Economista Jorge Jatobá recebe a homenagem do BNB

A comenda entregue a jatobá é destinada a professores, pesquisadores e cientistas que se destacam por contribuições que elevam os conhecimentos sobre o Nordeste.

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Jorge Jatobá
Jorge Jatobá recebe comenda do BNB entregue pelo presidente Paulo Câmara/Foto: divulgação BNB

O economista e professor Jorge Jatobá, sócio da Ceplan Consultoria Econômica e Planejamento, foi homenageado com a Comenda Banco do Nordeste de Desenvolvimento Regional – categoria Acadêmica, durante a celebração dos 71 anos do BNB. Destinada a professores, pesquisadores e cientistas que se destacam por contribuições que elevam os conhecimentos sobre o Nordeste, a comenda foi entregue a Jorge Jatobá em cerimônia, na última quarta-feira (19), na sede do banco, em Fortaleza.

O presidente do BNB, Paulo Câmara, o ministro da Educação, Camilo Santana, e o governador do Ceará, Elmano de Freitas, prestigiaram o evento que contou ainda com as presenças do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão, e da senadora do Ceará Augusta Brito.

Ao agradecer a homenagem Jorge Jatobá saudou os presentes na pessoa de Paulo Câmara, lembrando que foi seu professor no curso de Economia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). “Aceito honrado a comenda. Como professor, pesquisador, gestor e consultor me esforcei para retribuir à sociedade os recursos investidos na minha formação básica e profissional”, declarou, citando em seguida quatro dos seus principais estudos sobre desenvolvimento regional e sua interface com mercado de trabalho e finanças públicas.

Estudos de Jatobá

“O primeiro foi a minha tese de doutoramento em Economia na Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos, em 1974. A tese mediu os impactos dos incentivos fiscais com base no IRPJ sobre o emprego na indústria de transformação do Nordeste (artigos 34/18). O segundo foi um estudo sobre desigualdades regionais no desenvolvimento brasileiro, financiado pelo Ipea e publicado em quatro volumes pela Sudene, nos anos oitenta. Nele, a região teve destaque na análise e nas proposições de políticas”, afirmou Jatobá.

Mais recentes, o terceiro e o quarto estudos levam a assinatura do economista como sócio da Ceplan. “Fizemos um trabalho, contratado pelo ETENE, há cerca de dez anos, sobre cenários alternativos para o desenvolvimento do Nordeste com o olhar para 2022. E agora estamos desenvolvendo estudos para o Consórcio de Governadores do Nordeste, evidenciando avanços e apontando como precisamos progredir para reduzir as diferenças de desempenho econômico e social com o Sul-Sudeste do país”, resumiu Jorge Jatobá.

Dos anos de trabalho com o BNB e com a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Ceará (CAEN/UFC), ele recorda diretores, professores e técnicos, todos fortemente comprometidos com o desenvolvimento da nossa região. “Sem citar nomes, para não ser injusto, quero prestar meus agradecimentos a todos que foram meus parceiros nesta missão. Mas em nome de todos eles agradeço a Hélio Moura, Rocha Magalhães, Nilson Holanda e a Osmundo Rebouças que foram fonte de inspiração para meu trabalho”, distinguiu Jatobá. 

Nos agradecimentos finais, ele falou aos companheiros da Ceplan, “com quem aprendo todos os dias” e destacou a sócia e, também economista, Tania Bacelar, por ter lhe inspirado a estudar o desenvolvimento regional do Nordeste.

Encerrando sua participação na cerimônia,  Jorge Jatobá compartilhou a Comenda do BNB com a esposa, Alexandrina Sobreira, e seus quatro filhos, lembrando o tempo subtraído da família em sua jornada dedicada à pesquisa, ao ensino, à gestão pública e à consultoria.

Leia também:

Muribeca pede barragem para combater enchentes

Governo do Estado anuncia edital para barragem de Panelas II

População e prefeitos cobram barragem do Engenho Pereira, obra de R$ 50 milhões

Governo estuda finalizar barragens por meio de PPP

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Mais Notícias