V.tal faz nova investida milionária em Fortaleza

Chamado de “Mega Lobster”, a nova instalação da V.tal será cinco vezes maior que o edge data center inaugurado em fevereiro na mesma cidade.
V.tal
Edge data center da V.tal , o segundo em fortaleza/Foto: divulgação V.tal

Cerca de cinco meses após inaugurar o edge data center Big Lobster em Fortaleza, a V.tal anuncia que comprou um terreno na capital cearense para a construção de um novo data center hyperscale na cidade. Chamado de “Mega Lobster”, a nova instalação será cinco vezes maior que a anterior. A estrutura será totalmente integrada à estação de chegada de cabos submarinos e ao edge data center, localizados na Praia do Futuro.

Embora não revele o investimento, pelo aporte feito na unidade anterior dá para estimar o valor do atual projeto. Em fevereiro, quando inaugurou o Big Lobster, a empresa anunciou que o investimento foi de R$ 200 milhões, uma aposta forte no crescente negócio do armazenamento de dados em nuvem no Brasil. A unidade é a mais moderna entre os quatro em operação na América Latina, e conta com a certificação Tier III.

- Publicidade -

Big Lobster está totalmente integrado à cable landing station (CLS). Essa CSL que a V.tal opera desde 2002, tem um papel relevante para a internet brasileira: ela concentra o Ponto de Troca de Internet, o PIX do Ceará. A posição estratégica de Fortaleza é muito favorável e permite que a cidade receba em sua costa 17 cabos submarinos de fibra óptica com redes de dados dos Estados Unidos, África e Europa.

A V.tal explica que seu novo data center Mega Lobster se beneficiará da sua infraestrutura de fibra terrestre de alta capilaridade para oferecer às operadoras e OTTs ( empresas que fazem distribuição de conteúdos pela internet) as soluções completas de acesso o PIX Central do Ceará, que registra o segundo maior volume de tráfego de internet no Brasil.

Porque Fortaleza

A V.tal disse que a construção de mais um data center em Fortaleza reforça a sua estratégia de expansão da infraestrutura em hubs estratégicos de conectividade na região, para atender às crescentes necessidades digitais de empresas locais e globais.

- Publicidade -

Além de Fortaleza, a V.tal opera atualmente data centers no Rio de Janeiro e em Barranquilla, Colômbia, conectados por 26.000 quilômetros de cabos ópticos submarinos que ligam o Brasil à Argentina, Chile, Venezuela Colômbia, Bermudas e Estados Unidos. A empresa é detentora da maior rede neutra de fibra óptica do Brasil.

Entenda a V.tal

A V.tal é uma empresa global de soluções de infraestrutura digital fim-a-fim e detentora da maior rede neutra de fibra óptica no Brasil, que atende operadoras de telecom, provedores de internet, OTTs e tel-techs.

A empresa possui mais de 21 milhões de casas passadas disponíveis para o provimento de FTTH (Fiber To The Home), 26 mil quilômetros de cabos submarinos que ligam o Brasil à Argentina, Chile, Venezuela, Colômbia, Bermudas e Estados Unidos, além de edge data centers distribuídos entre Brasil e Colômbia.

A empresa possui portfólio integrado de soluções de conectividade e infraestrutura e é controlada pelos fundos de investimentos do BTG Pactual. É também signatária do Pacto Global da ONU em direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.

Leia também:

V.tal aposta alto no armazenamento de dados e inaugura seu 2º edge data center no CE

Fundos de Investimentos Climáticos vão apoiar projetos de hidrogênio verde em Pecém

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -