturas, além de sistemas elétricos, hidráulicos e de telecomunicações.

Também estão incluídas obras de recuperação das vias permanentes, modernização da sinalização, dos sistemas de controle operacional e da rede de energia, além de intervenções voltadas à segurança das operações.

Além dos investimentos de longo prazo, o Governo Federal anunciou a aplicação imediata de R$ 57 milhões até dezembro de 2026 para obras civis, recuperação de estações e melhoria das condições de conforto e segurança. Durante o período de transição, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) incorporará 11 trens, adquiridos ou transferidos de outras regiões, para reforçar a operação.

Articulação federativa

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, destacou o impacto estruturador do projeto. “Estamos falando de um investimento estruturador, que vai transformar a mobilidade urbana e melhorar, de forma concreta, a vida de milhares de pernambucanos que dependem diariamente do metrô para trabalhar, estudar e acessar serviços. Cuidar do metrô é cuidar das pessoas”, afirmou.

A governadora Raquel Lyra ressaltou a importância do acordo para o Estado. “Desde o início da nossa gestão, assumimos o compromisso de enfrentar os desafios da mobilidade urbana e de buscar soluções estruturantes para o transporte público. Hoje damos um passo decisivo nessa direção com a assinatura do acordo de cooperação técnica entre o Governo Federal, o BNDES e o Governo de Pernambuco”, declarou.

Veja também:

Raquel Lyra confirma estadualização e concessão do Metrô do Recife

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -