Recife terá voo direto para a cidade do Porto, em Portugal

Parceria da Prefeitura do Recife com o Ministério de Portos e Aeroportos, a Embratur e a Azul foi anunciada nesta quarta-feira (24), durante reunião em Brasília. O primeiro voo deve ocorrer em dezembro
Situada a 300 quilômetros de Lisboa, a cidade do Porto passa a ter uma conexão aérea direta com o Recife. Foto: YouTube/Reprodução

Capital nordestina que possui a mais antiga conexão aérea em atividade com Lisboa, iniciada em abril de 1967, o Recife passará a ter uma nova rota para Portugal, desta vez para a cidade do Porto. O primeiro voo deverá ocorrer em dezembro, sendo a Azul a companhia responsável pela ligação entre os aeroportos dos Guararapes-Gilberto Freyre e o Francisco Sá Carneiro.

O anúncio oficial foi feito nesta quarta-feira (24), durante reunião em Brasília que contou com a presença do prefeito do Recife João Campos, do secretário de Turismo e Lazer do Recife, Antonio Coelho, do ministro Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), e de representantes do Ministério do Turismo, da Embratur e da Azul.

“A gente anuncia hoje o voo entre Recife e a cidade do Porto, em Portugal, uma ação conjunta que consolida a nossa capital como o maior hub do Nordeste brasileiro. Será a única capital brasileira do Nordeste a ter um voo de companhia nacional direto para a Europa. Que a gente possa consolidar a aviação como instrumento de gerar emprego, desenvolvimento econômico e fortalecer a nossa cidade”, destacou o prefeito João Campos, durante o anúncio em Brasília.

Hub da Azul no Recife

Já o vice-presidente da Azul Linhas Aéreas, Fábio Campos, enfatizou que esta rota irá fortalecer o hub da empresa na capital pernambucana. “Hoje, Recife tem mais destinos diretos do que Guarulhos, então parem pra pensar na magnitude disso. Recife se tornou um lugar que todo Nordeste vai para pra poder se deslocar para outros lugares. Isso mostra a força do que o trabalho em conjunto pode resultar”, afirmou.

Fábio Campos ainda destacou que a adição deste voo é muito importante pro hub, porque não se trata apenas de mais uma rota. “É uma rota histórica. É a primeira vez que a gente vai ter a ligação de Recife ao Porto e é a primeira vez que a Azul vai fazer essa conexão e vai ser o único voo ligando o Nordeste e Europa desde a pandemia”, destacou.

- Publicidade -

A efetivação do voo Recife–Porto consagra a capital pernambucana como pioneira no Nordeste a oferecer voos diretos para Porto. Atualmente, apenas São Paulo e Rio de Janeiro mantêm essa conexão. A importância dessa rota também está evidenciada no crescente interesse dos pernambucanos por destinos europeus. A cidade portuguesa, por exemplo, é o 5º destino mais procurado pelos pernambucanos.

O mercado português tem uma grande relevância para os brasileiros. Cenário que é evidenciado nos numerosos voos diretos entre Brasil e Portugal, operados por diferentes companhias aéreas. Em março de 2024, foram 91 voos semanais, conectando o país europeu a várias cidades brasileiras.

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, ressaltou a importância da nova conexão da capital pernambucana. “Isso vai estimular muito o turismo de Pernambuco, do Nordeste. Há uma demanda grande, porque além de Recife, será um hub também desse voo, porque muita gente pode sair de outros destinos para ir direto para o Porto”, avaliou.

O Recife possui, atualmente, um voo diário para Lisboa e, a partir de junho, esse número passará a 13 voos semanais, via companhia aérea TAP. No momento, todavia, nenhuma companhia aérea oferece voos diretos entre o aeroporto do Recife e o de Porto. A maioria das rotas tem uma ou mais escalas, com histórico de conexão através da capital portuguesa.

Recife terá voo para a cidade do Porto, Portugal
A efetivação do voo Recife–Porto foi divulgada em reunião ocorrida nesta quarta-feira em Brasília. Foto: Divulgação

O secretário Antonio Coelho sublinhou, ainda, que essa conquista não só comprova a tendência de crescimento e o potencial de expansão do destino como confirma a retomada gradual da reinserção do Recife nas rotas aéreas internacionais, reduzidas durante a pandemia. A capital pernambucana contava com 14 voos diretos antes da pandemia, agora, após a retomada, são operados 5 voos semanais, demonstrando uma recuperação progressiva do mercado.

Segunda maior cidade de Portugal, o Porto tem cerca de 250 mil habitantes e está situado na região norte do país, a 300 quilômetros de Lisboa. Este importante centro urbano possui um acordo de geminação com o Recife assinado em 1981. Os vínculos de amizade entre as duas cidades têm sido mantidos pelos respectivos governos municipais. Trata-se de um acordo para fins de cooperação científica, tecnológica, econômica, política, social e cultural.

Somado a isso, a ligação entre Brasil e Portugal, além dos aspectos culturais e históricos, tem despertado o interesse dos portugueses em pontos como as experiências de sol e praia, natureza e aventura.

* Com informações da Prefeitura do Recife

Leia mais: NE voltará a ter voos diretos para EUA, Europa e África, mas rotas sumiram com a pandemia

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -