V.tal faz nova investida milionária em Fortaleza

Chamado de “Mega Lobster”, a nova instalação da V.tal será cinco vezes maior que o edge data center inaugurado em fevereiro na mesma cidade.

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
V.tal
Edge data center da V.tal , o segundo em fortaleza/Foto: divulgação V.tal

Cerca de cinco meses após inaugurar o edge data center Big Lobster em Fortaleza, a V.tal anuncia que comprou um terreno na capital cearense para a construção de um novo data center hyperscale na cidade. Chamado de “Mega Lobster”, a nova instalação será cinco vezes maior que a anterior. A estrutura será totalmente integrada à estação de chegada de cabos submarinos e ao edge data center, localizados na Praia do Futuro.

Embora não revele o investimento, pelo aporte feito na unidade anterior dá para estimar o valor do atual projeto. Em fevereiro, quando inaugurou o Big Lobster, a empresa anunciou que o investimento foi de R$ 200 milhões, uma aposta forte no crescente negócio do armazenamento de dados em nuvem no Brasil. A unidade é a mais moderna entre os quatro em operação na América Latina, e conta com a certificação Tier III.

Big Lobster está totalmente integrado à cable landing station (CLS). Essa CSL que a V.tal opera desde 2002, tem um papel relevante para a internet brasileira: ela concentra o Ponto de Troca de Internet, o PIX do Ceará. A posição estratégica de Fortaleza é muito favorável e permite que a cidade receba em sua costa 17 cabos submarinos de fibra óptica com redes de dados dos Estados Unidos, África e Europa.

A V.tal explica que seu novo data center Mega Lobster se beneficiará da sua infraestrutura de fibra terrestre de alta capilaridade para oferecer às operadoras e OTTs ( empresas que fazem distribuição de conteúdos pela internet) as soluções completas de acesso o PIX Central do Ceará, que registra o segundo maior volume de tráfego de internet no Brasil.

Porque Fortaleza

A V.tal disse que a construção de mais um data center em Fortaleza reforça a sua estratégia de expansão da infraestrutura em hubs estratégicos de conectividade na região, para atender às crescentes necessidades digitais de empresas locais e globais.

Além de Fortaleza, a V.tal opera atualmente data centers no Rio de Janeiro e em Barranquilla, Colômbia, conectados por 26.000 quilômetros de cabos ópticos submarinos que ligam o Brasil à Argentina, Chile, Venezuela Colômbia, Bermudas e Estados Unidos. A empresa é detentora da maior rede neutra de fibra óptica do Brasil.

Entenda a V.tal

A V.tal é uma empresa global de soluções de infraestrutura digital fim-a-fim e detentora da maior rede neutra de fibra óptica no Brasil, que atende operadoras de telecom, provedores de internet, OTTs e tel-techs.

A empresa possui mais de 21 milhões de casas passadas disponíveis para o provimento de FTTH (Fiber To The Home), 26 mil quilômetros de cabos submarinos que ligam o Brasil à Argentina, Chile, Venezuela, Colômbia, Bermudas e Estados Unidos, além de edge data centers distribuídos entre Brasil e Colômbia.

A empresa possui portfólio integrado de soluções de conectividade e infraestrutura e é controlada pelos fundos de investimentos do BTG Pactual. É também signatária do Pacto Global da ONU em direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.

Leia também:

V.tal aposta alto no armazenamento de dados e inaugura seu 2º edge data center no CE

Fundos de Investimentos Climáticos vão apoiar projetos de hidrogênio verde em Pecém

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Mais Notícias