Maceió entra no Top 20 dos maiores consumidores de artigos para decoração

O município ficou à frente das outras cidades que compõem o Top 20 da lista: São Bernardo do Campo (18ª), São Luís (19ª) e Florianópolis (20ª).
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O mercado de varejo de decoração movimentou mais de R$ 96 bilhões em 2022/Imagem de Tung Nguyen por Pixabay

Pesquisa inédita realizada pela ABCasa (Associação Brasileira de Artigos para Casa, Decoração, Presentes, Utilidades Domésticas, Festas e Flores) em parceria com o IEMI (Instituto de Estudos e Marketing Industrial) coloca Maceió no Top 20 das cidades que mais consomem artigos para decoração. 

A capital alagoana saltou 19ª posições, de 36ª em 2019 para a 17ª colocação em 2022, entrando no ranking das 20 maiores cidades em consumo de artigos para casa, decoração, presentes e utilidades domésticas. 

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Na participação no consumo total da categoria de 0,4% (2019) para 0,5% (2022), houve um aumento significativo de 0,1% em um curto período de tempo. 

O município ficou à frente das outras cidades que compõem o Top 20 da lista: São Bernardo do Campo (18ª), São Luís (19ª) e Florianópolis (20ª).

Cenário Nacional da decoração

De acordo com o estudo apresentado pela ABCasa, o mercado de varejo de artigos para casa, decoração, presentes, celebrações e utilidades domésticas do Brasil apresentou números expressivos em 2022, revelando um setor robusto e em crescimento constante, que movimentou mais de R$ 96,3 bilhões no ano passado, envolvendo 238,8 mil pontos de venda em todo o país.

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Dentre esses pontos de venda, 135,2 mil são lojas de varejo especializadas em artigos para casa, decoração, presentes e utilidades domésticas, enquanto 103,7 mil são pontos de venda de varejo não especializado, incluindo lojas de departamentos, variedades e home centers.

“É importante ressaltar que o nosso setor empregou um total de 2,7 milhões de pessoas em 2022, tanto em lojas especializadas como em varejistas não especializados,” aponta Eduardo Cincinato, presidente da ABCasa. 

A produção local de artigos para casa, decoração, presentes e utilidades domésticas em 2022 correspondeu a R$ 54 bilhões, em valores líquidos, sem impostos, por meio de 25,9 mil unidades produtoras que empregam diretamente 458,5 mil funcionários.

No que diz respeito ao comércio exterior, o setor de artigos para casa, decoração, presentes e utilidades domésticas fez importações no valor de US$ 1,3 bilhão em valores FOB (Free on Board) em 2022. Paralelamente, as exportações brasileiras desses produtos somaram US$ 897 milhões, também em valores FOB, no mesmo período.

Outro destaque dessas estatísticas é o consumo residencial nas principais cidades brasileiras. Entre as dez maiores cidades em consumo de artigos para casa, destacam-se: São Paulo com 9,2%, Rio de Janeiro com 4,5%, Brasília com 2,6%, Porto Alegre e Belo Horizonte, ambos com 2,4%. Esses municípios são vitais para o mercado de varejo desse setor.

Segundo o presidente da ABCasa, esses dados demonstram a vitalidade e a importância do mercado de artigos para casa, decoração, celebrações, presentes e utilidades domésticas no Brasil. 

“O nosso setor, ao lado da construção civil, teve um aumento expressivo no pós-covid 19 e o resultado direto foi o aumento no número de lojas, produção e profissionais ligados ao segmento. Houve uma mudança de mentalidade do consumidor final, que passou a ter um novo olhar para a casa e hoje investe mais em decoração”, destaca Eduardo Cincinato.

A ABCasa é uma entidade sem fins lucrativos, que se constitui como a mais representativa do setor, e com mais de 650 associados, a organização auxilia na maturação do mercado de artigos para a casa e celebração, oferecendo conteúdos, estudos setoriais e organizando eventos importantes que geram excelentes oportunidades de negócios aos associados.

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