O ex-presidente Jair Bolsonaro será ouvido nesta quarta-feira (12), às 14h, na sede da Polícia Federal, em Brasília. O depoimento será para o inquérito que investiga uma tentativa de golpe de Estado que teria sido articulada pelo senador Marcos do Val (Podemos-ES).
O inquérito foi aberto pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes em fevereiro, para apurar se houve tratativas visando a um golpe de Estado, em uma reunião que, segundo o senador, teria contado com a participação de Bolsonaro e do ex-deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ), além do próprio Marcos do Val.
Essa reunião foi citada pelo senador em encontro com Moraes. As suspeitas, no entanto, são de que o parlamentar queria gravar a conversa, na busca por uma declaração do ministro admitindo ter, em algum momento, ultrapassado “as quatro linhas da Constituição” – o que poderia ser usado como argumento para questionar o resultado das eleições de 2022, vencidas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Em junho, endereços e gabinete de Marcos do Val foram alvo de mandados de busca e apreensão, por determinação de Moraes. À época, o senador criticou a operação e negou ter cometido algum crime.
Leia também:
Silvio Costa Filho pode ser quarto pernambucano nos Ministérios
Danilo Cabral assume a Sudene e quer ampliar diálogo junto aos estados
O preço e o xadrez político da aprovação da reforma tributária
Pernambuco recebe R$ 100,1 milhões da Lei Paulo Gustavo
Lula libera R$ 2,1 bilhões em emendas para aprovar projetos da área econômica
Lula e governador da BA participam do início de trecho de obra da Fiol
Inelegível: Democracia que liberta o povo também pune mentiras antidemocráticas
Bolsonaro inelegível por 8 anos
Bolsonaro presta depoimento nesta tarde na Polícia Federal
O depoimento de Bolsonaro será para o inquérito que investiga uma tentativa de golpe de Estado que teria sido articulada pelo senador Marcos do Val (Podemos-ES)