
Com a promessa de alavancar o turismo no litoral entre Alagoas e Pernambuco, o aeroporto de Maragogi iniciará na segunda quinzena de maio nova etapa do empreendimento, com o início das obras do terminal de passageiros. A previsão, segundo o Departamento de Estradas e Rodagens de Alagoas (DER) é de que as obras sejam totalmente concluídas no primeiro semestre do ano que vem. A pista será uma das maiores entre aeroportos em cidades do interior do Nordeste.
Segundo anúncio do próprio governo de Alagoas, o terminal de passageiros do Aeroporto de Maragogi terá 1.000 m² de área total e dois gates para embarque e desembarque. A parte interna tem previsão de quatro balcões para realização de check-in e um aparelho de raio-X para verificação de bagagens. Na parte administrativa, será erguido um edifício, com área de apoio ao pátio e um estacionamento com capacidade para 35 carros de passeio e 10 ônibus e vans.
O DER informou ao Movimento Econômico que as obras do terminal de passageiros serão iniciadas este mês e devem se estender até o segundo semestre deste ano. Após o fim da quadra chuvosa, o Departamento informou que pretende concluir a etapa de terraplenagem e a pista de pouso. O órgão manteve a informação de que as obras do aeroporto devem ser totalmente concluídas até o primeiro semestre de 2026.
O aeroporto Costa dos Corais tem R$ 371 milhões de recursos obtidos a partir de operação de crédito junto ao Banco do Brasil. Já foram pagos R$ 103 milhões, com 30% de serviços executados da obra, como um todo.

Com relação aos voos, a decisão só será tomada após a conclusão das obras, mas o Executivo Estadual já tinha divulgado que a operação do terminal será totalmente privada e haverá concessão a uma empresa. A previsão inicial é de que o Costa dos Corais possa receber semanalmente até 15 voos.
Aeroporto vai facilitar conexão com Pernambuco
Segundo governo de Alagoas, o Costa dos Corais promete trazer diversos benefícios para a economia do estado, mas também vai permitir que haja conexão com o Porto de Suape, em Pernambuco, já que sua pista permitirá a chegada e decolagem de voos de cargas, o que facilita o escoamento de produção dos dois estados.
O pátio de estacionamento comportará até duas aeronaves, com pista de taxiamento, via de acesso com total de 2,60 km, em pista dupla com canteiro central; sinalização horizontal e vertical, iluminação pública, ciclovia, calçadas, abastecimento de água e esgotamento sanitário. O aeroporto também terá um heliponto.
Pista será uma das maiores entre aeroportos do interior do Nordeste
Além da grande expectativa em torno do retorno turístico e econômico, o aeroporto Costa dos Corais também terá uma das maiores pistas entre os aeroportos de cidades do interior do Nordeste.
O projeto prevê uma pista de 2.200 metros de extensão, com 45 metros de largura, que poderá atender aeronaves do tipo A320 ou B 737-800, que são usadas em voos de longa duração.
A maior pista de pousos e decolagens entre cidades do interior da região está em Petrolina, em Pernambuco. No Aeroporto Senador Nilo Coelho, a pista tem 3.250 metros de extensão. Já o aeroporto de Fernando de Noronha possui pista com 1.950 metros.

A pista do aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, em Juazeiro do Norte, no Ceará, possui 1940 metros de comprimento por 45 de largura. Já em Mossoró, a pista do aeroporto Dix-Sept Rosado possui 2.000 metros de comprimento e 30 de largura.
No aeroporto de Porto Seguro na Bahia, a pista tem 2000 metros de comprimento por 45 de largura. O Aeroporto de Jericoacoara tem a mesma dimensão da pista que está sendo construída em Maragogi: 2.200 metros de extensão por 45 metros de largura.
O aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus, também na Bahia, tem pista de 1.577 metros por 45 de comprimento.
No Maranhão, o aeródromo de Barreirinhas, que facilita a chegada aos Lençóis Maranhenses, possui pista com 1.500 metros de extensão e 30 metros de largura.
Na paraíba, o aeroporto Presidente João Suassuna, em Campina Grande, possui pista com 1.565 metros de comprimento e 42 metros de largura. No Piauí, o aeródromo Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato, tem pista de 1.650 metros de comprimento por 45 metros de largura.
Leia Mais: Maragogi avança na recuperação de corais com ajuda da biotecnologia