Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Aeroporto de Maragogi vai iniciar obras de terminal de passageiros

Quando concluído, aeroporto de Maragogi terá uma das maiores pistas entre cidades do interior do Nordeste
Obras Aeroporto Maragogi
Aeroporto de Maragogi vai facilitar conexão entre Pernambuco e Alagoas, além de impulsionar turismo na região. Foto: Thiago Sampaio

Com a promessa de alavancar o turismo no litoral entre Alagoas e Pernambuco, o aeroporto de Maragogi iniciará na segunda quinzena de maio nova etapa do empreendimento, com o início das obras do terminal de passageiros. A previsão, segundo o Departamento de Estradas e Rodagens de Alagoas (DER) é de que as obras sejam totalmente concluídas no primeiro semestre do ano que vem. A pista será uma das maiores entre aeroportos em cidades do interior do Nordeste.

Segundo anúncio do próprio governo de Alagoas, o terminal de passageiros do Aeroporto de Maragogi terá 1.000 m² de área total e dois gates para embarque e desembarque. A parte interna tem previsão de quatro balcões para realização de check-in e um aparelho de raio-X para verificação de bagagens. Na parte administrativa, será erguido um edifício, com área de apoio ao pátio e um estacionamento com capacidade para 35 carros de passeio e 10 ônibus e vans.

O DER informou ao Movimento Econômico que as obras do terminal de passageiros serão iniciadas este mês e devem se estender até o segundo semestre deste ano. Após o fim da quadra chuvosa, o Departamento informou que pretende concluir a etapa de terraplenagem e a pista de pouso. O órgão manteve a informação de que as obras do aeroporto devem ser totalmente concluídas até o primeiro semestre de 2026.

O aeroporto Costa dos Corais tem R$ 371 milhões de recursos obtidos a partir de operação de crédito junto ao Banco do Brasil. Já foram pagos R$ 103 milhões, com 30% de serviços executados da obra, como um todo.

Obras aeroporto Costa dos Corais Maragogi
Obras no aeroporto de Maragogi devem ser concluídas totalmente no primeiro semestre de 2026. Foto: DER/AL

Com relação aos voos, a decisão só será tomada após a conclusão das obras, mas o Executivo Estadual já tinha divulgado que a operação do terminal será totalmente privada e haverá concessão a uma empresa. A previsão inicial é de que o Costa dos Corais possa receber semanalmente até 15 voos.

- Publicidade -

Aeroporto vai facilitar conexão com Pernambuco

Segundo governo de Alagoas, o Costa dos Corais promete trazer diversos benefícios para a economia do estado, mas também vai permitir que haja conexão com o Porto de Suape, em Pernambuco, já que sua pista permitirá a chegada e decolagem de voos de cargas, o que facilita o escoamento de produção dos dois estados.

O pátio de estacionamento comportará até duas aeronaves, com pista de taxiamento, via de acesso com total de 2,60 km, em pista dupla com canteiro central; sinalização horizontal e vertical, iluminação pública, ciclovia, calçadas, abastecimento de água e esgotamento sanitário. O aeroporto também terá um heliponto.

Pista será uma das maiores entre aeroportos do interior do Nordeste

Além da grande expectativa em torno do retorno turístico e econômico, o aeroporto Costa dos Corais também terá uma das maiores pistas entre os aeroportos de cidades do interior do Nordeste.

O projeto prevê uma pista de 2.200 metros de extensão, com 45 metros de largura, que poderá atender aeronaves do tipo A320 ou B 737-800, que são usadas em voos de longa duração.

A maior pista de pousos e decolagens entre cidades do interior da região está em Petrolina, em Pernambuco. No Aeroporto Senador Nilo Coelho, a pista tem 3.250 metros de extensão. Já o aeroporto de Fernando de Noronha possui pista com 1.950 metros.

Aeroporto de Petrolina
Aeroporto de Petrolina foi reformado e ganhou ampliação em 2024. Foto: Divulgação

A pista do aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, em Juazeiro do Norte, no Ceará, possui 1940 metros de comprimento por 45 de largura. Já em Mossoró, a pista do aeroporto Dix-Sept Rosado possui 2.000 metros de comprimento e 30 de largura.

No aeroporto de Porto Seguro na Bahia, a pista tem 2000 metros de comprimento por 45 de largura.  O Aeroporto de Jericoacoara tem a mesma dimensão da pista que está sendo construída em Maragogi: 2.200 metros de extensão por 45 metros de largura.

O aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus, também na Bahia, tem pista de 1.577 metros por 45 de comprimento.

No Maranhão, o aeródromo de Barreirinhas, que facilita a chegada aos Lençóis Maranhenses, possui pista com 1.500 metros de extensão e 30 metros de largura.

Na paraíba, o aeroporto Presidente João Suassuna, em Campina Grande, possui pista com 1.565 metros de comprimento e 42 metros de largura. No Piauí, o aeródromo Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato, tem pista de 1.650 metros de comprimento por 45 metros de largura.

Leia Mais: Maragogi avança na recuperação de corais com ajuda da biotecnologia

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -