BNDES financia R$ 88,5 mi para banda larga na Paraíba e Rio Grande do Norte

É o primeiro financiamento com recursos do FUST aprovado para o Nordeste
O financiamento visa expandir a internet em áreas rurais ou desassistidas na Paraíba e no Rio Grande do Norte, segundo o BNDES. Foto:Worawee Meepian/ Pixabay

Mais de mil quilômetros de rede de fibra óptica serão construídos em 24 municípios do Rio Grande Norte e da Paraíba, ampliando a internet de banda larga e os serviços de telecomunicações. Esta expansão será bancada por um empréstimo do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no valor de R$ 88,5 milhões com recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (FUST) para a Proxxima Telecomunicações S.A.

- Publicidade -

O FUST é bancado com recursos pagos pelos brasileiros nas contas de telefone. É a primeira operação do FUST aprovada para a Região Nordeste. Além da expansão da rede, o empréstimo vai melhorar a qualidade dos serviços de telecomunicações. Segundo o diretor de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior do BNDES, José Luis Gordon, o “investimento garantirá o acesso a tecnologias de conectividade, fundamentais para reduzir as desigualdades regionais e promover o desenvolvimento econômico e social de municípios da Paraíba e do Rio Grande do Norte”.

As redes de transporte de alta capacidade que serão construídas em municípios prioritários, obedecendo critérios definidos pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) em conjunto com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). Serão contempladas áreas rurais nos dois Estados. As redes de acesso previstas no projeto vão possibilitar a internet em fibra óptica a uma população de mais de 340 mil habitantes.

“A conectividade de alta capacidade é essencial para o desenvolvimento econômico, facilitando o acesso a oportunidades de negócios, educação e serviços de saúde”, afirma o diretor Gordon. O apoio está alinhado às políticas públicas de telecomunicações e à Nova Indústria Brasil, do Governo Federal.

- Publicidade -

O diretor presidente da Proxxima Telecomunicações S.A., Leonardo Gomes afirmou que “o financiamento é um marco para a conectividade no Nordeste e representa um salto significativo no compromisso da Proxxima com a inclusão digital. Estamos orgulhosos de liderar este projeto pioneiro, que trará avanços tecnológicos essenciais para o desenvolvimento social e econômico da região”.

A Proxxima Telecomunicações S.A. é uma empresa especializada no fornecimento de conexão de internet banda larga via fibra óptica, com sede em Campina Grande (PB) e surgiu da fusão de pequenos operadores que atuavam no interior da Paraíba, do Rio Grande do Norte, Pernambuco e Ceará. Fundada em 2021, é o quarto maior provedor de internet da região Nordeste.

Já o Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (FUST), com recursos geridos pelo BNDES, tem a finalidade de estimular o acesso às telecomunicações para permitir a expansão do acesso à internet em banda larga fixa e móvel, com qualidade e velocidade adequadas, e a ampliação do acesso à internet em banda larga em áreas onde a oferta seja inadequada, como áreas urbanas desatendidas, rurais ou remotas.

Leia também

Um Telecom cresce 21%, impulsionada pelo NE

Superplayer oferece TV por streaming de olho nos pequenos provedores do NE

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -