Após uma reestruturação iniciada no ano passado, o grupo ABA Global Education começa o ano com mudanças no organograma e um crescimento de 20% no número de alunos matriculados. Embora seja uma instituição sem fins lucrativos, a ABA não está impedida de gerar lucro e vem mantendo o crescimento orgânico dos últimos exercícios, apesar da pandemia da covid-19. Para 2023, a projeção é uma evolução na casa dos 7,2% e um faturamento em torno de R$ 36,9 milhões.
Nesta quarta-feira, 1° de fevereiro, início do ano letivo, as unidades dos Aflitos e de Boa Viagem, no Recife, receberão 600 novos alunos, quase 20% acima dos 503 que entraram em 2022, quando o faturamento também cresceu cerca de 20% e fechou em R$ 34,4 milhões.
A ABA criou três novas diretorias para dar suporte à direção geral: a Diretoria de Ensino de Inglês e de Relações Internacionais; a Diretoria de Ensino Bilíngue e a Diretoria Administrativo-Financeira.
Fundada há 35 anos, no Recife, por um grupo de ex-bolsistas dos Estados Unidos que atenderam à proposta do governo americano de desenvolver o ensino da língua inglesa no Brasil, a instituição é um dos centros bi-nacionais ligados à embaixada americana no país e representante do Education USA, órgão oficial do Departamento de Ensino dos EUA.
A chancela institucional favorece a expansão da educação de alto nível, formando alunos para o mercado global com a metodologia da Maple Bear, líder mundial no ensino bilíngue, do infantil à High School (ensino médio, no Brasil). Os resultados aparecem em reconhecimentos internacionais como a Certificação IB, da International Baccalaurate World Schools, com sede na Suíça.
Almejada pelas melhores instituições de ensino do mundo, a qualificação é reconhecida em 150 países onde a certificação IB pode ser um passaporte para graduações e especializações profissionais. No Nordeste, só três escolas que adotaram os parâmetros de qualidade da IB receberam a certificação – uma delas foi a ABA, a única em Pernambuco.
Estas credenciais, fornecidas pelo tempo e investimentos em pessoal e novas tecnologias, são fortes aliadas para os planos de expansão revelados neste início de ano. Entre eles, oferecer a high school (ensino médio), na unidade dos Aflitos, e o ensino infantil na de Boa Viagem, daqui a dois anos.
“As novas diretorias formam o Núcleo Gestor para o crescimento que projetamos. É como uma trilha com muitas possibilidades de novos negócios para o grupo e de carreiras para os colaboradores. Vamos precisar contratar mais, fazer reformas na arquitetura e oferecer novos serviços aos nossos alunos que começam aos dois anos e seguem pela vida adulta, muitos visando formação ou especialização no exterior”, declara o diretor geral da ABA Global Education, Daniel Santos.
Novos diretores da ABA
Danyelle Marina Silva assume a Diretora de Ensino de Inglês e de Relações Internacionais. Cabe a ela aprimorar as metodologias de ensino, propor novos cursos e materiais, assistir os professores no desenvolvimento de suas carreiras e conectar alunos ao mundo, especialmente aos EUA, através do EducationUSA.
Maria do Rozário Botelho é anova diretora de Ensino Bilíngue. Ela será responsável pelos ensinos Infantil, Fundamental e Médio, mantendo o relacionamento com pais e responsáveis e com parceiros e certificadores de ensino, como a Maple Bear e o IB. Seu trabalho é comprometido, diretamente, com a excelência na formação dos alunos.
O novo diretor Administrativo-financeiro é Valmir Ramos de Souza. Cabe a ele realizar o controle das áreas de finanças e todas as atividades administrativas. Ele irá responder pelo planejamento e gerenciamento da operação comercial da instituição. Outra atribuição, será manter a ABA em compliance com leis, normas e regulamentos internos e externos.
Leia também:
Conteúdo especial sobre montadora da Stellantis aponta para oportunidades de negócios em PE
Montadoras entram na era digital e se tornam mobility tech company
Smart cars chegam para revolucionar as cidades
Stellantis ampliará rede de fornecedores para avançar com descarbonização
Márcio Guiot é indicado para presidência do Porto de Suape
Com currículo vasto, Márcio Guiot é recebido com entusiasmo para comandar Suape
Sindicatos pedem atuação do Ministério do Trabalho na crise das Lojas Americanas