
A cadeia produtiva da apicultura em Alagoas deve ganhar nos próximos meses oito novas casas do mel. As unidades, que vão permitir o beneficiamento e processamento do produto serão implantadas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
A Companhia anunciou que o município de Japaratinga, no Litoral Norte de Alagoas, será contemplado com uma unidade. A Casa do Mel está sendo construída em um terreno localizado às margens da Rodovia AL-465, em Japaratinga, ocupando uma área total de 103,68 metros quadrados.
A estrutura contará com dois blocos: um destinado ao processamento do produto e outro voltado ao apoio administrativo. O prédio terá investimento de R$ 471 mil.
A casa do mel está sendo implantada em conformidade com as determinações do Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (Riispoa), do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Entre as adequações previstas está a implantação de um acesso único ao bloco de processamento, onde os usuários deverão passar por procedimentos de higienização das mãos e das botas antes de ingressar na área produtiva.
Para garantir o pleno funcionamento da unidade, ela será entregue totalmente equipada, com máquinas e equipamentos necessários às etapas de processamento do mel.
Entre eles estão garfo desoperculador, utilizado na retirada dos opérculos dos favos; centrífuga para extração do mel dos alvéolos; peneiras para filtragem de impurezas provenientes das etapas de desoperculação e centrifugação; e decantadores destinados ao armazenamento do mel já filtrado, favorecendo a separação de resíduos ainda presentes no produto.
O superintendente regional da Codevasf em Alagoas, João Paulo Tavares, destacou os esforços da Companhia para estruturar a cadeia produtiva da apicultura no estado por meio da implantação de unidades de beneficiamento de mel já adequadas aos padrões sanitários.
Além de Japaratinga, estão em implantação outras sete casas do mel nos municípios de Penedo, Senador Rui Palmeira, Traipu, Delmiro Gouveia, Roteiro, Girau do Ponciano e Pariconha.
A previsão da Codevasf é inaugurar em julho a unidade em Delmiro Gouveia e em outubro a do município de Traipu.
“A Codevasf está investindo de forma qualificada para fortalecer a cadeia produtiva da apicultura em Alagoas com a implantação de mais uma casa do mel totalmente adequada aos padrões sanitários, agora em Japaratinga. Queremos dar condições ao apicultor alagoano do Litoral Norte para que ele possa fornecer ao mercado um produto de qualidade, com segurança e adoção de boas práticas. Isso significa conquistar novos consumidores e ampliar a renda das famílias que vivem da atividade”, afirmou.
Casa do Mel fortalece produção no Litoral Norte de Alagoas
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) referentes a 2023, Alagoas produziu 515.190 quilos de mel, sendo o município de União dos Palmares o maior produtor do estado. A cadeia produtiva do mel avança não só no Sertão, mas também no litoral, com destaque para a produção de própolis.
Ao longo do litoral alagoano, de Maragogi à Coruripe, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e a União dos Produtores de Própolis Vermelha de Alagoas (Uniprópolis) tem desenvolvido ações para ampliar de 14 para 22 municípios a produção de própolis vermelha e mel.
A própolis vermelha de Alagoas é conhecida por suas propriedades medicinais e única no mundo devido à presença exclusiva da planta Dalbergia ecastophyllum, o “Rabo-de-Bugio”, encontrada nos manguezais do estado.
A incidência de manguezais ao longo do litoral alagoano indica municípios onde há grande potencial de produção de algumas modalidades de própolis.
Além do litoral, estudos da Uniprópolis indicam potencial para ampliar a produção para áreas do sertão, incluindo municípios como Água Branca, Delmiro Gouveia, Olho d’Água do Casado e Piranhas.
Leia mais: Alvoar estreia em julho em Alagoas com leite em pó e gera 180 empregos








