Fenearte abre as portas para economia criativa e espera movimentar R$ 40 milhões

O Sebrae parceiro estratégico da Fenearte desde a sua primeira edição, está investindo R$ 500 mil, para o apoio de 68 expositores de todas as partes do estado.
Edição 2022 da Fenearte
Foto: divulgação / Fenearte

A Fenerate abre as portas nesta quarta-feira (05) para sua 23 ª edição. A Feira Nacional de Negócios do Artesanato, que será realizada de hoje (05) a 16 de julho, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, terá sua solenidade de abertura realizada às 15h, com a presença da governadora Raquel Lyra.

Neste ano, a maior feira de artesanato da América Latina tem como tema “Loiceiros de Pernambuco – Arte da Terra, Poesia das Mãos”, e conta com investimento de R$ 8 milhões e expectativa de movimentação financeira superior a R$ 40 milhões nos 12 dias da feira.

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Reunindo mais de 5 mil expositores, entre artesãos de Pernambuco, de todo o Brasil e de diversos países, a Fenearte é uma realização do Governo do Estado de Pernambuco, através da Agência de Desenvolvimento de Pernambuco (Adepe).

Fenearte
Foto: Ascom _SPS

O Sebrae parceiro estratégico desde a sua primeira edição, está investindo R$ 500 mil, para o apoio de 68 expositores de todas as partes do estado, sendo 32 de artesanato, 24 do segmento de moda autoral e 12 da área de gastronomia regional. Os estandes estarão distribuídos no Espaço Sebrae de Economia Criativa, uma área de 540 m² dentro da feira.

Os expositores/empreendedores passaram por um processo de curadoria, que contou com quase 300 inscritos. A seleção realizada pelo Sebrae acontece depois da curadoria oficial da Fenearte, na qual o Sebrae também participa ativamente, com dois representantes. O espaço dedicado aos expositores apoiados pelo Sebrae ficará entre as ruas 16 e 17 e 18 e 21 do pavilhão do Centro de Convenções.

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Espaço Sebrae na Fenearte

A feira voltada para produtores, artesãos, criativos com marca autoral, empresários e produtores de gastronomia regional. Os selecionados para o Espaço Sebrae de Economia Criativa atendem a alguns critérios, como apresentação de produtos autorais, inovadores e feitos com matéria-prima regional e sustentável. Além de divulgar e vender seus produtos, os empresários terão a oportunidade de fechar negócios, recebendo encomendas para além do evento.  

A designer Fátima Silva sempre gostou de costurar, criar e experimentar. Ela começou fazendo peças para si mesma, até que passou a receber encomendas e decidiu empreender. É a terceira vez que a empresária leva a ‘Essencial Design Afetivo’ à Fenearte, sendo a primeira participação em 2013. “A Fenearte é um período de magia para nós, artesãs/criativas. Além de expor e comercializar, tem a riqueza da rede de contatos que é construída em um evento desse porte”, comenta. Este ano, Fátima participa da feira pela primeira vez com o apoio do Sebrae.

 O empresário Saulo dos Santos começou vendendo brownie na faculdade onde estudava. Ao longo dos últimos sete anos, ele vem se profissionalizando para fazer do ‘Brownie do Saulo’ um negócio de sucesso. Este ano é a sua estreia oficial na Fenearte, já que na última edição ele participou indiretamente, fornecendo seus produtos para alguns expositores. “Isso me fez abrir os olhos para esse mundo e, para mim, entrar em um evento desse porte significa uma vitrine, uma oportunidade de mostrar o meu trabalho para muitas pessoas e conseguir novos clientes”, diz Saulo. A sua estreia na Fenearte foi possível graças ao subsídio fornecido pelo Sebrae.

Edição 2022 da Fenearte
Foto: divulgação / Fenearte

Para os expositores apoiados pelo Sebrae, participar de um evento desse porte é uma oportunidade única de aumentar a carteira de clientes e fidelizar os atuais. Afinal, a Fenearte reúne empreendedores e compradores de todo o Brasil e de outros países.

Confira aqui a programação: link

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