Motoristas de aplicativos serão isentos do pagamento do IPVA em Alagoas

A Sefaz-AL está convocando as empresas que trabalham com transporte por aplicativo para que elas apresentem a relação de seus motoristas para o órgão.
motorista de aplicativo
Para que o benefício seja concedido, o motorista de aplicativo precisa fazer um credenciamento junto à Sefaz/Foto: Pixabay

Por Matheus Guilherme / Ascom Sefaz

A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) regulamentou a lei que concede isenção de Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para automóveis de fabricação nacional, de propriedade de Microempreendedor Individual (MEI), cujo titular seja motorista por aplicativo. O Edital Sure Nº 73/2023 foi publicado no Diário Oficial do Estado de Alagoas (DOE) desta sexta-feira (10).

- Publicidade -

A iniciativa faz parte da segunda etapa do Programa Correria, do Governo do Estado, que altera a Lei Estadual Nº 6.555, de 30 de dezembro de 2004, adicionando ao grupo dos beneficiados com a isenção, além dos proprietários de motocicletas de fabricação nacional de até 175cc, os motoristas de aplicativos.

Para que o benefício seja concedido é necessária a realização de um credenciamento junto à Sefaz, por parte das operadoras de transporte de aplicativos, para fornecimento de informações. As empresas deverão enviar e-mail para a Chefia do IPVA da Sefaz ([email protected]), com o assunto: ‘Credenciamento operadora de transporte por aplicativo’.

Junto ao e-mail de solicitação deverão ser inseridos o pedido de credenciamento devidamente preenchido, conforme modelo constante do anexo único do edital; contrato social em formato PDF; documento de identificação do titular, sócio-gerente, administrador, diretor ou equivalente, em formato PDF; se o requerimento for efetuado por procurador, deverá ser juntada a respectiva procuração, por instrumento público ou particular, também em formato PDF.

- Publicidade -

“Essa é mais uma etapa do Programa Correria. Agora, a Secretaria de Estado da Fazenda está convocando as empresas que trabalham com transporte por aplicativo para que elas apresentem a relação de seus motoristas para o órgão, apontando quem atinge os requisitos para que se conceda a isenção do IPVA. O objetivo do Governo do Estado é, justamente, conceder a isenção para aqueles que mais precisam do automóvel como um instrumento de trabalho”, afirma o superintendente da Receita Estadual, Francisco Suruagy.

O prazo para a solicitação do credenciamento, relativamente ao ano de 2023, se encerra em 31 de março de 2023. Após o recebimento, a Chefia de IPVA deverá informar ao interessado acerca do deferimento ou não do credenciamento.

Leia também:

Alagoas adota tecnologia inovadora para piscicultura familiar
Mercado financeiro eleva projeção da inflação de 5,9% para 5,96%
Moraes liberta mais 130 pessoas presas por atos golpistas de janeiro
Potencial de H2V do NE, faz Reino Unido se aproximar dos portos de Pecém e Suape
Justiça suspende pagamento a 1,3 mil credores das Lojas Americanas
Construção, energia e comércio seguram o crescimento do PIB de Pernambuco em 2022
Moraes autoriza visita de deputados a presos em 8 de janeiro
Apenas 23% dos que trabalham em transporte por aplicativo pagam INSS
Emprego sem carteira assinada atingiu volume recorde em 2022
Trabalho por aplicativo será regulamentado neste 1º semestre, diz ministro
Artigos dos economistas da Ceplan publicados pelo ME
“Pejotização” se fortalece como tendência do mercado de trabalho
PIB de 2,9% coloca perspectivas de crescimento da economia com Lula em bases fracas

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -