Com currículo vasto, Márcio Guiot é recebido com entusiasmo para comandar Suape

Ao escolher o nome de Márcio Guiot para Suape, Raquel Lyra repete a fórmula usada na indicar secretariado.
Consad vota nesta quarta-feira o nome do novo presidente de Suape/foto

Por Patrícia Raposo e Lara Tôrres

O carioca Márcio Guiot, indicado para assumir o comando do Complexo Portuário Industrial de Suape, é um ilustre desconhecido entre os pernambucanos. No entanto, seu currículo contribui para que o seu nome tenha sido bem recebido no meio econômico e empresarial. E certamente será aprovado pelo Conselho de Administração de Suape, que se reúne no dia 1º de fevereiro.

- Publicidade -

Márcio Guiot traz uma experiência gigantesca para Suape. E, embora tenha conhecimento técnico específico na área portuária, ele também reúne um conjunto de competências que cumprem o requisito necessário para a gestão do complexo industrial de Suape”, disse o secretário de desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Guilherme Cavalcanti. “A formação em ESG de Guiot se encaixa no propósito defendido pelo governo do estado de elevar o nível de governança no complexo portuário”, completou.

Guilherme Cavalcanti, Secretário de Desenvolvimento Econômico de PE
Guilherme Cavalcanti atesta segurança jurídica para contratos de Suape/Foto: divulgação

Segurança jurídica em Suape

O secretário garantiu segurança jurídica para os compromissos estabelecidos por Suape . “Pernambuco não está em condição de rejeitar investimentos e todo os compromissos firmes estabelecidos por Suape que demandarem a nossa diligência e competência, a gente vai cumprir. Não significa dizer que não possamos melhorar o que foi projetado para Suape”, acrescentou.

Repercussão

“Tive as melhores referências dele”, disse o ex-presidente de Suape, Leonardo Cerquinho, que está entre os que aprovou a indicação: “É um perfil muito bom. Márcio Guiot é uma pessoa com excelente reputação no mercado”, disse ao Movimento Econômico.

- Publicidade -

Sandro Prado, economista e professor da UPE, destacando a importância do Complexo Industrial Portuário de Suape para o desenvolvimento econômico de Pernambuco, concorda que o novo presidente é desconhecido pelos pernambucanos, mas tem um vasto currículo na gestão portuária.

Márcio Guiot
Márcio Guiot é indicado par assumir Complexo Portuário Industrial de Suape/foto: divulgação

“Raquel Lyra repete a fórmula usada na escolha do secretariado, que teve muitos nomes desconhecidos. Sobre a habilidade política de Guiot, e se ele conseguirá repetir o trabalho que fez em outros portos – como o do Ceará – só mesmo o tempo dirá”, argumentou Sandro.

O economista Ecio Costa, professor Titular de Economia da UFPE, elogiou o currículo de Marcio Guiot – especialmente sua passagem pelo Porto de Pecém (CE). “É animador”, disse. “Não o conheço, mas pelo currículo apresentado pode trazer avanços técnicos importantes para o comando do porto. Com a experiência que teve em Pecém, talvez possamos avançar na direção de um modelo de economia mista, como o porto cearense, com investimentos privados para acelerar a atração de negócios, com investimentos importantes em infraestrutura e gestão mais ágil”, disse.

Suape híbrido

Romero Maia, gestor de pesquisas e colaborador do Grupo de Métodos de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFPE, não vê nada de negativo na indicação de Marcio Guiot, dada a natureza híbrida do Porto de Suape, que tem como proprietário o governo do estado, mas depende fundamentalmente das relações com investidores.

“A escolha de um nome ‘mais de currículo e menos de política’ pode ter sido uma opção inteligente após o desgaste com o aumento de cargos comissionados na reforma administrativa – embora esses cargos representem percentualmente muito pouco do total de cargos que já existiam”, argumentou o gestor.

Leia também:

Márcio Guiot é indicado para presidência do Porto de Suape

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -