Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Do Ceará para o Caribe: Cuba é 33º país alcançado pela Cerbras

Empresa de Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza, a Cerbras exporta mais de 6 mil m² de cerâmica para Cuba e reforça presença internacional a partir dos portos cearenses
Bruno Brandão
Bruno Brandão
De Fortaleza
A fábrica da Cerbras, na Região Metropolitana de Fortaleza, tem uma produção de 48 milhões por ano - Foto: Cerbras/Divulgação
A fábrica da empresa, na Região Metropolitana de Fortaleza, tem uma produção de 48 milhões de metros quadrados de revestimento por ano. Foto: Cerbras/Divulgação

No mapa das exportações da Cerbras, uma das principais fabricantes brasileiras de revestimentos cerâmicos e porcelanatos e a única do Nordeste a produzir em grandes formatos, o 33º país alcançado a partir dos portos de Pecém e de Mucuripe recebeu o seu alfinete em março. Cuba recebeu o carregamento de mais de seis mil metros quadrados de cerâmica — o equivalente a quase nove toneladas —, ampliando o mercado internacional da empresa que tem sede em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza.

O lote enviado ao país caribenho incluiu 15 tipologias distintas de cerâmicas, com destaque para os modelos Quartzo Branco, Araripe Bege e Manaus Conza, nos formatos 33×46 cm e 46×46 cm. A variedade reforça a capacidade da Cerbras de atender às especificidades de mercados internacionais, com um portfólio voltado à competitividade e à inovação.

A nova linha de produção da companhia conta com maquinários desenvolvidos na Itália e na Espanha, referências globais em design e tecnologia no setor cerâmico.

A família Mota, à frente da administração da empresa - Foto: Cerbras/Divulgação
A gestão da empresa é conduzida pela família Mota. Foto: Cerbras/Divulgação

Exportações em crescimento

A empresa já possui atuação consolidada em regiões como Estados Unidos, América Latina, Europa e África. O maior volume de exportações é destinado ao mercado norte-americano, onde a demanda por produtos de alto padrão tem contribuído para a expansão da marca.

A logística de exportação envolve processos rigorosos de controle de qualidade e planejamento, realizados principalmente via Porto do Pecém, no Ceará. O Porto de Mucuripe também é utilizado conforme a estratégia definida para cada mercado.

- Publicidade -

“Trabalhamos com um mix bem variado de produtos nas exportações, buscando atender às características e preferências de cada mercado. Alguns modelos se destacam pelo alto volume exportado, o que se deve à sua aceitação internacional, competitividade e ao nosso foco constante em inovação”, explica a assistente comercial Neusa Mariely Gomes.

A fábrica da Cerbras, localizada em Maracanaú - Foto: Cerbras/Divulgação
A fábrica da Cerbras, localizada em Maracanaú, tem 119 mil metros qiadrados de área construída. Foto: Cerbras/Divulgação

Cerbras tem sustentabilidade como pilar

A fábrica da Cerbras conta com 1.300 colaboradores e uma área construída de 119 mil m² em Maracanaú. A capacidade instalada supera 48 milhões de metros quadrados de revestimentos por ano.

Além de forte presença no Norte e Nordeste, a empresa prepara estratégias para ampliar sua atuação em outras regiões do Brasil, como Sul e Sudeste. De acordo com a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), o setor cerâmico cearense exportou US$ 28 milhões em 2023, representando cerca de 10% da produção nordestina.

“O compromisso com a qualidade, a inovação e a satisfação dos clientes em todo o mundo reforça nosso papel no desenvolvimento da economia cearense e brasileira, gerando empregos e renda”, afirma o diretor comercial Leonardo Vasconcelos.

Com mais de 30 anos de operação, a Cerbras adota práticas sustentáveis e foi pioneira no uso de biogás nos processos produtivos. Também realiza o reuso de água industrial como parte do compromisso com a responsabilidade ambiental. 

Leia mais:

Ceará supera número de exportações no primeiro trimestre de 2025
Chuva, tecnologia e castanhas são os protagonistas da alta no PIB do CE

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -