
Por Yuri Costa, da Folha de Pernambuco
O novo presidente da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Pernambuco (Ademi-PE), Leonardo Pessoa de Queiroz, anunciou um acordo de cooperação técnica com o Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper) e o governo do estado para padronizar a legislação imobiliária na Região Metropolitana do Recife (RMR). A informação foi divulgada pelo gestor, durante visita à Folha de Pernambuco.
“Entre as pautas que a gente tem para este mandato está a conclusão e o andamento do acordo de cooperação técnica com o Insper e o governo do estado. É um acordo que vai ajudar a gente a ter um balizamento legislativo e habitacional em todo estado”, afirmou Pessoa de Queiroz.
Neste primeiro momento, a iniciativa será voltada apenas para os 14 municípios da RMR. Posteriormente, a expectativa é de que o projeto seja realizado em todo o estado. “Estamos começando na Região Metropolitana do Recife (RMR). Isso vai ajudar os municípios a estimularem e tirarem barreiras para a produção de habitação, de interesse social, especialmente econômica, voltada para a população que mais precisa de habitação, ajudando e visando reduzir o déficit habitacional no estado”, completou.
Iniciativa
Durante a visita, Pessoa de Queiroz ainda explicou que o Insper realizará um curso sobre políticas habitacionais a partir de junho. A capacitação contará com 50 participantes, composta por pessoas da iniciativa privada, pública e de movimentos sociais.
“A ideia é colocar todo mundo na mesma sala de aula, visitar todos os tipos de política pública para a redução do déficit habitacional, seja o Aluguel Social, o FAR, o Minha Casa Minha Vida, área de ocupação. A gente quer entender as necessidades de todo mundo”, afirmou.
Após o curso, o Insper conversará com todos os secretários municipais e prefeitos da RMR sobre a legislação e criará um ranking para determinar as cidades mais favoráveis para a construção de habitações de interesse social e como os municípios que estiverem na parte de baixo da lista podem melhorar. A iniciativa também conta com a colaboração do Condepe/Fidem e será coordenada pelo especialista, ex-vereador de São Paulo e ex-dirigente da Cohab de São Paulo, José Police Neto.
“A ideia é que depois do curso, o laboratório entre em campo para analisar todas as legislações. O Insper tem uma inteligência artificial que já faz as leituras, diz o que precisa fazer. Após esse trabalho, a ideia é apresentar aos prefeitos as contribuições que cada município pode fazer para estimular”, explicou.
Diálogo da Ademi-PE
Empossado oficialmente durante a 31ª edição do Troféu Ademi, no dia 29 de abril, Pessoa de Queiroz também elencou o diálogo como ferramenta importante para o seu mandato. O gestor estará à frente da entidade no biênio 2026-2027.
“A gente tem toda uma comunicação que queremos fazer com os movimentos sociais, com a Universidade Federal. A gente quer trazer o pessoal para debater e expor também as dificuldades que o nosso setor tem”, disse.
O gestor também citou que pretende desmistificar a ideia de que o setor imobiliário não está preocupado em trabalhar de forma coletiva. “Por muito tempo o mercado imobiliário era visto como um tubarão que destruía a cidade. Isso não é verdade. A gente tem nossa dificuldade, mas estamos querendo fazer parte da construção da cidade. Um dos nossos desafios é esse reposicionamento da nossa imagem para a população”, explicitou.
Leia mais: Construção civil vê crescer presença feminina na pintura imobiliária









