Suape participa do Fórum Brasil Export e busca fomentar novos negócios em 2023

O evento aconteceu em Brasília e reuniu lideranças do setor econômico e dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário
Suape participa do Brasil Export
O diretor-presidente do Porto de Suape, Marcio Guiot, prestigiou o lançamento do evento. Foto: Saulo Cruz / Brasil Export

Com o objetivo de incrementar o volume de negócios no Porto de Suape, o diretor-presidente da estatal pernambucana, Marcio Guiot, participou do lançamento do Fórum Brasil Export 2023, considerado um dos principais eventos do setor logístico portuário do Brasil. O encontro aconteceu no Clube Naval, em Brasília, na última terça-feira (7) e reuniu mais de 400 lideranças do segmento e autoridades públicas dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. A edição nacional deste ano acontecerá entre 16 e 18 de outubro, na capital federal, e o atracadouro pernambucano marcará presença para debater importantes temas da cadeia produtiva. No âmbito regional, o encontro ocorrerá em abril próximo, em João Pessoa, capital paraibana.

“Participar de um evento desta magnitude reforça o compromisso do Complexo de Suape com a atração de novos negócios e soluções inteligentes para a cadeia logística portuária. A expectativa para 2023 é de aumento de 8% no volume de cargas, ampliando, cada vez mais, nosso raio de atuação e consolidando o porto como um local seguro para atrair novos players do Brasil e do exterior. Para isso, estamos investindo em inovação e na capacitação dos colaboradores, a fim de fortalecer e agilizar as operações portuárias”, afirmou Guiot.

- Publicidade -

O jantar de lançamento do Brasil Export 2023, também chamado de Fórum Nacional de Logística e Infraestrutura Portuária, foi marcado pela divulgação dos novos conselheiros do fórum, da data do evento nacional e do calendário das edições regionais. O CEO do Brasil Export, Fabrício Julião, realizou a apresentação do cronograma, dando as boas-vindas aos participantes que vieram de todas as partes do país. Para o encontro nacional, estão confirmadas as presenças dos ministros de Portos e Aeroportos, Marcio França; da Defesa, José Múcio; e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes. No exterior, além de mais uma edição em Portugal, haverá dois encontros inéditos: um no Uruguai (Mercosul Export) e outro em Singapura (Ásia).

A consolidação do fórum permanente foi destaque na fala do presidente do Conselho Nacional do Brasil Export, José Roberto Campos. “É um sucesso a expansão do Brasil Export, que começou no período da pandemia, com tudo virtual e, mesmo assim, alcançamos índice de presença muito significativo. O que nasceu de uma semente de santistas virou um evento com participação de zonas muito importantes no Brasil”, pontuou. O Fórum Brasil Export reúne as principais autoridades e lideranças empresariais do país com o objetivo de fomentar o diálogo, incentivar a inovação e gerar conhecimentos. A junção de agentes privados e públicos nas ações do movimento é fundamental para acelerar o desenvolvimento econômico brasileiro.

Intercâmbio

Ao longo do ano, reuniões e encontros técnicos online serão promovidos pelos conselhos regionais e temáticos. Todas as ações do Brasil Export e a atuação dos conselheiros estão voltadas para colaborar com os projetos de ampliação da infraestrutura nacional de transportes, passando por ferrovias, rodovias, portos, aeroportos, hidrovias e respectivos sistemas logísticos, a partir de investimentos diversificados, em sintonia com uma política de desenvolvimento sustentável e de distribuição de riquezas.

- Publicidade -

O ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, elogiou a formulação das agendas do fórum em todas as regiões do país e disse que a iniciativa “oportuniza o setor público e privados a pensarem, fazerem escolha e construir um ambiente de escolhas em um país de muitas diferenças e sempre desafiador na construção de políticas de consenso”. Já o ministro de Porto e Aeroportos, Márcio França, destacou que as atividades da pasta fazem parte da soberania nacional e encerrou o evento de lançamento do calendário de fóruns do Brasil Export com a seguinte afirmação: “Vamos olhar para frente e, sempre, buscando o entendimento”.

Sobre Suape

Fundado há 44 anos, no Litoral Sul de Pernambuco, entre os municípios de Ipojuca e Cabo de Santos Agostinho, o Complexo Industrial Portuário de Suape é considerado a âncora e a locomotiva do desenvolvimento do Estado, atraindo grandes empreendimentos em suas cadeias produtivas. Situado a apenas 40 quilômetros do Recife, ocupa um território de 17,3 mil hectares (incluindo áreas adjacentes). Em 2022, apresentou crescimento de 12%, movimentando 24,7 milhões de toneladas de carga. O porto é líder nacional na movimentação de granéis líquidos (derivados de petróleo) e no transporte de cabotagem (entre os portos do Brasil), além de ocupar o primeiro lugar em cargas conteinerizados do Norte/Nordeste.

O complexo soma investimentos privados de 74,5 bilhões de reais desde a sua inauguração, com mais de 220 empresas em funcionamento, que geram mais de 40 mil postos de trabalho. Suape é exemplo de desenvolvimento econômico com equilíbrio socioambiental, tendo 59% do território ocupado pela estatal pernambucana compõe a Zona de Preservação Ecológica (ZEPC).

Leia também:

Indústria da pesca pede ao governo estímulo à exportação e garantia de matéria prima

WeWork: Chega a Recife plataforma de aluguel de espaços flexíveis para trabalhar

Percentual de famílias endividadas se mantém em 78%

Paraíba espera 80% de ocupação em hotéis e pousadas neste Carnaval

Tesouro pretende parcelar compensação do ICMS, dizem governadores

Cade aprova aquisição de área do EAS pela APM Terminals, mas investigará stalking horse

Pesquisadores apresentam modelo americano de prevenção de alagamentos aplicável ao Recife

Auxílio-moradia pago por prefeituras a vítimas de tragédias de chuvas é pelo menos metade do que deveria ser, afirma economista

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -